X

Olá galerinha! As coisas andam bem corridas por aqui (final de semestre ta aí, e os professores acham que só tem o trabalho deles pra entregar…), então hoje será um post mais informativo do que opinativo. Assim como no meu último post eu falei um pouco das traduções feitas pela Blizzard, hoje falarei das Trilhas Sonoras!

Esse post na verdade é uma continuação de um que a Lorie fez há um bom tempo, quando ela falou das músicas de Nortúndria. Eu me lembro bem que quando saiu o Pandária, um dos comentários mais frequentes que eu ouvia era sobre as músicas dos mapas, e de alguns locais. Eu fiquei muito brava depois que vi que já tinha upado uns dois leveis sem ouvir música de mapa nenhum, porque sem querer desativei a opção de música ambiente e como eu estava bem imersa enquanto jogava, acabei por nem perceber… mas fora essa noobisse, vamos lá:

“Os áudios adaptativos reagem e algumas vezes antecipam algum evento do jogo,estando ligados a estruturas condicionais pré-programadas, reagindo às transformações no ambiente do jogo. Os áudios interativos referem-se a sons em resposta direta a ações do jogador.”[…] “Em World of Warcraft, os tipos principais de sons se apresentam como diálogos, efeitos sonoros, sons de interface, trilha sonora e música ambiente. Externamente ou internamente ao jogo, destaca-se também, e de forma singular, o chat de voz como aspecto sonoro e verbal de extrema relevância.” (SILVA, 2010, pág. 47)

Eu to tão atarefada com trabalho de faculdade que até aqui to colocando referência. Quero férias!

O trabalho que acabo de citar fala de vários aspectos do WoW, mas eu resgatei diretamente o ponto que trata da trilha sonora do jogo. Como a própria autora mencionou, a musicalidade do jogo envolve o jogador de acordo com a situação que ele é posto. Já sentiu aquele incômodo maldito quando você está num lugar fechado, com somente uma saída, e fica desesperado pra sair logo porque não aguenta topar com mob a cada metro do local. Exemplo: Aquelas cavernas malditas. Se você notar a musiquinha ambiente, quase sempre é algo com muita pouca sonoridade, mas é algo inconstante, que causa incômodo mesmo. Já quando você está numa Estalagem, a música é bem cômica, relaxante, e você pode ficar por horas ali sem perceber. Já nas cidades, a música remete a glória, a algo mais vitorioso.

E se você, mesmo com a enorme variedade de músicas do jogo ainda não gosta de ouvi-los, você pode escutar o que gosta. A Pri sempre está colocando referências de músicas no jogo, por exemplo o [WoWPop]: Pink Floyd-The WoW e [WoWPop]:O poeta não morreu. Você pode também usar as suas músicas para criar o seu ambiente no jogo. Raidar ou fazer arena ouvindo algo mais tranquilo, upar usando uma música bem agitada (para upar mais rápido) ou mais tranquila (para absorver mais as novas informações). Os sons influenciam sim o seu modo de jogo, e podem te ajudar a relaxar em momentos tensos ou chatos do jogo. O que você pode fazer (que é algo que eu faço principalmente quando estou jogando sozinha) é criar uma playlist no seu radinho de pilha programa de música e colocar pra tocar quando quiser um momento totalmente seu no jogo.

Pra não deixar o post fechadinho, vamos abrir pra discussão: O que você gosta de ouvir enquanto joga?

Desculpa se o post ficou vago e tal, infelizmente nas próximas semanas a faculdade vai consumir meu tempo e minha vida D:
Muito obrigada, e até a próxima! :*

Referências:

SILVA, Renata. WORLD OF WARCRAFT: Semioses para produção de envolvimento em jogos eletrônicos. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, Dissertação de Mestrado, 2010. Link: Clique aqui.