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Ontem, dia 13 de dezembro, foi realizada uma sessão de perguntas e respostas com o time de Suporte ao Cliente da Blizzard, discutindo diversos pontos e esclarecendo dúvidas dos jogadores. Alguns dos assuntos mais discutidos foram o recurso de Restauração de Itens, políticas de jogo e algumas potenciais melhorias na interface de suporte. Eis aqui algumas das principais perguntas:

Podemos falar pessoalmente com um GM sobre um determinado assunto?

Se você busca suporte com um assunto específico, certifique-se de ter enviado antes um ticket in-game ou via suporte da battle.net.

Quando é feito um acordo entre jogadores acerca de itens através de chat in-game, a Blizzard poderá fazer com que o jogador honre o acordo?

A Blizzard procura honrar os acordos, mas há alguns tipos de transações que não são suportadas (como, por exemplo, transações entre diferentes reinos ou empréstimos). A equipe procura sempre levar os “vigaristas” à justiça, mas não deseja que os jogadores dependam sempre do Suporte ao Cliente para resolver esse tipo de questão.

Existe algum plano de atualizar/mudar o sistema in-game de tickets para reduzir o tempo de espera por uma resposta?

Alguns recursos, como selecionar a opção de reportar um jogador clicando com o botão direito sobre seu retrato e o sistema de Restauração de Itens são exemplos de ferramentas que buscam otimizar a resolução de problemas. Atualizar as ferramentas in-game para fornecer exatamente a resposta que o jogador busca para seu problema é algo que a equipe de Suporte ao Cliente deseja fazer.

Como são consertados os bugs? Como saber se o bug reportado é verdadeiro ou não?

O Serviço de Suporte ao Cliente não lida com bugs diretamente. A ferramenta in-game que permite reportar bugs envia a mensagem aos times de desenvolvimento, que lêem, compilam e consertam esses bugs. Para se assegurar que o bug é verdadeiro, o time de Garantia de Qualidade testa-o extensivamente para verificar o que está errado.

Como funciona o sistema de reportar jogadores?

É um sistema crucial para o time de Suporte ao Cliente. Se comprovado o comportamento abusivo, o jogador é suspenso temporariamente para que ele não continue com esse comportamento. Um dos motivos pelos quais as pessoas continuam sendo abusivas é o fati desse tempo de suspensão ser relativamente curto. A equipe está buscando aumentar as penalidades a jogadores que violem os termos de serviço.

Como são priorizados os tickets?

Na maior parte dos casos, os tickets são respondidos conforme ordem de chegada. Porém, se houver diversos tickets que abordem o mesmo assunto (como um bug), é enviada uma resposta a todos os jogadores afetados pelo problema. Ao contrário dos rumores, colocar “certas palavra” no ticket não o colocará na frente dos outros.

Há alguma lista de bugs conhecidos para não precisar encher o time de desenvolvimento de spam?

No fórum há uma lista de bugs conhecidos e um tópico sobre como relatar seu bug. Veja aqui.

Por que não há opções para o jogador deletar a própria conta completamente?

O time de Suporte tem o poder de deletar completamente uma conta se o jogador enviar sua requisição para o email [email protected]. Não há um método que permita o jogador fazer isso sozinho para protegê-los de tomar decisões precipitadas. Mesmo nas requisições enviadas para o email, há vários que se arrependem da decisão dias/meses/anos depois.

Qual é a política acerca de venda de contas por dinheiro na vida real?

É contra os Termos de Uso a venda de contas; Jogadores que vendem sua conta dessa maneira podem sofrer um bloqueio de conta permanente, assim como aqueles que compram contas dessa forma.

Qual o tempo de resposta médio para ajudar alguém que perdeu seu autenticador?

O tempo varia, mas costuma ser rápido. Há um formulário especificamente direcionado àqueles com um autenticador quebrado/perdido/roubado. Veja aqui.

Há vagas de emprego para alguém que queira ajudar? 

Sempre há lugar, e a Blizzard mantém uma lista de vagas de emprego aqui!

Se um jogador forma uma raide e coloca a configuração como Mestre Saqueador sem especificar nada acerca de regras de saque, o jogador está livre para fazer o que quiser com os itens? O caso de jogadores chamados “ninjas”.

Fazer o que quiser com os itens como Mestre Saqueador não é algo exatamente honesto, mesmo que não tenham sido estabelecidas regras para o saque. Você contraria as expectativas daqueles que se juntaram à você, basicamente enganado os outros jogadores. Normalmente, essas situações são analisadas com muito cuidado, e ações são tomadas de acordo com essas análises. É um problema complicado, e é o motivo pelo qual são empregados humanos para julgar esses casos.

Para ver todas as perguntas, visite a a página da sessão de perguntas e respostas no site oficial (em inglês).

Alguma dúvida sua foi esclarecida? Algo mudará na hora que você for criar um ticket no futuro?

Deixe as respostas nos comentários, e que suas aventuras por Azeroth sejam sempre sem bugs! ;3