X

Como prometido, este é o post sobre Spoilers do Patch 5.3, que irá continuar a história do líder Vol’Jin, brutalmente atacado em Pandária por uma emboscada ordenada por Garrosh e realizada por seus orcs Kor’Kron. Lembrando que esta premissa da lore do Patch 5.3 você pode conferir fazendo as missões diárias da Ofensiva da Dominância e o cenário Adaga no Escuro.

Recapitulando

Vol’Jin é o líder dos trolls Lançanegra. Se quiser saber mais sobre a história do personagem, a Lianne fez um ótimo post sobre ele há algum tempo. Você pode conferir neste link.

Em Marés da Guerra, Vol’Jin enfrenta um grande dilema: seguir, mesmo que contra sua vontade, as ordens de Garrosh para proteger seu povo. Os trolls, povo litorâneo, estabelecem sua base em Ilhas do Eco, um arquipélago no fim do mapa Durotar, e embora pareçam isolados, estão perto demais da dominância de Garrosh. É perigoso para o líder troll fazer qualquer questionamento das ordens de seu Chefe Guerreiro, já que os trolls ainda estão presentes no Vale dos Espíritos em Orgrimmar (isso vai mudar um pouquinho no próximo Patch, mas já já chego nisso) e podem ser facilmente retaliados num ataque a qualquer uma de suas ilhas, por não possuírem reforços de nenhuma outra raça da Horda (mesmo os taurens e Baine estão há dois mapas de distância…). Em Marés da Guerra, mesmo Baine sendo o grande foco, já que o líder Tauren coloca bem a vista suas preocupações e suas discordâncias com Garrosh, Vol’Jin e ele mantém vários questionamentos acerca da administração da Horda, o que deixa Garrosh com os olhos bem voltados para estes dois líderes…

É importante lembrar que, para Vol’Jin, a segurança de seu povo é a maior das suas preocupações. Os Lançanegra são pouquíssimos, e os trolls são separados em muitas tribos que possuem muitas desavenças com os Lançanegra, já que, para Vol’jin, a paz é mais importante do que as disputas sem motivo que as demais tribos querem travar. Vide o Rei Trovão e as tribos trolls que se envolveram nisso, só trazendo destruição e mais problemas para as facções e para Pandária.

A história em Pandária, até aqui

Vol’Jin, logo no início das missões de Ofensiva da Dominância, é enviado por Garrosh para uma missão: descobrir uma fonte de poder mogu que Garrosh deseja usar para dar poder à Horda. Nesse momento, nós somos enviados a uma caverna cheia de sauroks (do cenário Adaga no Escuro), onde está escondido um fragmento que conta o que é esse poder. Vol’Jin descobre que os Mogus criaram os sauroks (aqueles homens lagartos chatos, lembram?) através de carne moldada, ou seja, utilizando magia negra para dar vida à estes espécimes. Chocado, Vol’Jin diz que este é o pior tipo de magia negra que pode existir, e que está transtornado que Garrosh tenha ousado pensar em utilizar uma coisa dessas para ajudar a Horda. Nesse momento, os orcs Kor’Khon de Garrosh confirmam a história e tentam assassinar Vol’Jin, a mando de Garrosh. Vol’jin é gravemente ferido, e faz um pacto de sangue com você para que você faça alguns favores a ele: Primeiro, dizer ao Chefe Guerreiro que Vol’Jin morreu (o que é mentira, mas proteger o paradeiro de Vol’Jin nesse momento é importante). Segundo, ficar de olho em Garrosh. Enquanto Vol’Jin ficar no anonimato, você deverá achar outros adeptos à causa da Horda, e reuni-los para a hora certa de atacar. Isto será bem evidente nas missões de Ofensiva da Dominância.

O Início da Retaliação

Enquanto Vol’Jin se recupera, um personagem que há algum tempo não víamos retorna… Thrall!
O shaman, que está atualmente cuidando da sua família e da recuperação dos elementais da Terra após o Cataclismo, recebe um comunicado de Vol’Jin (através dos jogadores que fazem as missões diárias de Ofensiva da Dominância), pedindo que o orc vá para as Ilhas do Eco libertar seu povo, que está sendo aprisionado e vigiado por guardas Kor’Kron. Ao chegar ali, Thrall questiona as ações de Garrosh e dos orcs ao seu serviço, que se mostram hostis ao antigo Chefe Guerreiro. Thrall liberta os trolls das Ilhas do Eco e promete ajudar o líder troll em suas próximas empreitadas.

Enquanto isso, Vol’Jin está sob os cuidados de Chen Malte do Trovão, que retribui a amizade que eles possuem desde a evacuação dos trolls Lançanegra para as Ilhas do Eco e da fundação de Orgrimmar em Durotar (quem jogou Warcraft III pode tentar resgatar esse momento das Campanhas que envolviam Rexxar, Rokhan, Vol’Jin, Chen e Thrall na fundação de Orgrimmar). Thrall, Chen e Vol’Jin possuem uma amizade de longa data, e o pandaren começa a estudar com Vol’Jin como será possível derrubar a atual administração da Horda.

No Patch 5.3 teremos alguns cenários que introduzirão a lore da Rebelião. Assim que começarmos as missões acerca da Rebelião, muitas coisas irão acontecer:

  • Garrosh comecará a retaliação dos trolls em Orgrimmar (no Vale dos Espíritos) e na Vila Sen’Jin, onde será o ponto inicial da luta entre trolls e orcs Kor’Kron. Você pode conferir parte dessa história no post da Natalia sobre a retaliação em Vale dos Espíritos, clicando neste link..
  • Thrall irá para Orgrimmar tentar reunir o máximo de “rebeldes” que puder. Ele diz à Vol’Jin que dentro de Orgrimmar ainda há muitos amigos que podem ajudá-los a combater e derrubar Garrosh, mas para isso o shaman irá entrar sozinho na capital. Ele pede a Vol’Jin que cuide de Aggra e de seu filho caso ele não retorne. Até o fim das missões da Rebelião dos Lançanegra, não houveram outras notícias de Thrall..


