X

Olá, pessoal!

Fico muito feliz ao ler todos esses feedbacks positivos e agradeço por terem acompanhado a história de Tyrande comigo até aqui! Independente da sua facção ingame!! 😀

Excepcionalmente respondendo a comentários:
Apesar de eu seguir um plano de posts já pré-definido, eu aceito sim sugestões, pode deixar que Anduin Lothar não escapará, tenho algo especial para o Leão de Azeroth! 🙂
E não, eu não vou deixar de ser tank com a minha Paladina (esse jogo precisa de tanks competentes… cada coisa que se vê por aí.), muito pelo contrário, Pandaria que me aguarde, decidi que a Pally vai ser a Main… <3

Hoje veremos um pouco mais do que a Tyrande enfrentou em Warcraft III e no universo expandido de World of Warcraft! No post passado conhecemos um pouco do plano de fundo da Tyrande, como ela cresceu, e a ambientação que a tornaram o que ela se apresenta no jogo Warcraft III: Reign of Chaos.

Recapitulando: 

Tyrande, Malfurion e Illidan cresceram juntos em Suramar. Tyrande decidiu se tornar uma sacerdotisa de Eluna e seu dom era muito forte. Sendo abençoada pela própria Eluna, com a morte de sua antecessora, Tyrande foi escolhida como a nova Alta Sacerdotisa de Eluna, lutando contra os Quel’dorei (Highborne/Altaneiros), corrompidos pelo poder da Nascente da Eternidade (Sob o comando de Azshara aconselhada por Xavius, o primeiro sátiro) , quase morrendo em combate, salva por seu amado Malfurion. Reunindo forças com os dragões vermelhos, os elfos noturnos conseguiram se desfazer do portal que traria Sargeras, o Titã Caído e nova entidade de adoração da Rainha Azshara, para Azeroth, instalado na Nascente da Eternidade.

Com a destruição da Nascente da Eternidade, e resultado da batalha entre Malfurion e Azshara, aconteceu a Grande Ruptura [The Great Sundering], fazendo com que as águas inundassem o local. Tyrande e os demais chegam em Monte Hyjal, procurando refúgio. Os Aspectos Dracônicos [Dragon Aspects] então ajudam os Elfos Noturnos, dando a eles Nordrassil, um tempo de vida mais longo, e a oportunidade de ajudarem a reconstruir as vias de acesso ao Sonho Esmeralda [Emerald Dream].

Malfurion então aprisiona seu irmão nas Profundezas Tumulares [Barrow Deeps] sob os cuidados de Maiev, e bane os Quel’dorei rebeldes remanescestes – aqueles que não viraram Naga com Azshara – proibindo o uso da magia arcana. O druida dorme para realizar sua tarefa no Sonho, deixando Tyrande como líder dos Kaldorei. Sozinha e contrariada (ela não queria que Furion a deixasse), ela procura liderar os elfos o melhor o possível. E dez mil anos se passaram desde então.

Nordrassil, a World Tree.


Tyrande e a Terceira Guerra

Shandris Plumaluna [Feathermoon] é líder do esquadrão Sentinela Folhas Sombrias [Shadowleaf], mão direita de Tyrande, e foi ela que trouxe notícias terríveis de que Cenarius fora assassinado por seres de pele verde que vieram através dos mares.

Cenarius era um semi-Deus, filho de Eluna e Malorne, criado pela própria Ysera como seu filho, e fora instrutor de Malfurion, Tyrande e Illidan.

Além da morte de Cenarius, os seres trouxeram devastação da floresta e a perversão dos animais selvagens seja lá por qual motivo. Tyrande reuniu suas Sentinelas mais uma vez, assistindo na fuga de Pelursos [Furbolgs] de Vale Gris [Ashenvale], por medo da corrupção da floresta. Tyrande agora enfrentava estranhos em Kalimdor, que ela julgava fazerem mal para a terra: orcs e humanos trabalhando juntos e por fim os mortos-vivos sob o comando de Archimonde.

Com o cenário se tornando cada vez pior, Tyrande decide acordar os druidas. Malfurion seria o primeiro. Tyrande deixara Shandris defendendo as florestas de Vale Gris e se apressou para chegar em Clareira da Lua [Moonglade]. Tichondius e o Flagelo [Scourge] estavam avançando para o local de descanso de Malfurion e o Chifre de Cenarius, um artefato que acordaria os druidas estava bloqueado por um acampamento orc. Tyrande destruiu o acampamento orc, derrotou os Guardiães Elementais de Clareira da Lua e finalmente acordou Malfurion de seu pesado e demorado sono.

