X

É difícil que um jogo que continue atraindo jogadores por muito tempo. Geralmente só conseguem prender a atenção do jogador por um tempo limitado. Alguns players dão uma pausa para retornar um tempo depois, quando o jogo lança novo conteúdo, outros trocam para outro jogo.

Já passei pelo Knights of Old Republic, Final Fantasy, Warhammer, Aion, WoW e mais alguns outros de PC ou de console. E de todos esses títulos, WoW foi o único que me fez ficar acordada até às 6 da manhã de um sábado no meu primeiro contato com Azeroth. A primeira madrugada de tantas outras.

Desde essa noite em meados de 2007, muitas noites foram ‘viradas’. Muitos wipes em buscas das first kills que na época do Classic e da Burning Crusade eram bem mais difíceis de conseguir (vide Archimonde e seus 49385 wipes). Assim, ao dar /played na tela da minha priest, encontrei a singela mensagem:

Sem contar meus alts – mais 64 dias na mage e 26 na paladina. Tanto tempo se deve à todas as conquistas da minha personagem, à riqueza de conteúdo que a Blizzard oferece, ao bom suporte técnico (tá, uma terça de lag aqui, outra ali, mas sempre recebi respostas nos meus tickets…), mas o que os MMOs têm de uma maneira geral – especificamente o WoW pra mim – é a possiblidade de entrar em uma comunidade, conhecer amigos, montar grupos… Sem dúvida, isso é o maior atrativo do jogo.