X

Se você está lendo esse post, eu imagino que você conheça bem o site. Você conhece as colunas, já passou os olhos pelos posts de eventos, já olhou com atenção os guias de raide e eventualmente vem aqui ler meus devaneios e deixar sua opinião. Se você conhece tudo isso, eu também imagino que você se vira bem no jogo, afinal quem consegue usar a internet a seu favor consegue achar o que precisa dentro de World of Warcraft, e conhecer o WoWGirl e toooodo seu conteúdo em português é de grande ajuda. Mas pensa você, quando logo começou a jogar WoW e não conhecia quase nada do jogo, o que te impulsionou a conhecer tanto?

Eu me lembro que comecei a jogar WoW como jogadora bem casual. Fazia eventos, missões, andava pelos mapas conhecendo o jogo, fazendo conquistas, mas raramente me preocupava com equipamentos. Não sabia o que era encantamento, status e gemas, e tampouco me arriscava raidar ou fazer PvP em arenas. Foi através de pessoas totalmente “anônimas” pelo jogo que conheci grande parte das funcionalidades da minha classe. Pessoas com quem trombava por aí e me davam inspect e viam que eu estava sem gemas e me orientavam a usar determinadas gemas, explicavam a importância delas e até davam algumas de qualidade inferior para ajudar. Mesma coisa com encantamentos. E assim fui aprendendo e podendo correr atrás por mim mesma.

Hoje eu sei muito de várias áreas do jogo a ponto de poder escrever pra vocês sobre ela sem precisar consultar outras fontes, mas também sei onde pesquisar e a quem perguntar caso precise saber mais. Mas World of Warcraft ainda está com uma alta rotatividade de jogadores, e é possível ver diariamente perguntas simples em fóruns, comentários por aqui e no próprio jogo sobre coisas básicas do jogo. Nós já fomos meros newbies que não sabiam o porquê um Cavaleiro da Morte não pode usar Intelecto ou o qual a importância de um flask, pra quê serve uma gema, porque encantar tudo com força não vai deixar seu personagem mais poderoso, etc, mas isso tudo veio de experiência. Hoje em dia você pode chegar no level máximo sem saber quase nada sobre sua classe (quem upa vários personagens alt rapidamente sabe do que estou falando).

Então quando vier aquela pessoa precisando de ajuda, lembre-se que um dia você já esteve naquela posição de não saber sobre a existência de gemas ou do que são buffs. Seja útil e faça a diferença para as pessoas se você tiver um tempinho útil: explique o que você achar necessário, fale do básico e onde aquela pessoa pode melhorar, indique o WoWGirl e outros sites que você achar importantes para que essa pessoa conheça e consulte caso tenha dúvidas. Pense nisso como uma cadeia de informação que se expandirá com o tempo, e que esses jogadores que vão aprender contigo conseguirão ensinar outros jogadores mais novos daqui uns meses. Se a Blizzard resolver mesmo dar o jogo para quem for assistir o filme Warcraft, quantos novos jogadores estarão perdidos pelas cidades desamparados de desinformação. Se essa corrente de boas ações e informações chegar lá, menores serão os danos, certo? Sejamos uma comunidade que se ajuda!

E você, tem feito a diferença no jogo de alguém?

Muito obrigada, e até mais!

Imagem em destaque: Free MMORPG Guides