X

Essa semana tivemos o Dia dos Namorados, uma data bem comercial e bastante importante para os brasileiros. Embora no WoW seja uma data comemorada em Fevereiro, no Valentine’s day estrangeiro, muitos dos brasileiros fazem suas homenagens ingame também, principalmente aqueles casais unidos dentro E fora dos jogos online. Tradicionalmente, fazemos normalmente um post de homenagem aos casais de jogos, e aqui no site você pode encontrar vários deles disponíveis para reler. Este ano, não fizemos algo do estilo, e por isso eu quis trazer uma pergunta: Pessoalmente, é necessário ter um(a) companheiro(a)/namorado(a) que jogue com você?

Convivi com muitas pessoas durante os vários anos como jogadora que normalmente tinham duas histórias para contar: ou o(a) namorado(a) jogava também (WoW mesmo, ou pelo menos tinha certo gosto por jogos), ou jogar era um motivo para brigas constantes, já que o(a) namorado(a) odiava jogos. Obviamente que ter um(a) parceiro(a) que joga com você não evita brigas – aliás, jogar com alguém que você tenha um relacionamento só muda vocês terem um passatempo a mais em comum, e diversifica os tipos de briga que podem rolar:

“Você não me curou direito!”

“Você ganhou o roll daquela montaria que dropamos juntos e não me deu.”

“Pedi pra você ir em Ulduar comigo, e você não quis. E depois fulano entrou e você fez com ele.”

O presente do dia dos namorados pode ser diferente também: casais que jogam juntos conseguem se presentear com itens, mascotes, montarias, itens da Loja Blizzard, uma surpresa em algum local que vocês gostem ingame. E usar a desculpa de querer ficar em casa jogando ao invés de sair para uma festa é muito mais bem aceita. Mas também podem aparecer situações estranhas: aquele dia que sua mulher pediu pra você deixar o cabelo crescer e descolorir para loiro para parecer com o Anduin, ou que você pediu uma noite especial com ela vestida de Alextrasza, ou chamou você de pandaren porque você andava acima do peso, peludo e bebendo muita cerveja. São tantas as possibilidades que os jogos trazem para a vida de um casal, que para muitos é primordial ter um(a) companheiro(a) gamer também.

Mas há quem também não se importe com um(a) companheiro(a) que não goste de jogos, ou até prefere que seja assim. Afinal, também temos que respeitar os gostos alheios, certo? E até tem pessoas que preferem que certos gostos sejam coisas particulares, hobbies pessoais, um mundo onde você tem privacidade para ser quem você quiser e pode separar isso de um relacionamento amoroso. Acredito que quando há mútuo respeito: desde o(a) companheiro(a) aceitar e respeitar seu gosto por jogos, até você também se dedicar aos gostos do(a) companheiro(a), não há nenhum problema. Porém, acho que um dos pontos principais de qualquer relacionamento é também poder compartilhar daquilo que gostamos, e ter alguém que não compartilha deles pode ser bem limitante para um casal.

Particularmente, nos meus relacionamentos, sempre encontrei pessoas que gostavam bastante de games, mesmo que nem sempre esses jogos eram os mesmos que eu gostava e jogava. Sempre deixei muito claro desde o início que o mundo geek e gamer eram coisas importantes para mim, coisas que eu gostava e que me dedicava, e isso nunca foi um problema. Acredito que para os homens, a possibilidade de achar uma menina que goste dessas coisas é menor – não porque eu acho que as mulheres não se interessam por games ou nerdices, mas porque são menos estimuladas a se integrarem a esse mundo, mesmo que gostem.

Na minha humilde opinião, acho que é sim importante ter um relacionamento com alguém que pelo menos entenda e respeite esse tipo de hobbie, mesmo que não participe ativamente. Nunca foi algo que busquei com exclusividade ou exigi dos meus relacionamentos, mas tive sorte de sempre encontrar pessoas que compartilhavam desse interesse. Sei que nem todas as histórias são assim, por isso gostaria de ouvir mais de vocês sobre a pergunta que fiz no início do post. 🙂

E aí, o que me dizem? Relacionamentos e games: necessária a fusão, ou dá para separar uma coisa da outra?

Muito obrigada, e até mais! o/