X

Será que estou viciado em WoW?

Quem nunca pensou nisso ou te perguntaram isso em algum momento? É estranho e até mesmo desconfortável admitir algumas coisas nas nossas vidas, principalmente quando isso pode te trazer algum mal (o que é o caso dos vícios). Não vou aqui dar “sintomas” que dizem se você é viciado ou não, mas vamos fazer algumas análises pessoais aqui pra ver como lidar com esse problema.

O World of Warcraft não é o que podemos chamar de “droga”, “substância ilícita” nem nada do tipo. Aliás, o universo dos games não pode ser classificado desta maneira. É um entretenimento pago como qualquer outro, mas te prende porque é algo que possui uma progressão, possui inúmeras funções e atividades, e ainda faz com que você conheça outras pessoas, criando uma atmosfera social divertida e empolgante. O que vicia é esse impulso de sempre estar melhor a cada dia e a confraternização diária com pessoas em algo que te distrai e te mantém alheio ao mundo, entretanto o problema reside em quando isso chega a níveis extremos.

O que quer dizer chegar a níveis extremos? Parar de estudar, parar de trabalhar, não dar a devida atenção aos compromissos familiares, tudo por causa do jogo, e isso é mais comum do que você possa imaginar. Há jogadores que não trabalham e não estudam pra ficar jogando, e eu não estou dizendo de quem deixa de fazer um dever de casa pra jogar ou de quem aproveita o tempo sem emprego pra jogar… falo de vários jogadores que perderam o ano em seus colégios porque desistiram dos estudos e/ou pessoas que foram demitidas por faltarem tanto ao trabalho para ficar jogando, e estão pouco preocupadas com as repercussões futuras que essas atitudes irão tomar.

Estar viciado não é algo problemático se não tiver esses níveis extremos. Eu me considero uma pessoa viciada xD mas não prejudico nem negligencio minha vida real em beneficio do meu tempo de jogo. Tenho compromissos in game e com o site aqui, mas se há alguma importância na vida real, com certeza é meu tempo de jogo que será comprometido. É importante que os jogadores tenham isso em mente pra que não sejam penalizados futuramente com suas vidas fora do jogo, e como o WoW é um jogo que um dia terá fim, não vale a pena prejudicar-se por causa dele ou de qualquer outro jogo existente.

Convido-os a refletir sobre algumas coisas: Como estou lidando com o tempo que tenho na minha vida real e o tempo que gasto no jogo? Tenho negligenciado alguma parte dos meus compromissos da vida real (trabalho, colégio, família) em prol de jogos? Estou viciado? Se sim, sou um viciado “saudável” ou um viciado “problemático”? Pretendo melhorar em alguns pontos que tenho falhado em relação a isso?

Pode parecer besteira falar disso, mas depois de ler aquela matéria sobre o pai chinês que contratou um “assassino” virtual para matar os personagens de seu filho e tentar desestimulá-lo a jogar (leia o artigo aqui) me fez pensar a que limites chegamos nesse tipo de brincadeira. É perigoso sim e devemos manter nossas rédeas curtas, sem sair testando nossos limites. Vamos jogar com sabedoria e com os pés no chão galera, assim todo mundo se diverte e todos nós saímos ganhando 🙂

Muito obrigada e até a próxima! /kiss