  • Após a vitória sobre Monte Navalha (um dos locais onde se travará a disputa entre a Rebelião e Garrosh), Vol’Jin e seus trolls conseguem dominar o local, e finalmente Baine e os demais revoltosos descobrem que Vol’Jin está vivo. Baine diz ao troll que é preciso tomar cuidado com esta Rebelião, porque muitos de seus aliados estão dentro de Orgrimmar. Além disso, o tauren anuncia estar se preparando para ajudá-lo na Rebelião, só está precisando de tempo parar garantir a segurança de seu povo. Vol’Jin salienta que Lor’themar está pronto para se juntar assim que terminar a investida da Ilha do Trovão, e Sylvannas não tem desculpa para não ajudá-los. Mas Baine alerta: Orgrimmar já não é segura, e Garrosh transformou a cidade numa fortaleza. Será necessário mais ajuda para enfrentá-lo, ajuda vinda de fora da Horda.

.

  • Vol’Jin ressalta bastante que a Horda é uma família, e não uma ditadura. Quando indagado sobre o porquê desse início de Rebelião, Vol’Jin explica que a Horda em que eles vivem atualmente não é a Horda construída por Thrall e ele. A Horda atual é uma Horda que só se preocupa com os orcs,   onde o “Chefe Guerreiro” só pensa na destruição de quem não condiz com a Horda que ele quer, uma Horda violenta, sedenta por poder. Não é essa Horda que ele deseja, e ele vai lutar para mudá-la. Ele vai lutar por sua família. “Ya never cross family.”.


  • Lembra que eu disse sobre alguns cenários que introduzirão a história da Rebelião? Pois bem. O Andarilho das Lendas Cho terá uma importante função nessa Rebelião: através dos cenários, ele fará a intermediação entre a Horda e a Aliança, fazendo com que a Aliança ceda forças para Vol’Jin e ajude-o nessa perigosa empreitada. Afinal, é de interesse da Aliança ver Garrosh derrubado e um novo e melhor  Chefe Guerreiro assumir. .
  • A Aliança dispõe suas bases dos Sertões Setentrionais para a Horda, afim de ajudá-los na Rebelião. Nesse momento, Monte Navalha acaba se tornando um Santuário entre Aliança e Horda, ou seja, permitindo que ambas as facções transitem ali sem poder se atacar. Vol’Jin, quando indagado do porque a Aliança deve ajudá-los, responde: “Eu poderia deixar que a Aliança realizasse o cerco à Orgrimmar sozinha. Quando isso acontecesse, quando a cidade estivesse cheia de cadáveres da Aliança, meus caçadores das sombras [shadow hunter’s] invadiriam a cidade e nós mataremos tanto os Kor’Kron quanto os soldados da Aliança que encontrarmos. Daríamos seus mortos à Sylvannas, e eu pouparia muitas vidas dos Lançanegra com isso! Não gostaram desse plano? Então vamos manter este: trabalharemos juntos. Nós nem precisamos gostar um do outro para isso..


  • Uma notícia que saiu bem por cima, mas não menos importante, é que o Sétimo Sha será o Sha do Orgulho [Sha of Pride], e ele seria o responsável por manter Pandária em neblina. Há uma missão no próximo Patch que o antigo imperador ShaoHao aparece, e ele conta a história de que ele dominou todos os Shas, exceto um, o Orgulho. Havia um antigo Deus que possuía 7 cabeças antes de ser destruído, e essas cabeças se tornaram os Shas. Pois bem, por enquanto nós só conhecemos 6 Shas. Há especulações que este sétimo Sha, o Sha do Orgulho, está possuindo Garrosh e guiando-o em suas ações doentias. Mas só teremos CERTEZA disso nos próximos Patchs mesmo. Você pode ver a missão que mencionei neste vídeo (infelizmente, não há legenda em português): 
.
[youtube=http://youtu.be/r-o082_QSRQ]
.
Ainda não apareceu mais nenhuma informação sobre a Rebelião, mas pelo jeito vai ser algo bem longo e que durará durante o Patch todo, assim como aconteceu com a Ilha do Trovão no atual Patch. No PTR, ainda não há novas informações sobre a continuação dessa parte da lore – suponho que só no Patch 5.4: O Cerco a Ogrimmar [The Siege of Orgrimmar] é que a história continuará.
.
Antes que apareçam comentários mal entendidos sobre a reunião de Horda e Aliança na Rebelião, que fique bem claro: é conveniente para a Aliança a queda de Garrosh. Como o próprio Vol’Jin disse: nós não precisamos nem gostar um do outro, só trabalharemos juntos. A atual administração da Horda não colabora em nada com a Aliança, e só tem a trazer mais destruição, Theramore foi só o começo. Então, ajudando Vol’Jin e os demais líderes a derrubarem Grito Infernal, a Aliança pode ficar mais tranquila em relação à Horda. Pelo o que me parece, o próximo Patch exigirá muito mais que os jogadores coletem recursos para os revoltosos e ajudem a Rebelião do que tenham que pegar alguma reputação.
.
Eu não estou acostumada a fazer posts sobre lore, e desculpem se este ficou muito grande ou confuso. Quis ser o mais completa possível, para que a história não tenha brechas. Mal posso esperar pelo próximo Patch!
.
Fontes:
Marés da Guerra, de Christie Golden