X

Hoje meu post será baseado na pesquisa de uma pesquisadora e designer de games chamada Jane McGonigal. Ela pesquisa os jogos online e as vantagens que os jogadores adquirem a jogar jogos online. A principal pesquisa dela tenta provar que os jogos online criam pessoas mais aptas a resolver os problemas do planeta, tais como pobreza, fome, má distribuição de recursos e etc. E adivinhem qual jogo ela usa como modelo principal de sua pesquisa? 😀

A problemática que ela leva é: Como fazer com que seja tão fácil salvar o mundo real assim como é fácil salvar um mundo online. Ficou confuso? Veja a entrevista dela ao TED, são apenas 20 minutos:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Dezrq3-4JUY]

Se você viu a entrevista dela, provavelmente já entendeu os argumentos que ela usa (ela fala bem rápido, mas espero que você tenha conseguido entender tudo). Ela nos apresenta algumas considerações que fiz questão de listar.

Porque passamos tanto tempo jogando?

Mensalmente nós gastamos horas e horas jogando, energia elétrica, perdemos algumas horas de sono… e para quê? Os jogos online nos deixam felizes, e é algo pelo que vale a pena investir esses recursos. Nos entusiasmamos mais com os jogos online do que com os entretenimentos da vida real, nos relacionamos melhor com pessoas online do que com as pessoas que convivemos diariamente no mundo real, e nenhum desafio no jogo é insuperável: é necessário esforço, cooperação e empenho para conquistá-los. Os jogos nos permitem fugir dos problemas pessoais e do mundo, nos adequando a situações que somos capazes de prosperar.

Qual o papel dos jogadores?

Mão-de-obra especializada em salvar o mundo. Nós somos capazes de criar alternativas e soluções super eficientes para resolver problemas que nos limitam e temos mentes especializadas como essas são essenciais no trabalho de resolver os problemas mundiais. Nós somos treinados a lidar com problemas, a adequar nossas limitações e recursospara que continuemos a sobreviver. Sintetizando: Nós somos treinados a salvar o mundo todos os dias, não importam os obstáculos.

Mas porquê os jogadores seriam capazes de salvar o planeta?

Segundo a pesquisadora, nós jogadores temos quatro “qualidades”. A primeira delas é o Otimismo Urgente. Esse Otimismo Urgente é o desejo de agir imediatamente, sem perder tempo, com a crença de que seus esforços não serão em vão. Ora, se tudo o que fizermos tiver essa expectativa e confiança de sucesso, todos os esforços que serão colocados nesses projetos terão uma vontade a mais de obter sucesso, e nada melhor que começar as coisas pensando que os resultados vão ser positivos.

A segunda delas é a Construção de uma Estrutura Social, e isso envolve confiança. Você não joga com qualquer pessoa, você precisa ter certeza que as pessoas com quem você jogará estão aptas a desenvolver suas funções com sabedoria e empenho, que seguirá as regras do jogo e que você pode contar com elas.

A terceira e quarta são a Produtividade Prazerosa e o Significado Épico. A Produtividade Prazerosa refere-se às razões porque jogamos. Um jogador que gasta energia e tempo com jogos sabe que não está fazendo isso em vão, porque sabe que o jogo lhe concederá horas de diversão, não importam quais tarefas lhe sejam dadas e as dificuldades que elas tenham. A última, o Significado Épico, trata-se do entusiasmo dos gamers em resolver problemas e superar obstáculos. Uai, não fomos nós que sobrevivemos ao Cataclysm? 🙂

Aí vocês me perguntam: “Tem certeza que daria certo? Uma coisa é salvar o mundo e resolver os problemas no mundo real, outra é fazer as mesmas coisas no mundo virtual… É diferente!” Na minha humilde opinião, acho que as idéias e os projetos dela têm fundamento sim. Eu normalmente coloco muito das qualidades que adquiri com os jogos nos meus projetos de vida: o entusiasmo com projetos, a confiança nas pessoas a minha volta e o desejo de superar tudo o mais rápido possível com os melhores resultados. Ver tanta gente colocando esse mesmo entusiasmo em prol do bem do mundo acho que faria sim toda a diferença.

Então, heróis de Azeroth, prontos para salvar a Terra?

Até semana que vem! /kiss

PS: Obrigada pela indicação do vídeo Tumular ^^