A Tyrande que recebeu Malfurion não era mais a menina que há 10 mil anos havia lhe dado boa noite. Com o passar dos dias e dos perigos que enfrentavam, do modo que Tyrande lidava com as coisas, Malfurion reparava que Tyrande havia endurecido, e depois desse tempo todo enfrentando os problemas de seu povo sozinha enquanto Malfurion dormia. Ela estava mais amargurada, menos gentil do que a Tyrande que ele lembrava, claro, ela preferia que ele tivesse ficado com ela do que ficar dormindo, fazendo seu dever no Sonho Esmeralda. De qualquer forma, ele concordou em ajudar Tyrande a defender Azeroth da Legião novamente, acreditando que o objetivo principal de Archimonde era tomar as energias de Nordrassil, a Árvore do Mundo [World Tree].

Juntos procederam seu caminho pela base do Monte Hyjal, procurando os Druidas da Garra [Druids of the Claw], quando encontraram um portão élfico em Profundezas Tumulares. Malfurion reconheceu o local. Este era o local onde Illidan se encontrava cativo. Tyrande achava que Illidan seria um poderoso aliado contra o inimigo, mas Malfurion reprovava a idéia. Contrariada, Tyrande reuniu suas Sentinelas.

“Only the Godness may forbid me anything. I will free Illidan whether you like it or not.” “Apenas a Deusa pode me proibir de alguma coisa. Eu libertarei Illidan você gostando ou não”

Tyrande entrou na prisão onde Illidan se mantinha cativo, desafiando a Guardiã Maiev Cantonegro [Shadowsong]. Tendo encontrado Illidan, Tryande pede para que ele ajude seu povo. Illidan sabia mais sobre a Legião do que Tyrande ou o próprio Malfurion tinham idéia. Illidan concordou em ajudar Tyrande, mas que ele batalharia contra os demônios, sem querer nada com os elfos Noturnos.

Ao se reunirem com Malfurion, o druida repreende Tyrande e dispensa a ajuda de Illidan, que parte para Selva Maleva [Felwood]. Notícias chegam que Selva Maleva estava sendo fortemente atacada pelo Flagelo de Tichondrius. Tyrande e Malfurion se apressam em mandar reforços para Illidan, porém Illidan já havia derrotado os inimigos quando eles chegaram lá.

Illidan havia feito algo bem pior do que qualquer um dos dois poderia ter previsto. Consumindo o Crânio de  Gul’dan, o próprio Illidan havia se tornado um demônio. Tyrande estava pasma e não ofereceu resistência depois que Malfurion baniu seu irmão da floresta permanentemente.

Tyrande e Malfurion finalmente se encontraram com os forasteiros, vindos do outro lado do oceano. Tyrande, repetindo que eles não pertenciam aquele lugar, os manda embora. Eis que surge Medivh. O Ultimo Guardião de Tirisfal os alerta sobre Archimonde. Archimonde era um dos grandes generais da Legião Flamejante [Burning Legion], um Eredar poderoso que superava os mortais em muito. A única chance de vitória seria unificando suas forças. Relutante, Tyrande aceita o acordo. Era hora de defenderem Hyjal da terrível Legião e de sua falange Flagelo.

Horn of Cenarius [Chifre de Cenarius

Apesar de conseguir passar pelas resistências oferecidas pelos habitantes de Azeroth, Archimonde não contava com os Guardiães Ancestrais que se juntavam nas raízes de Nordrassil. Sob o comando de Malfurion, os Guardiães se uniram e atacaram o Eredar, destruindo-o e garantindo a vitória ao grupo de aliados.

Tyrande viu os humanos de Jaina Mourorgulho [Proudmoore] se retirarem de suas terras, abrindo uma cidadezinha portuária chamada Theramore, os Orcs do Chefe Guerreiro Thrall se estabelecendo no território que deram o nome de Durotar, e os Tauren de Cairne Casco Sangrento [Bloodhoof] em Penhasco do Trovão [Thunderbluff], Mulgore. Então a elfa e seu futuro marido recolheram seus kaldorei e levaram seu povo de volta para Vale Gris [Ashenvale]. Novamente, o povo dos Elfos Noturnos haviam perdido sua imortalidade com a Árvore do Mundo.

