X

– Nunca aceite a ajuda de um homem, filho… – disse o rei Archibald Greymane. Sua compleição forte era agora uma silhueta enlameada contra o brilho pálido do crepúsculo. – É sempre melhor se erguer sozinho. É o que separa os grandes dos submissos.

Genn Greymane é filho de Archibald Greymane, o rei que levou Guilneas para a era industrial. Desde pequeno, Genn aprendeu com seu pai a não depender da ajuda dos outros, e que pedir ajuda era uma fraqueza. Essa característica o acompanharia pelo resto da vida. Mas Genn encontrou força e coragem nessas tragédias. Ele está determinado a lutar com unhas e dentes contra os inimigos que ameaçam a Aliança.
heroes_of_the_storm_greymayne


Tema de Guilnéas [Gilneas]

Por Guilnéas 

Genn Greymane é o Rei de Guilnéas [Guilneas], e é o único rei humano ainda vivo dos fundadores originais da Aliança de Lordaeron na Segunda Guerra. Sendo Varian apenas um garoto, ele ainda não era rei.

Sua personalidade é marcada por seu orgulho, cabeça dura, arrogância e esperteza. Genn cresceu próximo ao herdeiro da família Ashbury, cujo pai era próximo do Rei Archibald. Quando o rei faleceu, Genn tomou posse do trono, se casou com uma mulher chamada Mia e juntos tiveram dois filhos: Liam e Tess. Ele não era muito próximo das crianças e raramente dizia que os amava – apenas reforçando sua fama de durão.

Quando os orcs invadiram Azeroth, e Anduin Lothar buscou ajuda entre os reinos de Azeroth, Greymane e seus conselheiros – Darius Crowley, Barão Ashbury e o Lorde Vincent Godfrey foram chamados até Lordaeron afim de formar uma aliança contra os invasores. Apesar de ouvir Lothar e Terenas, Genn não se preocupou com os problemas que viriam, alegando que o exército de Guilnéas estava preparado e conseguiria segurar qualquer ameaça. Apesar dos demais monarcas concordarem que a Aliança era necessária, Greymane estava hesitante. Seus conselheiros tinham opiniões divergentes. Eles acreditavam que Guilnéas deveria se juntar a causa – embora por motivos diferentes. Crowley era muito jovem e idealista, portanto Greymane desconsiderou suas opiniões. Ashbury e Godfrey achavam que valia a pena manter as relações com os reinos vizinhos, e que isso beneficiaria Guilnéas em taxas de exportação e importação. Logo, Guinéas se uniu a Aliança de Lordaeron, mas sua contribuição fora apenas simbólica; assim como Quel’thalas inicialmente, Greymane não enviou para a guerra muito mais que um batalhão de suas forças.

Basicamente Guilnéas passou longe da Segunda Guerra.

Depois de sua vitória, a Aliança convocou os líderes em Etergarde [Nethergarde], para julgar o que se faria com o Reino de Alterac – uma vez que Aiden Perenolde havia traído a Aliança. Genn tinha a ideia de governar ali, embora não tivese nenhum direito a isso. Então ele prestou suporte ao apelo de Isiden, sobrinho de Aiden, ao trono. Eventualmente, Asa da Morte, disfarçado de Lorde Daval Prestor, controlou a mente de diversos monarcas – Genn incluso – em apoiar seu apontamento para o trono de Alterac. Depois que Prestor se foi, Greymane voltou a apoiar Isiden.

A gota d’água para Greymane foi o pedido de Terenas por ajuda para manter os campos de internos Orcs e do posto de Etergarde. Ele não pagaria para manter os invasores vivos. Então Greymane decidiu que Guilnéas não poderia pagar por outras nações. Guilnéas seria soberana de si mesma. Então ele saiu da Aliança de Lordaeron e ordenou a construção de uma Muralha, que isolou Guilnéas do resto do mundo. Nesse momento, Crowley, que liderava um povoado que ficaria do lado de fora da muralha, rompeu com Greymane por discordar da segreação de seu povo, o que levou ao  início de uma guerra civil em Guilnéas, a Rebelião do Portão Norte [Northgate Rebellion]

Lordaeroncomposite

Mapa referencial para o reino de Lordaeron e vizinhos, como visto no WoW hoje

A maldição que assola o Reino

Enquanto Kel’thuzad e o Flagelo aprontavam altas travessuras invadiam Lordaeron e seu reinos vizinhos e a Terceira Guerra corria solta no resto do norte dos Reinos do Leste, Greymane convocou um mago de Kirin Tor que tinha lealdade a Guilnéas. Este era o Arquimago Arugal, e ele havia descoberto uma maneira de trazer criaturas ferais de outra dimentão para esta. Greymane queria que Arugal os convocasse para usá-los contra a invasão do Flagelo. O rei estava desesperado, e não vendo outra alternativa, ele secretamente tramou isso com Arugal.

Só que o plano deu errado. As criaturas chegaram e começaram a espalhar sua maldição pela população. Conforme os Worgen se espalhavam pelo reino, o medo tomava conta da população. Afim de apaziguar a situação, Greymane juntou alguns nobres, e eles secretamente iam em grupos de caça atrás dos lupinos, matando todos que encontrassem.

Em uma dessas caçadas, Greymane caiu em uma armadilha e acabou mordido no ombro, infectando-se. Sabendo que seus companheiros o matariam se eles vissem a mordida – coisa que ele mesmo faria no lugar deles – ele começou a entrar em pânico. Ele conseguiu limpar o sangue e fazer um curativo improvisado, e por fim escondendeu o estrago com seu paletó. Ele felizmente conheceu uma sacerdotisa elfa noturna que o ajudou a controlar seu Worgen, e revelou a ele a origen das criaturas e da maldição. Seu nome é Belysra.

Antes de serem criaturas ferais, os worgen liberados por Arugal eram druidas de sua raça. Há 10 mil anos esses elfos noturnos acabaram corruptos durante a Guerra dos Sátiros. Para conter a ameaça, Malfurion Tempesfúria [Stormrage], ordenou que os druidas enlouquecidos fossem selados em sono eterno no Sonho Esmeralda. A moça disse que o ritual que ela fez por ele era paliativo, para deixar a mente do guilneano transformado intacta enquanto na forma de Worgen, mas se a pessoa mantivesse qualquer tipo de mágoa, ela não voltaria a forma humana quando quisesse. Greymane manteve sua forma de Worgen escondida de toda a sua familia, deixando que Belysra usasse o ritual nele. Ela também ajudou um amigo pessoal de Greymane a desenvolver uma poção que auxiliaria a conter a transformação. Apesar dos esforços, Genn não aguentaria muito tempo…

1396471155-allday183

Graymane lutando contra Worgens durante os eventos do Cataclysm

Entre os eventos da Terceira Guerra e a Guerra contra o Lich Rei, o número de Worgen aumentou consideravelmente, e claro que através dos anos os Worgen se tornaram apenas um dos problemas.

Os renegados começaram a atacar os postos fora da muralha, afim de conquistar as terras de Greymane, junto a problemas internos com rebeldes, gado sumindo… A população acreditava que os Worgen haviam sido contidos, mas não era verdade. Genn tentou contornar o pânico geral, colocando a culpa em rebeliões e simpatizantes de Crowley. Ele também tentou melhorar a segurança dentro da cidade e na muralha, designando mais soldados para esses postos. Mas pouco adiantou, as pessoas estavam ficando mais agitadas e os nobres começaram a colocar mais pressão em Greymane. Lord Godfrey só liga para a ameaça Worgen e insiste em perguntar a Genn porque ele não caça mais com eles recentemente. Godfrey questiona se Greymane perdeu a mão pra lutar e enfrentar o problema da guerra civil que eles se encontravam, e ele certamente se rebelaria contra Greymane se soubesse do elo que agora unia Greymane aos Worgen. Até anistia para Crowley e seus rebeldes o orgulhoso monarca já estava considerando, vendo que juntos, eles poderiam derrotar os Worgen e os Renegados…

Finalmente os eventos culminaram no que se tornou a introdução dos Worgen no Cataclysm, que resultou na tomada de Guilnéas pelos Renegados e na morte do príncipe Liam.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=cl14pGN1twU]
Battle for Gilneas (Vídeo editado, em inglês)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oB60lWJ6uKY]
Evento em português. Upload pelo usuário do YouTube World of Infinity.

