X

Como você acha que a morte deveria afetar seus personagens? Deveriam existir consequências mais duras para morrer no jogo?

spirit healer

Oi Lorie, você por aqui de novo?

Na vida real, você morre e ploft. Sem Soulstone, sem Ankh, Ress, nada. GG.

A primeira vez que morri no WoW,  com minha undead em Deathknell, me apavorei. Achei que seria pra sempre, que teria que criar o char de novo, ou alguma coisa dramática do gênero. Fiquei tão assustada, que nem li direito a mensagem que apareceu e entendi tudo errado, achei que só poderia ressuscitar depois de cinco minutos. E ainda me perdi no corpse run.

No World of Warcraft, wipar em uma raid não significa muito mais do que ouvir algumas reclamações, outras oportunidades de melhoria do grupo, uns golds a menos no bolso e renovar o fôlego para começar a try de novo. Morrer para outros jogadores tem ainda menos consequências. Se for jogo solo, o máximo que acontece é uma corpse run longa (tá, às vezes muito longa).

A morte no World of Warcraft te desencoraja a entrar em territórios inadequados para seu nível e, ao jogar sozinho, limitar suas investidas quando você tem quase certeza que não vai conseguir matar aquele grupo de mobs ou o elite aqui ou ali. Basicamente, mesmo envolvendo a taxa de gold, a morte te penaliza com algo bastante justo:  Perda de tempo.

Ao morrer, você tem que correr e encontrar seu corpo. Caso não consiga, por estar em uma área de fatigue por exemplo, ou não queira por pura preguiça, você pode negociar sua volta à vida com o Spirit Healer e pagar caro, além de ter que ficar 10 minutos com o debuff de ressurection sickness. No PvP o tempo também é uma questão, afinal, você precisa esperar aqueles segundos, que são preciosos em Battlegrounds, para reviver no cemitério. Em raids, o tempo é tudo, já que acaba definindo a quantidade de conteúdo que o grupo vai fazer naquela semana.

total deaths armory

Em outros jogos, existem penalidades diferentes, como perda de experiência. Existiam ainda, alguns bem mais severos, como no início do antigo UO, ao morrer, caia tudo do seu corpo. Os outros podiam roubar seus pertences, matar seu cavalo e até cortar os pedacinhos do seu cadáver. Você literalmente tinha loot. Claro que isso nunca poderia ser aplicado a jogos como o WoW.

Imagina que péssimo. Depois de anos conseguir pegar a montaria da Phoenix, e aí vem outro jogador, te mata e ainda mata a montaria?