X
Este é o 3º artigo de 6 posts da série WPN - O Guia do Iniciante.

 

Pra quem acha que tudo isso é muito complexo, ou que nunca sabe o que colocar onde, ou qual é o BiS (Best in Slot – melhor para cada slot) da classe, vou tentar ajudar a resolver essas dúvidas neste post.

Existem inúmeros sites e ferramentas específicas que podem te ajudar isso, não que eles sejam perfeitos e que você pode sair colocando tudo o que eles indicam à risca, mas dá uma luz pra quem sempre fica na dúvida.

Elitist Jerks (EN) – Como todo mundo conhece, o Elitist Jerks é um fórum sobre Theorycraft, ou seja, os caras analisam todos os stats e as melhores combinações e alterações para a classe através da matemática, eles até mostram as fórmulas utilizadas. O fórum é divido por classe, e dentro de cada classe sempre tem os post especifico para cada spec e um FAQ para a classes. Como vocês viram na entrevista da Lorie com a top guild Paragon, até eles utilizam o Elitist Jerks como referência. 🙂

Mr. Robot (EN)- Este site possui uma ferramenta que analisa todo o seu char, diz quais são os melhores enchants, gemas e o que reforges você deve fazer, sem contar que ele lista todos os BiS para a sua classe e spec. Não se assuste se ele mandar você tirar hit de um lugar e pôr em outro, porque o que ele faz é balancear os seus stats da melhor forma possível, então voce difícilmente terá um stats sobrando e outro faltando.

MaxDPS (EN) – Esse site mostra uma infinidade de coisas como rotação, gemas, enchant, BiS, etc. Voce pode ver as classes separadas por spec ou dar loading do seu char, nele tem configurações de buffs, glyphs, talents, etc e baseando informações fornecidas por usuários, ele lista os melhores upgrades para você. A partir disso o site também mostra um dps que você provavelmente faria, não é 100% certo, mas dá para ter uma noção. 🙂

WoW Heroes (EN) – Este é um pouco mais simples, você pode carregar seu char, ou uma guild ou em um server específico. Ele tem ranks que se diferenciam pela gear dos chars, e para cada char ele tem opções e estatísticas, você pode ver quantas vezes matou um determinado boss, achievements de raids e os itens com as gemas, enchants, etc. É bem útil para acompanhar o que o pessoal está fazendo e quais são as “modas”, mas não é o preferido do pessoal.

WoWPopular (EN) – Não existe a expressão “a voz do povo é a voz de Deus”?, então, neste site você consegue ver quais são os itens, enchants, gems e reforges mais utilizados pelos players, e a partir disso, tentar achar uma melhor opção para você. É bem fácil notar que uma grande quantidade de jogadores seguem uma moda específica de árvores, gemas, enchants.

Muita gente deve conhecer todos esses sites, mas provavelmente não frequente por não dominar o inglês (Ok, peguem leve comentando sobre a falta de inglês :P), então ai vai algumas dicas:

– Use o Google! Você consegue achar vários blogs e fóruns específicos para a sua classe em pt-br, basta ter um pouco de paciência e procurar pelos termos certos.

– Se você não encontrou o que queria em pt-br, mas provavelmente tenha encontrado em inglês, use o Google Tradutor! xD Ele tem sido o melhor tradutor atualmente, óbvio que não vai ficar perfeito, mas você vai conseguir entender muita coisa.

– OMG! Não achei em nada em pt-br! Não entendi nada do que o google traduziu! E agora!? Corro pra onde!?…Para os seus amigos de classe, ok não vai “montar em cima” do cara falando: “Arruma o meu char!”. Chegue pedindo ajuda, mas esteja disposto a receber críticas, analise o que ele falar, veja se realmente faz sentido e agradeça no final. (Independente do resultado, ser gentil é bom!)

Enquanto não temos o wow em pt-br essas são as nossas opções para melhorar o char a cada dia.

Lembre que nada vem fácil e não tem como aprender por osmose (infelizmente xD), estude a sua classe e principalmente as suas skill, tire 10min cada dia para entender o que cada ponto da sua árvore faz, com certeza depois de um tempo você vai ter uma melhoria no desempenho do seu char. 🙂