X

Diga-me: qual foi a última missão que você leu antes de fazê-la?

Você já leu além do objetivo da quest dentro de uma masmorra?

Você já procurou saber o motivo de estar alguma coisa antes de cumpri-la?

O mundo é corrido, a vida é conturbada e jogar virou algo para ser feito a mil por hora. Mas será que isso é bom?

World of Warcraft é rico em detalhes e muitas vezes deixamos a lore de lado porque o mais importante é alcançar ilevel, ganhar gold ou cumprir o cap da semana.

Eu quando comecei a jogar e entrava em alguma masmorra pegava as missões e tentava lê-las, mas era algo impossível, pois recebia xingamentos absurdos em inglês. Então, fiz todas as dungeons simplesmente para subir de nível.

Mas uma bela noite, meu pai sentou do meu lado e tivemos o seguinte diálogo:

– O que isso que você tá fazendo?

Sem olhar pra ele, respondi:

– Uma masmorra.

Ele ficou calado um tempo olhando para tela do computador e me perguntou algo que não soube responder:

– E qual é a história desse lugar que você tá?

Imediatamente parei de jogar e olhei pra ele, sem nenhuma reação.

A partir daquele dia eu comecei a ler todas as quests que pegava e fui criei outros chars para ir nas masmorras, pegas as missões e ler tudo antes de fazer.

Continuei recebendo frases “you gonna stand there for how long, moron? ,  come one, you idiot! , she’s a BR, it’s gonna need some time till she knows what she has to do” ( você vai ficar aí por quanto tempo, imbecil? , anda logo, sua idiota! Ela é brasileira, vai demorar um pouco até que ela saiba o que tem que fazer )

A leitura é algo não valorizado no Brasil e em outros países, isso é fato. Argumentos como “eu não gosto de ler” ou “tenho preguiça” fazem nosso vocabulário e hábito pela leitura sofrerem, querem ver um reflexo que a falta de leitura faz? Leia o chat do jogo.

É muito comum criticarmos pessoas que digitam errado no chat, mas boa parte dos erros seriam sanados se tais pessoas lessem mais.

Se você joga em inglês, ler as quests é uma ótima oportunidade de você expandir seu vocabulário em uma outra língua. Se você joga em português, aproveite para ver como se escrevem algumas palavras que você tem dúvida. Assim você une o útil ao agradável.

Quantas pessoas falam “Eu aprendi inglês jogando”? Por que então não podemos aprender a falar e escrever melhor jogando também?