X

Muita gente já está comentando sobre o fim de Mists of Pandaria e a possível expansão que virá em seguida. Já sabemos que a Blizzard está trabalhando na nova expansão de World of Warcraft e que provavelmente teremos grandes novidades na BlizzCon deste ano. Mas depois de Mists of Pandaria, o que podemos esperar do WoW?

Eu sinceramente considerei a expansão Mists of Pandaria como uma expansão de transição. A expansão foi boa, teve tantos problemas quanto qualquer outra expansão teve, mas focou diretamente em mudanças. Mudou o ambiente em que jogamos, pois saímos dos mapas habituais e mais conhecidos pela lore do jogo, e fomos pra um completamente novo. Conhecemos uma cultura diferente, onde a disputa entre a Aliança e a Horda tiveram novos desafios. A Horda acabou se partindo por dentro, desestabilizando-se e com desafios novos pela frente. Foram mudanças drásticas numa expansão que durou tão pouco tempo e que, em termos de jogabilidade, não nos envolveu tanto. Mas quem acompanhou toda a lore, sabe que a impressão que ficou por enquanto, é que estão nos preparando para algo grande que vem pela frente…

É complicado pensar no que pode vir pela frente sem lembrar de coisas que ainda estão pendentes na história de WoW. Das mais famosas: E a Legião Ardente [Burning Legion]? Onde estão Turalyon e Alleria? Porque Sylvanas anda tão quieta ultimamente? E os High Elves, onde estão escondidos? E Bolvar, por quanto tempo ele ficará congelado como novo Lich Rei? Dá para esperar muita coisa pela frente, e como na entrevista com o Ghostcrawler e Marco Koegler deixou claro, ainda temos pelo menos mais três expansões para esperar.

Pode ser que a próxima expansão não seja da Burning Legion como imaginamos. Pode ser que há coisa nova por aí, ou alguma coisa que esquecemos, ou mais uma expansão que vem para dar conta de toda a lore que ainda está inexplicada. Eu sinceramente espero que a Blizzard continue fazendo as coisas com calma. Por mais que o “EM BREVE” da Blizzard dure décadas, eu detestaria ver todo o conteúdo que está em falta ser enfiado em uma só expansão, e depois tenhamos que lidar com um jogo terminado. Por mais que a Blizzard demore em fazer as coisas, “in Blizzard we trust”, e nós sabemos que lore para eles é algo muito importante, mesmo que algumas das decisões tomadas não demonstrem isso.

Se eu pudesse palpitar sobre uma nova expansão, eu diria: vamos com calma. Acho que há muita coisa ainda para ser explicada, coisas que em uma expansão só seria destruir quase duas décadas de jogos da série Warcraft. Por mais que eu deteste o bem conhecido “EM BREVE” da Blizzard, eu espero que eles utilizem todo o tempo do mundo para fazer expansões épicas, que façam eu jogar com tanto fervor quanto eu jogava no Wrath of the Lich King.

Ainda temos pelo menos um patch até uma nova expansão. Especulando, eu imagino que depois do Patch 5.4 ainda exista um Patch 5.5 para ajeitar uma série de coisas antes da nova expansão. Não acredito que a Blizzard apresentará uma nova expansão na BlizzCon e logo a lançará, pois esse não é o jeito que a empresa trabalha. O que provavelmente acontecerá é um anúncio, e depois uma série de posts com novidades sobre a expansão nova, e só no fim do ano ou começo do ano que vem possamos realmente jogar World of Warcraft numa expansão nova.

Lembrando, meus queridos, que tudo aqui é uma suposição. Nada foi confirmado ainda sobre a nova expansão 😉

E vocês, o que esperam das novas expansões?

Muito obrigada, e até mais o/