X
Este é o 6º artigo de 6 posts da série WPN - O Guia do Iniciante.

Antes de começar a discussão de hoje, gostaria de agradecer muito aos comentários do meu primeiro post aqui no WoWGirl. Além do carinho das mensagens de boas-vindas, adorei toda a discussão gerada pelo texto. Obrigada mesmo!

Agora falaremos de um assunto que irrita muita gente: Quem nunca foi tirado de um grupo durante uma raid ou dungeon porque não jogou muito bem, ou cometeu algum erro sem querer, ou não sabia como fazer e ninguém te explicou? Às vezes você é kicado sem motivos, e fica lá se perguntando que diabos você fez de errado.

Seja você DPS, Curador ou Tanque, é realmente decepcionante ser tirado de um grupo, principalmente se você é novo no WoW e não sabe como proceder sozinho. Eu andei pensando sobre isso e preparei algumas dicas pra quem sofre muito disso in game, são pequenos conselhos pra ajudar a você cada vez mais ownar nos grupos. Lá vai:

1. Se você não sabe fazer a masmorra/raid, procure se informar.

Quando marcamos DF, principalmente nas primeiras vezes, é difícil saber pra onde ir, como proceder com determinado boss, etc. Procure perguntar pras pessoas que estão no grupo com você, elas também estão ali para ajudar (afinal, também não é legal ter que ficar tirando player da masmorra toda hora, às vezes é melhor simplesmente explicar como se faz). Se por acaso você não sabe nada de inglês e está num grupo de gringos, observe o que os outros estão fazendo (isso funciona melhor para quem é DPS). Siga-os, observe o mapa, tente não agrar nada. Às vezes você agrar mobs já é razão suficiente pra te kicarem.

2. Procure vídeos e guias.

O Google e o YouTube estão enfurnados de vídeos e blogs com guias de instances pra você que não sabe como matar determinado boss, o WoWGirl possuí alguns guias de masmorras e raides (alguns em fase de atualização/implementação). E o próprio World of Warcraft possui um guia básico que é o Jornal, nele você encontra as informações de cada boss da dungeon. Algumas guildas têm como requisito para raids que o jogador tenha conhecimento dos bosses que vão fazer, e isso inclui que o jogador tenha assistido pelo menos a um vídeo da luta. É importante que você saiba bem o que tem que fazer, para que os outros não se irritem com alguma bobagem que você faça.

3. Tanques e Curadores [Healers] sem experiência.

Tanques e Curadores normalmente têm funções mais específicas dentro dos grupos. Virar o boss pra posição certa, trocar de tanque a cada tempo de debuff, pegar algum buff ou debuff do boss, curar certa porcentagem em poucos segundos… esses infelizmente sofrem mais que os DPS, que em bem mais número conseguem se guiar pelos outros DPS. Tanques e Curadores necessitam de bem mais informação em raids, já em dungeons é um pouco mais tranquilo. Se quiser ir muito a uma raid, procure descobrir como tancar ou curar em determinado boss.

4. Converse com outros jogadores.

Amigos estão ali pra te apoiar, e no World of Warcraft não é diferente! Se precisa de ajuda em alguma masmorra, pergunte a alguém próximo com mais experiência, certamente ele irá te ajudar com isso. Se for pedir ajuda a outro membro do grupo, lembre-se de ser educado e de não abusar da boa vontade dele.

“Não tenho nenhum amigo”

Então pergunte no chat Geral das cidades e se prepare para ser trollado por alguns jogadores. Uma hora alguém de bom coração irá te ajudar com isso. Ou volte pros conselhos 1 e 2.

5. Converse com sua guilda.

Não é a toa que o World of Warcraft dispõe guildas para que os jogadores se organizem. As guildas servem sim para dar apoio àqueles com menos experiência in game. Dentro delas, vai encontrar jogadores de expansões passadas, que jogam a mais tempo, que possuem mais experiência com várias coisas. Algumas guildas possuem Ventrilo, RaidCall, Mumble, TeamSpeak 3, Skype, etc, que permite falar com outros membros com microfone, o que te ajuda a conversar com o pessoal mais organizado. Se sua guilda não te ajuda em nada, ta mais que na hora de buscar uma que te apóie com essas coisas. Se não tem guilda e busca alguma, verifique se há esse tipo de apoio.

6. Procure alguém que faça as instances com você.

Na guilda ou no seu grupo de amigos dentro do jogo, peça pra alguém ir com você. Em guildas alguns membros perguntam se há alguém interessado em ir Dungeon Finder ou Raids. Aproveite essas oportunidades. Cada guilda tem meta de 7 DFs semanais com pelo menos três membros da guilda para concluir o Desafio da Guilda. Pedir pra participar é uma boa, já que você estará com pessoas que (tecnicamente) te conhecem e podem te auxiliar caso você acabe com alguma dúvida ou fazendo alguma bobagem. Mas não abuse da boa vontade das pessoas! Lembre-se em ser educado e cordial, ou elas não irão te convidar novamente.

Ser kicado dos grupos infelizmente também faz parte do jogo. O importante é contornar isso da melhor maneira possível. Ninguém começa a raidar sem ter levado muito kick na vida. Procure saber mais sobre suas funções dentro da instance, bons jogadores estudam suas funções sempre.

Agradeço a todos mais uma vez e até logo! 🙂