X

Há um ano, essa mocinha aqui era uma jogadora de WoW cheia de boas intenções… e essa mocinha resolveu enviar um email aqui pro WoWGirl para ser colunista e pôr em prática essas boas intenções. E nesse um ano de coluna às quintas-feiras, aprendi que quando você faz algo por amor, junto de pessoas que possuem o mesmo objetivo, é algo extremamente prazeroso e compensador, principalmente com os comentários e críticas boas que temos aqui. E eu acredito que, como mulher e gamer, eu ajudo outras meninas que talvez não joguem tão bem, ou não tenham tanta confiança em si mesmas num mundo tão masculinizado, e acabam encontrando aqui no site uma fonte de conforto, já que temos moças que escrevem e discutem sobre aquilo que as agrada. Então hoje discutirei um pouco sobre nós, trolesas, draenaias, elfas, guerreiras, caçadoras, e todas as mulheres que adoram jogar WoW como eu 😀

Desde que somos crianças, a maioria dos nossos pais e das próprias escolas dividem o tipo de brinquedos e de atividades que meninos e meninas fazem. Hoje em dia a sociedade têm tentado modificar isso com a justificativa que devemos tratar ambos os gêneros da mesma forma, e realmente é errado definir certas características e funções à um sexo ou outro. Mas alguns anos atrás, muitos de nós sabemos que havia muito mais deste preconceito. Muitas mulheres gamers começaram a jogar porque o irmão ganhou um video game, ou o namorado tinha um, ou o marido convenceu a jogar, e poucas garotas tiveram a oportunidade de conhecer jogos por sua própria curiosidade ou porque seus pais deram a escolha de nós, mocinhas, conhecermos um pouco desse universo. Então por muito tempo ouvimos que, para as meninas, era errado jogar videogame, jogos eletrônicos e etc. Mas olhando o panorama geral dos jogos online e do WoW em específico, podemos ver que esse quadro tem mudado cada vez mais. A questão é: o que faz de nós meninas, moças e mulheres, jogarem jogos online?

A verdade é que homens e mulheres gostam de jogar pelos mesmos motivos. Você acha mesmo que porque há violência, ou sangue, ou cenas muito explícitas, uma mulher se sentiria ameaçada e impedida de jogar alguma coisa? É verdade que pode até ter algumas meninas que tenham esse receio sim contra jogos virtuais por terem algo que as desagrade, mas ainda assim, com a diversidade de tipos de jogos que temos por aí, acho difícil que alguém não goste de jogar nenhum. Falando um pouco mais de WoW, também não acho que haja uma distinção dentro dele acerca de atividades mais ligadas ao público feminino ou masculino. As mulheres fazem PvP, PvE hardcore, batalha de pets, transmogrificação, missões diárias, e etc, tanto quanto o público masculino.

Já vi em vários comentários aqui pelo site, alguns leitores dizerem que nunca viram uma mulher jogando WoW. Acho que muito disso ainda é parte dos antigos tabus que existem sobre mulheres e jogos virtuais, como já mencionei. As mulheres se sentem no direito de manter-sem reservadas, a fim de preservar certa privacidade e respeito acerca delas (muito disso vem da culpa de muitos homens com mente pequena que acham que mulher que joga só pode ser noob, ou que tem que mostrar o corpo na câmera, ou que diz que é shemale, etc). Mas se você procurar a fundo, vai ver que muitas estão por aí, jogando melhor que muito marmanjo!

No dia internacional da Mulher, a Alessandra fez um post muito interessante, mostrando o panorama feminino do mundo gamer. Estima-se por exemplo que 47% dos gamers sejam do sexo feminino, e que 1 a cada 5 jogadores de WoW sejam mulheres. Nós do WoWGirl percebemos também que de um tempo pra cá têm aparecido muitas leitoras nos comentários, na fanpage e interagindo conosco in game. É muito legal ver esse tipo de público se projetando mais nas redes sociais e na própria Real Life, mostrando que garota gamer é tudo de bom!

Eu, como colunista e como jogadora, me considero muito iniciante em alguns jogos e em algumas características do WoW, mas tenho toda a vontade do mundo em melhorar e continuar melhorando. Eu vejo principalmente na Equipe do site a garra que as meninas têm em sempre colocar no ar conteúdo de muita qualidade, traduções gigantes e guias complexos, sem esperar nada de ninguém. E vejo que todas elas se esforçam sempre mais e mais para aprender algo que possam compartilhar. Acho que ser mulher num ambiente considerado masculino já não é mais um desafio, mas sim uma conquista. Nós somos bem-quistas, somos recebidas de braços abertos pela maioria dos demais gamers, e se há segundas ou terceiras intenções nisso, não importa. O que importa é que conquistamos mais esse espaço.

E vocês, mocinhos que jogam WoW, nunca deixem de incentivas as mocinhas a fazerem o mesmo. Tenham paciência, mostre a elas o que as atrai e demonstre que é possível amar algo que só podemos compreender com sentimentos: o sentimento de matar um boss depois de 115 tentativas, de conseguir aquele pet tão querido, de matar 20 Allys sem morrer… hehe. Brincadeiras à parte, jogar WoW envolve mais do que que cliques e digitações, envolve sim sentimentos bons de vitória, de amizade, de confiança e de conquista. E depois de um dia difícil, é bom sentar no computador, abrir o jogo e ver que alguém está esperando você pra jogar World of Warcraft.

E você se sente melhor sabendo que há moças por aí que adoram jogar WoW tanto quanto você? E para as moças, vocês se sentem fortalecidas em saber que esse mundo virtual também nos pertence? 😀

Muito obrigada, e até a próxima!