Malfurion teria que voltar ao seu sono, mas a perda desta imortalidade o deixava inquieto. Ele gostaria de ficar mais um pouco com sua amada. E então Illidan volta ao cenário, dessa vez aliado com o povo Naga – Altaneiros [Highborne], ou Quel’dorei a serviço de Azshara que persistiram no mar, transformados após a Ruptura [The Sundering]. A notícia é trazida por ninguém menos que a Guardiã, Maiev Cantonegro, que tem caçado Illidan desde sua “fuga assistida” da prisão.


Video de introdução. de Warcraft III: The Frozen Throne, Illidan traz os Nagas ao seu auxílio.

Maiev era grata pela ajuda de Malfurion, mas devido a problemas passados, ela tinha grandes problemas com a presença de Tyrande. Tyrande era a culpada por eles estarem nessa situação em primeiro lugar. Maiev a culpava pela morte e pelo assassinato de seus subordinados, os Vigias [Watchers], e que ela deveria estar presa assim como Illidan. Por estas palavras, Maiev fora repreendida por Malfurion, que gostaria que colocassem as diferenças de lado até ter esta situação resolvida.  E assim a caça começa. Quando finalmente se confrontam sozinhos, Tyrande conta a Illidan a dura verdade. Não importa quão poderoso ele ficasse, poder não substituiria a verdadeira força, o que a levou a escolher Malfurion no lugar de Illidan. Tyrande dá por si que foi um erro libertar Illidan da prisão, e ele foge novamente, deixando que Tyrande permanecesse com sua vida.

A perseguição levou os três heróis através dos mares e aportaram no reino de Lordaeron, atingido pelo Flagelo. Maiev e Tyrande continuariam sozinhas a partir dali. Enquanto procuravam Illidan, encontraram um grupo de elfos que se intitulavam Sin’dorei, ou Elfos Sangrentos, liderados por Kael’thas Andassol [Sunstrider]. O príncipe de Quel’thalas precisava de ajuda e Tyrande concordou em ajudá-los, enquanto Maiev queria mais é que eles se explodissem e voltassem à caça de Illidan.

Eles eventualmente cairam numa armadilha, Tyrande ficou de segurar a retaguarda enquanto seus aliados cruzavam a ponte, ela lutou bravamente, chamando o poder de Eluna a seu serviço [Chuva Estrelar – Starfall], mas a ponte fora destruída e não se achava Tyrande pelo rio. Maiev insistiu em manter o plano orinigal de caça à Illidan com seus novos aliados Elfos Sangrentos.

Tyrande conseguiu sobreviver e procurava suas Sentinelas. Illidan chegou para resgatá-la, e para sua surpresa, Malfurion e Illidan haviam reunido forças para salvá-la. Malfurion estava grato pela ajuda de Illidan, mas pelas ações que o irmão tomara, ele não poderia deixar Illidan impune. Illidan então foge para Terralém através de um portal, e Maiev Cantonegro segue atrás dele, cega pela vingança. A caçadora e sua caça não aparecerão para Tyrande… tão cedo.

 

World of Warcraft e o Cataclysm

Tyrande e Malfurion finalmente reunidos em Darnassus na expansão Cataclysm.

Dentro do universo expandido de World of Warcraft, Tyrande tem algumas participações menores. Sua figura foi bastante ofuscada depois dos eventos de Warcraft III, e agora tem a promessa de brilhar novamente.

Tyrande aparece no comic de World of Warcraft apontando que o humano Lo’gosh (metade de Varian Wrynn) e Broll Mantursino [Bearmantle] procurassem Jaina Mourogulho em Theramore para maiores respostas.

A novela Stormrage, escrita por Richard A. Knaak, detalha os eventos que se passaram com Malfurion principalmente, no pré-Cataclysm.

Malfurion voltava a dormir, mas seu corpo se deteriorava conforme o tempo passava com ele no Sonho Esmeralda. Tyrande era assombrava por pesadelos nos quais o corpo de Furion morria e ninguém poderia mais ajudá-lo, nem suas sacerdotisas mais competentes. Corrupção começava a tomar conta do Sonho Esmeralda e Tyrande tinha que por um fim nisso. Eranikus era um dragão verde corrompido que atacava Clareira da Lua. Com o dragão derrotado e redimido (Eranikus toma a forma humanóide de Elfo Noturno), Tyrande conseguiu trazer Malfurion de volta a consciência.

