X

Olá povo de Azeroth!
Esta semana trazemos aqui na seção de Fan Art do WoWGirl algo bem inusitado! Um tutorial de manipulação de imagem enviado para a gente pelo Fernando Zerbinatti Soares, mais conhecido em Azeroth como Arcturos, um elfo noturno druida (*.*). O Fernando e eu nos conhecemos “in game” faz algum tempo e nossa conversa começou (claro!) por causa dos sets de druida, num belo dia em que me tornei “Regicida”.

O Fernando acompanha o site e também acompanha bastante a seção de Fan Art. Pode olhar aí que toda semana tem um “pitaco” dele. 😀

Ele me disse que voltou a desenhar por causa da seção, porque sempre sente uma “coceira” na mão quando vê os desenhos que são publicados.

Então, com vocês, o Tutorial do Fernando Soares (Arcturos@Tol Barad) para colorir em programas de edição/criação de imagens!!

“Olá,
Sempre que vejo os Posts da Florbela me dá uma vontade imensa de retomar minha prancheta e fazer um monte de desenhos, escanear e mandar para vocês. Porém o pouco tempo que tenho disponível hoje, utilizo para aproveitar a família e até para jogar Wow ¬¬, e aí a vontade acaba passando.  🙁

Porém, teve um dia, após ver o post em que o Tiago mostrava alguns desenhos feitos a mão e depois tratados no photoshop, que não me segurei. Peguei lápis e papel e fiz um desenho na hora do almoço aqui no trabalho e finalizei em alguns dias. (Acho que perdi alguns quilos pois não me lembro de ter almoçado.)

Mas como no próprio post eu comentava que existem muitas técnicas que podem facilitar nossa vida e tal eu resolvi fazer algo mais do que mandar simplesmente a arte final. Montei um “Tutorial” de “Como fazer seu desenho na hora do almoço utilizando ferramentas gratuitas e deixá-lo com aspecto quase profissional.

Bom lá vai:


1) Fazer o Desenho
É muito importante se você tiver uma máquina um pouco mais potente, escaneá-lo com alta resolução. (Se possível 600 Pixels), pois isto fará toda a diferença na hora de extrair o traçado.

2) Uma licença de Photoshop original é muito cara, e não queremos deixar de fazer nossas artes por causa disso. Por isso eu utilizei um programa chamado GIMP em sua versão portátil.
MUITO IMPORTANTE: É um programa gratuito e tem praticamente todas as funções do photoshop, além de ser incrivelmente mais leve. Além disso, esta versão pode ser utilizada em qualquer computador mesmo naqueles nos quais você não é administrador. Através de um pendrive por exemplo.
http://www.baixaki.com.br/download/gimp-portable.htm

3) Com sua imagem já escaneada, você deve importá-la para o GIMP. Uma que facilita muito a vida é criar camadas para cada parte do desenho, assim você pode editar e errar quantas vezes quiser. Você pode definir antes quantas camadas serão ou ir fazendo conforme a necessidade, o painel de controle de camadas é bem intuitivo, então basta praticar um pouco e você já pega o jeito.
Com a ferramenta conhecida como “varinha mágica” você consegue selecionar e extrair o traçado do desenho. Depois recorte e cole como uma nova camada, aí é só tingi-lo. Eu gosto de usar o preto pra manter a aparência de desenho feito à mão.

4) Você passou da parte mais difícil, que era fazer um desenho limpo e fácil de ser filtrado pelo programa, agora começa a diversão.
Oculte ou remova a camada que contem o desenho original.

5) Crie uma nova camada abaixo da camada do tracejado, e pinte como bem entender, você pode usar várias ferramentas para definir os limites das pinturas. (Tipo por vetores ou polígonos). A mais prática é a ferramenta do “laço”, que você pode simplesmente contornar manualmente a área que você deseja pintar e depois aplicar o tom. (Aqui utilizei um preenchimento em degrade de roxo e branco para a pele).

6) Continue criando camadas e se divertindo, lembre-se de sempre ordenar as camadas conforme a sobreposição necessária, Adornos sobre o cabelo,cabelo sobre a pele e assim por diante. Aqui está um exemplo de como ficou o desenho sem a camada do contorno. E com as camadas do Cabelo, Olhos e Galhas expostas.

E a versão final, espero que gostem:

Para concluir, fiz esse desenho em poucas horas, durante meu horário de almoço, se formos juntar todos os dias, acho que não passaram de 3 horas de trabalho, mas com prática você consegue fazer isso em poucos minutos.Então, chega de desculpa! Se tiver vontade de criar e desenhar, crie!”

 

E então, gostaram?

Não esqueça! Mande seus trabalhos para [email protected]

Estamos esperando!
Ishnu-ala!