X


Mais aguardado do que Ulduar, nos fórums da Blizzard, apareceram players reclamando do custo pra comprar a ‘skill’ de dual spec. Claro que, quem joga há tempos, sabe que 1000 golds hoje não têm o mesmo valor que tinham no WoW classic.
Vale lembrar, também, que não é algo obrigatório.
Se vale a pena ou não, depende do objetivo e da classe de cada um. Vejamos:

Tank/Healers

O dual spec foi feito sob medida pra nós ^^. Quem desempenha esses papéis durante a raid, sabe o quanto pode ser chato (e eterno) fazer qualquer coisa sozinho. Sem dúvida são os mais beneficiados, podem raidar de tank ou healer e podem ter um spec secundário de dps, pvp ou ainda outro tipo de spec de tank ou healer (tem louco pra tudo!).

DPS puros

Mages, rogues, warlocks e hunters. Pra essas classes, a maioria do spec secundário vai cair pro pvp. A menos que tenha um boss cuja determinada build é mais util do que outra e o player precisa trocar especificamente para esse encontro.

DPS híbridos

É uma extensão da primeira categoria, afinal, todo tank e healer tem uma spec DPS. Porém têm algo que os diferencia e por isso, talvez sejam os menos favorecidos pelo novo sistema: Boa parte dos DPS não gostam de healar nem de tankar e possuem um aggro range enorme e entram em enrage cada vez que alguém pergunta “heala a instância X pra mim?”. Talvez se sintam ‘obrigados’ a ter o spec secundário de tank ou healer devido à escassez deles pelos servidores, impedindo que tenham uma outra build pvp por exemplo.

Vantagens do dual spec

Mobilidade: Não precisa ir em um trainer toda vez que quiser trocar de spec. Sem contar que se você também trocava glyphs, então não precisa mais ir até o lexicon pra se glyphar de novo.

Economia: Quem hoje respeca pra PvP ou pra qualquer outra coisa toda semana, tem um gasto de 50g a cada respec. Os 1000g seriam ‘recuperados’ depois de 20 respecs. Sem somar o custo de re-glyphar. É bom negocio para quem já gastava com respec habitualmente.

Curiosidade: Experimentar outro papel, entrar no PVP. É aproveitar o que sua classe pode oferecer. Por exemplo, eu não gosto de shadow, meu segundo spec será discipline.

Replenishment: Com as mudanças no mana regen no 3.1, e aliado ao fato que mais classes (Demo warlock, Frost mage, Shadow priest, Ret pally, Survival hunter) vão ter replenishment, é possivel garantir o buff para a raid de maneira mais simplificada.

Cooperação: Talvez sua guilda tenha o número exato de tanks, e sendo sua classe hibrida, pode ajudar no dia que um tank faltou. O lado ruim é que a guilda fala “pode vir de tank só hoje? Mas não se preocupa estamos recrutando mais tanks” e quando você percebe, está indo mais nas raids de spec tank do que de dps.

Variedade de Loot: Muitas duvidas surgiram sobre loot, quem teria a prioridade e tal. Já temos algo parecido hoje, em Vault of Archavon. Ali, geralmente antes da raid começar é decidido se o player rola o loot por classe ou por spec E classe. Com o dual spec, de acordo com a política de sua guilda, se nenhum main spec precisar, provavelmente você poderá lootear itens pra off spec também.

Fato é que tudo no WoW que não é ‘imprescindível’ é mais caro mesmo. Vide a montaria 60% e a 280%. Voar é preciso, por que determinados lugares de Northrend não da pra chegar de mount terrestre, mas voar rápido é luxo, e luxo, é caro mesmo.