X

A capital dos Mortos-Vivos, construída abaixo das Ruínas de Lordaeron, esconde por entre seus confusos labirintos uma história de amor cheia de mistérios. Na Cidade Baixa encontramos uma PNJ/NPC que possui olhos de ressaca, como uma cigana oblíqua e dissimulada. Ela faz parte de um Romance que foi contato em 1899, e se transformou em uma das melhoras narrativas de língua portuguesa produzida no Brasil. Estou falando da Capitolina Casmurro, uma personagem que saiu da obra Dom Casmurro de Machado de Assis e resolveu se tornar treinadora de Ladinos aqui no World of Warcraft.

Capitolina é o verdadeiro nome de Capitu, uma das personagens femininas mais fascinantes da história da literatura e que era o grande amor de Bento Santiago, o protagonista da história, também conhecido como Bentinho e por vezes como Dom Casmurro. Esse casal está presente no WoW na versão em português, juntamente com o PNJ/NPC Ezequiel Escobar, o melhor amigo de Bentinho.

Esses três PNJ/NPCs estão brilhantemente representando a literatura brasileira, pelo grande romance escrito no século XIX por Machado de Assis. Questiono-me se cada jogador que passa diariamente pelos três, na Cidade Baixa, não se pergunta qual foi a verdadeira história desse romance. Afinal de contas: Capitu traiu ou não traiu?

Infelizmente os PNJ/NPCS não nos revelam detalhes desse romance, mas o próprio Bentinho nos conta por meio de suas memórias a história que gira em torno do relacionamento dele com a sua esposa, que era sua namorada de infância. A narrativa que ele faz sugere o adultério da sua amada Capitu. Ele se casou com ela e depois se vê traído. Na verdade uma dupla traição por parte da Capitu e do melhor amigo Escobar. Todavia essa é a perspectiva do narrador e com a versão apenas do Bentinho, acaba gerando em nós, os leitores, a dúvida sobre o que verdadeiramente aconteceu.

Através deste clássico podemos perceber como Bentinho foi se tornando um casmurro por ter se transformado em um homem tão enciumado. O título “Dom Casmurro” deriva dos comentários dos vizinhos de Bentinho, que o chamavam de casmurro, acusando-o de que ser um homem de hábitos reclusos e calado e o nome acabou pegando.

Mas após ler o livro podemos perceber que talvez Bento Santiago não seja tão inocente nessa história toda. Podemos ao final da leitura até concordar com ele, talvez tenha havido mesmo a traição. Mas também ficamos com uma dúvida cruel e discordamos, será que Capitu foi uma vítima das desconfianças sem fundamentos dele? E qual seria a conclusão definitiva?  Na verdade não existe! Esse é o grande achado dessa obra, pois Machado de Assis escreveu uma história em que a verdade e o final ficam em aberto, o leitor é que tira suas próprias conclusões sobre esse romance ou então vive eternamente com essa grande dúvida.

Visite os treinadores de Ladino da Cidade Baixa para apreciar o belo trabalho de localização que foi realizado em homenagem ao autor, o famoso “Bruxo do Cosme Velho”.

 

Curiosidades:

Em inglês o nome destes PNJ/NPCs fazem referência ao livro The case of Charles Dexter Ward (O caso de Charles Dexter Ward) do autor H.P. Lovecraft famoso por suas obras de fantasia e terror.

Gregory Charles / Miles Dexter / Carolyn Ward =  Charles Dexter Ward 

H.P. Lovecraft possui várias referências espalhadas dentro de Azeroth, em breve receberá um post exclusivo para ressaltar também toda sua genialidade e contribuição para literatura norte-americana.

Todas as obras do Machado de Assis estão em domínio público, podem ser acessadas pelo site  http://machado.mec.gov.br/

Apreciem sem moderação!