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Semana passada a top guilda brasileira – Blood Legacy – fechou suas portas. Era o fim de um clã que começou com ex-membros de uma extinta guilda do Classic, a Blood Faction.

Juntos, eles conseguiram todas as first kills e os títulos importantes do server e chegaram a ficar entre os top do mundo. Mas o que leva players a desanimarem assim?

Pegando um trecho de um dos posts do fórum, muito bem explicado que resume toda a expansão:


“Essa expansão foi MUITO arrastada comparada ao Burning Crusade. Desconsiderando as raids de um boss só:

Tivemos Naxxramas, que já era uma instância “conhecida”.
Tivemos Trial of The Crusader, que é a pior piada de mau gosto da história do WoW.
E finalmente Icecrown Citadel, com seus bosses com Limited Attempts.

A única instância realmente genial do Wrath foi Ulduar: várias lutas bem feitas (Firefighter é uma luta incrível, uma das melhores do WoW), uma instância com ótima história, conteúdo e acabamento. Dava gosto de raidar. ICC ao contrário, parece feita nas coxas, com pressa.

Agora, pra ficar só no Burning Crusade, qual instância era efetivamente ruim?!

Karazhan era uma das instâncias mais divertidas EVER de fazer.
Serpentshrine Cavern tinha lá seus problemas, mas ainda assim contava com lutas ótimas (Leotheras, Morogrim, Vashj)
Tempest Keep era incrível, a luta do Kael era sinônimo de hardcorismo (até sair Sunwell Plateau). Hand of A’dal era serious business.
Hyjal, alguns podem até argumentar que era similar a ToC: não era. Era DIFÍCIL. Tinha história, trashs complicados, bosses ótimos. E o Archimonde que era sempre uma surpresa diferente.
Black Temple simplesmente pisa em ICC e joga fora.
E Sunwell Plateau era Sunwell Plateau. Só o nome já inspirava medo.

ICC é difícil? Sim e não. O que torna ICC realmente difícil são as limited attempts e nada mais. É o único motivo pro LK Heroic ainda estar de pé.

Curiosamente, o Yogg +0 não tinha limited attemps mas demorou MESES pra cair, bem como o Firefighter. Ulduar não tinha nenhum sistema de gating fora o Algalon, por quê? Porque aquilo é uma instância bem feita.

Dificuldade não é necessariamente sinônimo de diversão. Nós passamos dois anos vendo o Lich King em todo canto de cada quest que fazíamos, dando cada vez mais vontade de chutar a bunda dele… pra no final ser aquilo: uma lutinha que por si só já é sem graça, e como se não bastasse as limited attempts tiram a graça: deixam você mais tenso a cada disconnect, lag, bress gasto, wipe. Raidar torna-se mais estressante. A balança desgaste~diversão começa a pesar pro pior lado.”


Os jogadores que ainda estavam animados formaram outra guilda e já estão top novamente. Quanto aos outros, jogar na mesma guilda por muito tempo transforma o jogo em algo mais do que um simples MMO. São amigos em busca de um interesse em comum. E daí o /gdisband dói.

Você acha que esta tendência vai continuar no World of Warcraft ou é apenas uma ocorrência isolada e que o fim da WotLK não vai afetar as outras grandes guildas às vesperas do Cataclysm? Seria a repetição do que aconteceu nos momentos finais da Burning Crusade, onde parte das top guildas do Warsong ficaram pelo caminho em Sunwell Plateau? Talvez as guildas HardCore precisem se readaptar ao novo estilo de jogo apresentado nesta expansão: bem mais casual e sem tantos vínculos.

E que venha o Cataclysm!