Entre Lobos…

wolfheart

A morte de Liam foi um golpe pesado em Genn. Os elfos noturnos ofereceram abrigo para os Worgen e os guilneanos sobreviventes em Darnassus. Mesmo aceitando a ajuda dos elfos, a teimosia lendária de Greymane só foi vencida depois que sua esposa e filha quase morreram na travessia do grande oceano, e finalmente Genn formaliza sua volta a Allianca, que já não é a de Lordaeron. Assegurando a estadia de seu povo em Darnassus, Greymane decide ir para Ventobravo [Stormwind] para conversar com Varian Wrynn.

A primeira conversa entre os dois não foi uma das melhores. Antes que Varian estivesse presente em uma ocasião importante onde os líderes estavam reunidos para celebrar a volta de Guilnéas à Aliança, Greymane se desculpa pelas ações que tomou depois da Segunda Guerra e que estava feliz de ter sido aceito novamente na Aliança (ele prometeu pro Malfurion que ia tentar dar a melhor impressão o possível para o resto da Aliança). Depois que Varian chegou… digamos que o Varian naquela época (Wolfheart/Cataclysm) não era um líder amigável e propício a paz. Ele já chegou chamando Guilnéas de “reino de covardes”.

Querendo ou não, a impressão que Varian tinha era de que Guilnéas fugiu de seu dever para com suas nações irmãs logo depois da vitória da Segunda Guerra, e que Guilnéas usou de sua muralha para proteger apenas a si mesma enquanto os reinos vizinhos eram assolados pelos mortos vivos. Varian também se recordou da indiferença de Greymane sobre a invasão Órquica e da destruição de Ventobravo, e da morte de seu pai, Llane Wrynn. Uma coisa leva a outra e o desprezo de Varian por Greymane não poderia ser maior (talvez se ele fosse um meio-orc…).

Apesar das palavras atrevidas de Varian, Genn manteve sua calma e tentou convencer Varian que ele estava enganado. Guilnéas havia mudado muito desde então, e agora eles estavam prontos para dar um suporte completo a Aliança. Varian não simpatizou, e preferiu não estar associado com a nação desesperada que Genn Greymane governava. Mesmo que o primeiro encontro tenha sido um completo desastre, Genn percebeu a presença de Goldrinn em Varian. E por isso focou sua teimosia em que Varian mudaria sua perpectiva sobre Guilnéas no futuro.

Houve outra chance de Genn demonstrar o poder dos Worgen para Varian, mas apesar de tudo o que ele havia visto, ele não permitiu a entrada de Guilnéas na Aliança. Greymane sai desapontado mais uma vez. Malfurion intervém e consegue que Varian e Genn se encontrem numa caçada. Eles acabam discutindo entre si sobre quem seria o melhor caçador, até que são atacados pela fauna selvagem. Um urso gigantesco coloca um dos súditos de Greymane em perigo, e o monarca e Varian Wrynn se unem para salvá-lo, sendo Varian a colocar a faca no pescoço do animal e derrotá-lo. Depois disso, Varian se afasta para meditar sobre si mesmo. O encontro rendeu bons frutos, já que Varian e Greymane conseguiram afinal encontrar um ponto em comum para trabalhar: Varian finalmente pede a ajuda de Greymane para controlar sua ira.

Foi quando Greymane mostrou para Varian o ritual que os Worgen usavam para controlar a fera, e os testes. Varian eventualmente passa nos testes e finalmente se torna um consigo mesmo, sendo reconhecido como o campeão de Goldrinn, e também reconhecendo os Worgen como parte da Aliança.

wow_cow_pg8_p1_close_up_by_tonywash-d3gakaj

Arte de Tony Wash para a comic Curse of the Worgen

Houve um segundo banquete, e dessa vez, Varian discursou sobre a ameaça que a Horda representava (Com Garrosh sendo o novo Chefe Guerreiro), e que agora, mais do que nunca, eles precisariam se unir para sobreviver a essa nova Azeroth que Asa da Morte havia moldado, exaltando também os Worgen que tornariam essa aliança ainda mais poderosa. A Aliança prevaleceria, e o faria com honra.

