X

Eu me lembro da repercussão que foi quando a Blizzard anunciou que as raças existentes seriam modificadas, isto é, haveria uma atualização no modelo das raças existentes (a Lorie chegou a fazer um post sobre isso). Eu especialmente, achei isso maravilhoso no começo, principalmente depois que vi a imagem da trolesa (atual quarto boss de Trono do Trovão) toda melhorada digitalmente. Mas será que é tão fácil assim mesmo modificar o personagem das pessoas?

A Blizzard já anunciou através do CM Draztal no fórum em inglês que já está trabalhando nos novos modelos, e que apenas as raças do WoW Vanilla estão nos planos para serem alteradas. Isso quer dizer que, uma hora ou outra, nossos queridos personagens terão uma cara nova. Acho bom que a gente veja dos dois ângulos essa modificação: se será algo bom ou ruim. Acho que é algo que não foi suficientemente debatido, e alguns não têm muita noção do quanto isso pode influenciar no nosso modo de jogo hoje.

Se na vida real “quem vê cara não vê coração”, no jogo alguns jogadores podem tentar fazer de seus personagens um tipo de personificação do que aquele personagem é ou do que o jogador por trás do personagem quer ser. Afinal, é com a raça e as características escolhidas que nós interagimos com os outros jogadores, principalmente quando é alguém que não conhecemos. Minha troll eu fiz com um rostinho mais pacífico (até porque né gente, fazer troll bonita é meio difícil…), presas pequenas, mas com um cabelo todo badass, e eu gosto dela assim, eu vejo um pouco da minha personalidade nela.  Mas também tem gente que escolhe a raça para dar uma mudada, para causar surpresa. É tipo as pessoas que criam personagens antagônicos a você, como por exemplo uma mulher jogando com um tauren macho todo imponente. E eu acho simplesmente fantástico quando as pessoas causam esse choque de personalidade nos seus chars.

Um exemplo bobo, mas não menos importante, é quando eu jogo com a minha paladina. Sim, eu tenho uma paladina noob lvl 90 que estou equipando pra tank, e ela é elfa sangrenta. Quando estou tranquila em Orgrimmar com minha troll, nada acontece, e eu estou acostumada a nada acontecer mesmo. Mas certa vez fui upar profissão com a paladina, estava em Orgrimmar tranquila, e a quantidade de whispers e cantadas através dos /emotes do jogo foi assustadora. Eu, que estava acostumada com a trolesa nunca imaginei que isso fosse comum. Depois conversando com outras elfas sangrentas, descobri que é bem comum. Não que as elfas sangrentas representem pessoas dignas de receber cantadas, mas pense só em como é característico os detalhes de cada raça, cada elemento presente no personagem é representativo. Pode ser um cara enorme de 2 metros e meio ali jogando com a elfa sangrenta, mas mesmo assim só pelo tipo de característica que a raça possui, ela passa uma idéia (errônea muitas vezes) do tipo de jogador que está por trás do personagem.

E porque a mudança do modelo da raça é tão difícil?

É complicado para a própria empresa modificar algo no qual somos tão ligados, lembrando que um CM da Blizz já disse isso no fórum oficial em inglês. Mudar o rosto e as expressões de uma raça podem diminuir a identificação que nós temos com tal personagem. Afinal, a primeira coisa que fazemos ao iniciar o jogo é escolher facção, raça e depois fazer a personificação da raça escolhida. Quando você personifica seu personagem, inconscientemente damos características para ele. Seu elfo pode ser todo badass, cheio de brincos e piercings, com uma expressão séria, ou pode ser um elfo simpático, todo natureba, com cabelinho amarrado, todo colorido pra combinar com as florzinhas do jogo, e etc. A gente se apega àquilo que nos projeta dentro do jogo, e mudar o exterior dele pode causar muito desconforto. Eu sei que se os trolls forem melhorados, será legal ver a mudança de expressão da raça, o sorriso, a cara zangada, mas e se o olhar de peixe-morto passividade se for? E se ela ficar mais grotesca, mais rude, e se eu me decepcionar com o que ela vai se tornar? Toda a história que construí acerca da minha personalidade vai embora com o antigo modelo?

Acho que é algo pra se pensar e debater 😉

E aí? Você quer ver essas alterações ou está preocupado com elas?

Muito obrigada gente, e até mais! /kiss