X

Essa semana a Blizzard divulgou um aumento em serviços e preços da Loja Battle.net, incluindo um pequeno aumento na mensalidade e uma adequação dos preços da loja virtual brasileira pra quase o mesmo valor que pagaríamos se os preços fossem em dólar.

Pessoalmente, não vi nenhum problema num reajuste de 3 reais na mensalidade (afinal, pensando que quem paga em dólar paga mais ou menos um valor correspondente a 45 reais e lembrando que não tivemos nenhum aumento de preço desde a vinda do WoW pro Brasil), e já imaginava que os preços de serviços, pets e montarias não ficariam pra sempre naquele precinho razoável (afinal, tava tudo em “promoção” há três anos). Mas claro, quando a gente vê serviços e vantagens duplicando (e quase triplicando) os preços, acredito também que nós, como consumidores  e financiadores desse serviço, podemos exigir uma série de mudanças que há tempos a comunidade brasileira precisa.

A gente sabe que é dificílimo ter eventos de WoW no Brasil. A grande maioria dos eventos que acontecem são fruto do trabalho dos próprios jogadores: eventos em livrarias, Encontros Fireside, ou mesmo uma reuniãozinha pra falar de lore e compartilhar os gostos de cada um em WoW –  tudo é feito por conta dos interessados em promover esses eventos. E mesmo com toda a dificuldade financeira, estrutural e de realização desses eventos menores, ultimamente eles têm sido a única alternativa pra jogadores que querem conhecer outros jogadores fora do jogo. A Blizzard muito raramente faz eventos por aqui, e quando faz é sempre em cidades específicas (São Paulo e Rio de Janeiro normalmente), deixando uma infinidade de outros jogadores sem condições para comparecer a esses eventos chateados pela falta de oportunidades em outro estados.

“Ah, mas nos Estados Unidos ela também não organiza tantos eventos, a comunidade que se mexe”. Aqui também não é lá muito fácil conseguir apoio direto deles pra promoção de eventos do tipo, quando é iniciativa de pessoas da comunidade – a burocracia é imensa. E pra uma empresa que quer tanto uma comunidade unida e jogadores que sejam apaixonados pelo jogo, sem identificação fora do jogo fica difícil. Falando um pouco de sentimentos: um torcedor de futebol torce 500% a mais quando está em meio de outros torcedores, ou assistindo um jogo. Com jogos online onde há uma construção de identidade comum e todos possuem a mesma paixão, é um tanto chato não ter onde compartilhar momentos com outros jogadores.

Já ouvi falar de pessoas que guardam dinheiro por meses só para viajar e comparecer a um evento em livraria que não dura nem duas horas direito, porque não há outra alternativa nem outros eventos compatíveis perto da sua localidade. Por mais que a gente ainda pague bem menos na mensalidade do que em outros lugares do mundo, nós raramente temos oportunidades em participar de várias promoções e eventos que direto a Blizzard internacional contempla os jogadores. Já viu sorteios onde nas regras estava escrito “Países não elegíveis: Brasil“? Tivemos, só no final do ano passado, o lançamento de Hearthstone, 20 anos de Warcraft + 10 anos de WoW, lançamento de Warlords of Draenor, e tirando alguns eventos pequenos, não tivemos quase nada no Brasil. A própria equipe Blizzard no Brasil é tão pequena, tão menor que as equipes em outras localidades, que eles ficam de mãos atadas perante os acontecimentos do jogo, quase nunca podendo fazer algo legal pelos fansites ou pela comunidade por aqui, seja por falta de verba, falta de staff ou falta de tempo. Complicado não?

Quem é de fora pode fazer compras na Blizzard Gear Store (lagriminha com as coisas super fofas que dificilmente poderei comprar um dia :'( ) e comprar roupas customizadas, action figures, objetos e utensílios, enquanto nós brasileiros não temos nem como comprar (mesmo sabendo que podemos ter uma taxa altíssima de imposto), já que a Blizzard bloqueia qualquer endereço de pagamento no Brasil. Você pode dizer: protecionismo da Blizzard contra as taxas imensas e o perigo de parar na receita federal? Ok, mas isso é um risco nosso, e acho que mesmo se eles colocassem preços maiores, ou fizessem a taxação antecipada como a Amazon para evitar problemas, como jogadores nós tínhamos que ter o direito de poder comprar. Enquanto outras empresas possuem lojas físicas aqui, nós temos uma dificuldade imensa em achar produtos Blizzard.

E sabe o mais interessante disso? A gente paga pelas coisas, por mais que sejam mais caras, porque somos uma comunidade com poder aquisitivo para besteirinhas nerds muito grande. A gente GOSTA de coisinhas nerds, e a gente não tem medo de guardar dinheiro pra comprar elas um dia. Tem bicho de pelúcia de WoW à 25 dólares? Não tem problema, a gente guarda o troco do pão e compra o bichinho por 100 reais + taxas, ou compra e manda pro filho do seu tio de segundo grau que mora nos EUA e vai te trazer suas encomendas daqui três meses.

shut-up-and-take-my-money

Então com o aumento dos preços em mensalidade, serviços, pets, montarias e outras tantas coisas, se vamos aceitar pagar mais por coisas que foram por tanto tempo cobradas bem mais barato, nada mais justo que recebermos mais atenção e investimento também, não acham?

E antes que alguém diga que é culpa da Dilma ou do PT ou pobre Blizzard que pagaria taxas exorbitantes pra trazer mais benefícios pra cá: Tem várias empresas de games por aí que vêm investindo pesado em eventos, produtos licenciados, lojas físicas, campeonatos e benefícios para jogadores brasileiros e recebem bastante retorno dos mesmos jogadores brasileiros. A nossa comunidade é grande, a cultura geek tá chegando devagar aqui, mas não significa que não temos potencial para sermos uma boa fatia desse bolo todo. Investe na gente, que a gente vale a pena 🙂

Continuem a discussão, e vamos conversando. O que vocês gostariam que a Blizzard fizesse a mais no Brasil? E não se esqueçam: nós, juntos, somos poderosos. É melhor brigar um com o outro por opiniões diferentes, ou brigar pra termos nossa força reconhecida?

Muito obrigada, e até mais o/

Imagem em destaque: Link.