E depois?

Ah, Greymane não é um dos caras mais populares com a Blizzard e não recebeu muito amor nas demais expansões. Espera-se que isso vá mudar na Legion. Missões no Alpha já indicam que o líder de Guilnéas estará envolvido até o pescoço na história que se desenvolverá na próxima expansão, que tem lançamento estimado para Setembro.

Mas vamos fazer um breve resumo das aparições de Greymane através dos anos:

Jaina pede ajuda a Varian por  conta do ataque a Theramore,e ele diz que pedirá conselho a Genn. Greymane também esteve presente na reunião que ia definir como a Aliança ia lidar com o bloqueio naval da Horda, em Marés de Guerra (pré-Pandaria), sugerindo que a Horda fosse enganada, afim de distraí-los com algo do outro lado do continente.

Ele também aparece em outra reunião de líderes, em Pandaria, onde ele vê o poder do Sha com seus prórpios olhos e fica perplexo, no Santuário das Sete Estrelas.  Falando em reuniões, ele não está presente na queda de Garrosh, mas se estivesse, não falaria algo muito diferente da sugestão de Jaina ali. Tanto que, em Crimes de Guerra, Genn usou sua forma de Worgen no julgamento de Garrosh e sugeriu que TODOS os líderes da Horda fossem colocados em julgamento – a motivação maior dele era Sylvana [Sylvanas].

Curiosidades e Referências

  • Genn estava presente na cerimônia de introdução de Arthas Menethil no Punho de Prata.
  • Greymane é um dos únicos líderes cujo cônjuge, Mia, está vivo. O outro seria a Tyrande.
  • A Moeda de Cobre de Greymane denota sua personalidade…
  • Genn tem uma carta no TCG, mas não em Hearthstone.. ainda, pelo menos.

king_genn_greymane

  • Seu modelo novo em Legion parece consideravelmente mais jovem que o anterior. Você dá quantos anos pra ele agora?
  • Tem um discurso modificado de Bioshock, do persoangem Anderov Ryon no WoW que faz referência a Greymane:

    “Fools! Simpletons! Look at you milling about, oblivious to the coming of the end!Allow me to ask a simple question: Is a man allowed – entitled even – the sweat of his brow?”No,” says the orc in Orgrimmar, “it belongs to the Horde!””No,” says the human in Stormwind, “it belongs to Alliance!”I knew a man once that rejected those answers! A man that chose the impossible!That man was Genn Greymane and that impossible choice was Gilneas! Oh Gilneas, I miss you so!”

    Tradução livre:

    Tolos! Patetas! Olhe para vocês vivendo futilidades, alheios à vinda do fim!
    Permita-me fazer uma pergunta simples: É permitido a um homem - mesmo que intitulado - o suor de seu rosto ?
    "Não", diz o orc em Orgrimmar , "pertence à Horda!"
    "Não", diz o humano em Ventobravo , " ele pertence a Aliança!"
    Eu conheci um homem , uma vez que rejeitou essas respostas! Um homem que escolheu o impossível!
    Aquele homem era Genn Greymane e que a escolha foi impossível Guilnéas!
    Oh Guilnéas, como eu sinto sua falta!
  • Genn prefere a forma humana do que a de Worgen.
  • Genn é um personagem jogável em Heroes of the Storm

Antes e depois de usar muito hidratante jequiti da remodelagem

Fontes

O Senhor da Matilha por James Waugh
Curse of the Worgen (Comic)
Wolfheart (2011) por Richard A. Knaak
WarCraft II
World of WarCraft
Wowpedia
WoWhead

Machinima bacana relacionao ao tema pra quem  estiver querendo soltar o lobo interior:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oC_xTlMWui4]”Gilnean like me” por Gnomechewer

Nem jogo de Worgen, mas queria dedicar o artigo do Genn pra pessoas queridas que jogam. <3