Agora que Malfurion estava acordado, ele insistia em tomar conta do povo dos Quel’dorei ao lado de sua, agora, esposa Tyrande. Ambos podem ser encontrados no Templo de Eluna em Darnassus. Tyrande faz parte da conquista [Pela Horda!] [For the Horde!], e ela se mostrará hostil aos jogadores da Horda que resolverem visitá-la. Malfurion porém não toma parte no conflito direto entre Aliança e Horda, funcionando mais como um druida do Círculo Cenariano [Cenarion Circle] do que um líder dos Elfos Noturnos em si.

Tyrande esteve presente no evento ingame pré-Cataclysm com os demais líderes da Aliança para discutir o que seria feito dali em diante. Ela também serve como mediadora da entrada dos Worgen na Aliança, convencendo o rei Genn Greymane a se juntar a Aliança na guerra contra a Horda, e em Wolfheart ela luta novamente por Vale Gris contra mas máquinas dos Goblins e Orcs que querem tomar o legado dos elfos noturnos. Ela vira foco dos ataques comandados por Garrosh Grito Infernal [Hellscream], mas ela é ferida. Com a ajuda de Varian e das forças Worgen que chegam em Vale Gris, eles são capazes de forçar a Horda em retirada.

Se você ainda não leu, vale a pena dar uma conferida: História dos Líderes: Sementes de Fé, disponível na página da B.net em inglês.

Sementes de Fé / Seeds of Faith

E essa é Tyrande, a líder dos Elfos Noturnos [Night Elves], e a escolhida de Eluna em Azeroth! Até semana que vem!

 

Ah, sim. Seguem algumas referências no jogo que vocês podem achar interessantes:

Referências ingame:

Itens:
– A Boneca Favorita de Tyrande [Tyrande’s Favorite Doll]- Obtida através de Arqueologia

– Recordação de Tyrande [Memento of Tyrande] –  Drop de Illidan Tempesfúria [Stormrage], em Templo Negro [Black Temple].

Sussurro de Tyrande – Item de Quest 

– Veste de Lunatrama [Mooncloth Robe]: Este modelo de vestido é idêntico ao que Tyrande usava antes do update para este novo modelo. Ele pode ser costurado com a receita certa e usado como Transmog.

 

NPC:
– Ela se encontra no Templo de Eluna em Darnassus, ao lado de Malfurion. (Cataclysm)

Batalha pelo Monte Hyjal (Raid nível 70) – Defenda Hyjal e Nordrassil com Jaina, Thrall e Tyrande. Essa raide é de progressão de Tier 6 do Burning Crusade.

– Cavernas do Tempo [Caverns of Time] – Fim dos Tempos/End of Time – Emerald Dragonshrine – Uma versão de um futuro paralelo onde Tyrande enlouquece e não vê mais o apoio de sua Deusa, ela é o chefe dessa tela, defendida por suas sentinelas que observam e atacam os jogadores entre as sombras.

– Cavernas do Tempo – Nascente da Eternidade/Well of Eternity – Ajude Illidan, Tyrande e Malfurion a enfrentar a Legião e Azshara. O ultimo chefe é Mannoroth, um pit lord a serviço de Sargeras.

– Novo modelo de Tyrande:

 

 

Para a realização deste artigo foram consultadas as seguintes fontes:

Warcraft III: Reign of Chaos. (jogo)
Warcraft III: The Frozen Throne. (jogo)
World of Warcraft (jogo)

World of Warcraft: Stormrage by Richard A. Knaak (2010)
Warcraft: War of the Ancients Trilogy by Richard A. Knaak (2004)
Seeds os Faith: http://us.battle.net/wow/en/game/lore/leader-story/tyrande-whisperwind/1

http://www.wowpedia.org/Tyrande_Whisperwind
http://www.wowwiki.com/Tyrande_Whisperwind
http://www.wowpedia.org/Cenarius
http://wow.joystiq.com/2011/08/21/tyrande-whisperwind/
http://wow.joystiq.com/2010/06/19/know-your-lore-current-alliance-politics-the-humans-part-tw/
http://pt.wowhead.com (para quests, itens e suas respectivas traduções)