X

A Blizzard divulgou em vídeo o conteúdo de uma mesa redonda com os desenvolvedores J. Allen Brack, Ion Hazzikostas e Tom Chilton, onde eles conversam sobre o patch 5.4 de World of Warcraft. Confira abaixo um pequeno resumo dos assuntos discutidos por eles.

Patch 5.4

De uma maneira geral, o lançamento do patch 5.4 foi tranquilo para os desenvolvedores. Segundo eles, os servidores foram ao ar até antes do previsto.

Nos servidores europeus, os Chefes de Mundo da Ilha Perene (Celestiais Majestosos) tiveram de ser nerfados terporariamente, pois havia uma quantidade muito grande de pessoas tentando completar simultaneamente a missão da capa landária. Para evitar problemas com os servidores, a vida dos Chefes foi reduzida para 80% do valor original, e algumas habilidades foram removidas. Segundo os desenvolvedores, isto ocorreu nos servidores europeus devido ao fato de lá existir uma maior quantidade de jogadores hardcore. E também em função de os fusos horários lá serem mais condensados, o que leva a uma maior quantidade de jogadores online ao mesmo tempo nas primeiras horas do lançamento do patch.

Eles costumam testar os servidores internamente antes de liberar para o público, para garantir que nada vai dar errado – ou o mínimo possível de erros aconteça. Geralmente os desenvolvedores logam com as próprias contas para ver se tudo está ok e se nenhum erro absurdo vai, por exemplo, sair apagando itens dos jogadores – segundo eles, se alguma conta for se ferrar nesse processo, que sejam as deles e não as do público 😛. Mas isso não é o suficiente: por ter uma quantidade limitada de testers, problemas do tipo ‘se x pessoas ficarem em um lugar x ao mesmo tempo coisas ruins acontecem’ não podem ser previstos.

Raides Flexíveis

Na opinião dos desenvolvedores, Wrath of the Lich King representou o melhor período em termos de raides, em função da quantidade de pessoas que raidavam na época. Para fazer com que um número maior de pessoas possam raidar, as Raides Flexíveis foram criadas – elas preenchem a lacuna deixada com a popularização das raides de 10 jogadores no Cataclysm, com a unificação dos locks de raides de 10 e 25 jogadores, que foi feito para que as pessoas não se sentissem obrigadas a raidar no modo 25m para obter recompensas melhores.

Com o sistema dinâmico das raides Flex, muitos problemas sociais dos grupos de raide foram resolvidos, como pessoas chegando mais tarde ou saindo mais cedo. O fato de que mais de 50% das raides Flexíveis completadas nas últimas semanas tiveram dois ou mais tamanhos diferentes durante seu percurso, e isso prova que esse sistema é um sucesso. Além disso, as estatísticas deles mostram que a quantidade de pessoas participando de raides Flexíveis é a mesma de pessoas que completaram cenários – e se você parar pra pensar que as raides requerem a montagem do grupo antes de entrar ao invés de simplesmente se apertar um botão, esse dado mostra que as pessoas realmente se interessam por esse tipo de conteudo.

Ilha Perene

perene 1

A Ilha Perene foi um experimento, e baseado na recepção dos jogadores a ela, ela pode se tornar um modelo de conteúdo end-game para próximas expansões. Uma das vantagens desse tipo de conteúdo é que ele pode ser expandido, com novos objetivos adicionados ao longo do tempo, e que não sejam necessariamente completados na hora.

Outro ponto em que a ilha foi uma boa experiência foi na quantidade de conteúdo e elementos a serem descobertos e montados, como os baús do tesouro ou os navios naufragados. Esse tipo de elemento e interação provavelmente será incorporado no processo de leveling dos personagens no futuro, juntamente com as missões e outras formas de up tradicionais.

Armazenamento e espaço nas Bolsas

Segundo os desenvolvedores, quanto mais espaço você tem, mais coisas você acumula. Logo, sempre existirá um problema de falta de espaço nas bolsas e banco e cofres. Mas apesar disso, eles entendem que a quantidade crescente de itens que podem ser guardados, ou que os jogadores possam querer manter por qualquer motivo tem aumentado bastante. Então eles estão buscando algumas alternativas para aliviar isso, como um sistema similar ao de mascotes e montarias para os itens de Herança, ou um “Armário de Brinquedos” para catalogar os brinquedos e itens estéticos e tira-los das bolsas dos jogadores. Infelizmente isso ainda é uma promessa, então pode continuar se virando com seus 3 slots livres na bag aí 😛

Novo sistema de Recrute-um-Amigo

zhevra

O sistema de recrutamento do jogo vai mudar! Ele será simplificado para funcionar apenas dentro do jogo, ao invés de envolver o site da B.net E o jogo, o que pode ser bem confuso. Como recompensa, os jogadores receberão um token, que pode ser trocado por várias recompensas diferentes – incluindo as recompensas antigas do sistema, como a Zhevra. Entre essas recompensas, haverão mascotes e montarias, tanto já existentes quanto novos modelos. Outra vantagem desse sistema é que, se você recrutar 5 amigos diferentes você poderá escolher 5 recompensas diferentes, e não receber a mesma repetida.

Vários

  • O WoW será destaque na BlizzCon, e haverá uma demonstração de raid ao vivo no palco. 
  • Os Gnomos não vão aparecer nas cinematics enquanto não houver um bom motivo para que eles estejam lá. Eles não apareceram na cinematic original do jogo porque quando ela foi feita, eles ainda não existiam no jogo como raça jogável – eles só foram acrescentados como uma opção de raça para os jogadores no estágio final de desenvolvimento do jogo.
  • Os devs reconhecem que as lutas de raid devem ser mais amigáveis para os DPS corpo-a-corpo, e estão trabalhando nisso – mas afirmam que Cerco a Orgrimmar é uma das raids mais amigáveis para os melees em muito tempo.
  • A forma de ingresso à Guilda dos Brigões (convites limitados e controlados) foi uma boa forma de levar os jogadores a um novo tipo de conteúdo sem causar instabilidade nos servidores, mas eles sabem que muita gente ficou nervosa por ter que esperar pra participar. Eles esperam encontrar um ponto de equilíbrio (entre os jogadores aproveitarem o novo conteúdo sem prejudicar o desempenho dos servidores) no futuro. 

O vídeo completo (em inglês) segue abaixo: