X

Ontem nós demos dicas para melhorar seu DPS. O post de hoje é dedicado aos curadores/healers! Embora curar não seja tão tenso quanto tankar (e já vamos chegar com as dicas para os tanks), se considerarmos que em grupos de masmorras, com 5 jogadores, a vida dos amiguinhos está praticamente em suas mãos. Quando você começa a aprender a curar, elas podem ser um tanto tensas – porque é algo que não tem exatamente como aprender sozinho, você depende de outras pessoas. Você pode sair usando suas habilidades randomicamente pra testar, mas só praticando em uma instância você vai aprender as formas mais eficientes de curar um grupo. 

Confira abaixo as dicas que o pessoal do WoWInsider preparou para curadores iniciantes:

Comece com a intenção de continuar curando

Uma das coisas que vai afetar sua forma de jogar e experiência de aprendizado é como você vai começar a curar. Começar a upar um healer do zero é uma boa forma, já que as masmorras de nível baixo geralmente não são estressantes e você vai adquirindo suas habilidades aos poucos, e vai se acostumando com elas aos poucos também – como funcionam e como interagem com suas outras habilidades.
Se você vai começar direto no nível máximo, você já vai ter todos as suas habilidades, e isso pode complicar as coisas! Não deixe de estudar cada habilidade no seu grimório para saber exatamente o que você tem à sua disposição – as descrições não vão te explicar como curar, mas é um ótimo começo saber o que cada uma pode fazer.
Se você puder, faça masmorras ou heróicas de 5 jogadores com amigos, guildies ou familiares. O melhor cenário é se, no seu grupo, tiver um jogador que também cure com a classe que você está aprendendo – nesse caso, o jogador mais experiente poderá te dar dicas para lidar com situações específicas.
Pra começar, coloque todas as suas habilidades na barra de feitiços – você não vai usar todas o tempo todo, mas vai se acostumar com o que cada uma faz.

Não existe rotação

healer

Se você está acostumado a jogar de DPS, você pode estar procurando sua rotação como curador – sabe, a ordem certinha de lançar cada feitiço pra maximizar a cura que você faz. Infelizmente, curar não funciona assim – o melhor feitiço pra ser lançado em qualquer momento é o que for melhor praquela hora especifica! Ok, podem existir alguns elementos previsíveis – sua classe pode ter feitiços específicos para cura em área, por exemplo. Mas na maioria dos casos, curar é uma questão de saber quais habilidades você tem à sua disposição, e se lembrar delas no momento certo.

Além disso, você não precisa considerar só o tipo de dano que o grupo está recebendo na hora. Isso é bem óbvio, e vai mudar de classe para classe – vai ter hora que vai ser melhor usar alguns feitiços de alvo único, em algumas horas vai ser melhor usar uma cura em área, e o melhor lugar pra encontrar esse tipo de informação é em guias da classe que você está jogando. De vez em quando você deve considerar que, para lançar uma cura em área, pelo menos x pessoas devem ser atingidas – mas fora isso, não há nada pré-definido. É o caso de se adaptar, e de novo:  saber quais habilidades você tem à sua disposição, e se lembrar delas no momento certo.

Não ligue muito pros medidores de cura

Pode ser bem fácil ficar em primeiro no recount/skada na cura – é só sair jogando curas aleatórias pelo grupo o tempo todo. Mas fazer isso não é bom, não é legal, e nem ajuda seu grupo. Se você fizer parte de um grupo de curadores ao invés de estar curando sozinho, e você estiver com amigos, vocês devem trabalhar em conjunto de forma a gastar o mínimo possível de mana de cada um pra maximizar a vida de todo o grupo – e a forma de ficar no topo dos medidores de cura geralmente não é a forma mais eficiente de usar sua mana.

A Cura por Segundo (ou HPS – Healing Per Second) não é tudo. Não faz sentido, se você é um sacerdote, gastar toda a sua mana lançando Cura Célere (Flash Heal). HPS significa muito, muito pouco em uma instância – o que você precisa é CURAR DE VERDADE, não fazer números altos. Não faz sentido gastar 100k de cura em um jogador que só precisa de 50k pra ficar com a vida cheia – só 50k desses 100k são eficientes. E eficiência é uma coisa que pode ser medida também, com mais facilidade em algumas classes do que outras; mas vigie sempre o que você faz de overheal (cura além do necessário) e se esforce pra manter esse numero baixo. Praticamente todos os medidores também mostram o overheal.

Cuide de seu grupo

heal1

É impossível curar as pessoas se elas não estão ao seu alcance (range). E é incrível como todo mundo sai do seu range com uma frequência absurda! Você realmente precisa ter todo mundo ao seu alcance, especialmente se o lugar tem uma porta que fecha e separa o grupo. Se você for um xamã ou um sacerdote, você tem curas indiretas, como totens, Chuva Curativa e  Prece de Cura você ainda consegue curar quem ficou pra trás em casos de portas que se fecham, mas não temos certeza sobre as outras classes.

Além disso, se você está bebendo pra recuperar a mana, avise. E não tenha medo de pedir para fazer paradas pra recuperar mana – você precisa de mana pra curar, e se o tank sair correndo pela masmorra com você o seguindo freneticamente pra não pedir pra parar, estar perto dele com zero de mana não vai ajudar em nada no seu desempenho. A maioria dos curadores tem cooldowns [habilidades bem poderosas que só podem ser usadas depois de um tempo relativamente grande de recarga] de mana, mas nem todos conseguem essas habilidades em níveis baixos, se você está upando um personagem pra curar. Aprenda quais são essas habilidades, quando usar elas, mas não fique com receio de parar para beber!

Tenha consciência da sua utilidade

Falando em cooldowns, mesmo que você não jogue com toda classe de curadores, saiba que cada um tem habilidades específicas diferentes. Se você vai curar no PvP isso é ainda mais importante, já que você vai significar mais que numerinhos verdes subindo na tela pro seu time. Para ser um bom curador de PvP, você precisa saber o que mais pode oferecer ao seu time além da cura pura e simples. Habilidades de slow [deixar o inimigo lento], interrupções, crowd control,  dispels [retirar venenos, maldições e outras coisas ruins do tipo] – tudo isso pode ser extremamente útil.

E isso não vale só pro PvP – todas essas habilidades podem ser muito úteis no PvE em situações específicas, principalmente quando tudo dá errado. Perdas de aggro, slows, raízes enredantes, ciclones, quaisquer outros CCs, furtividade, desvanecer e todo tipo de habilidade que pode te livrar dos inimigos ou atrasar eles podem te salvar tanto em masmorras quanto em lutas de PvP.

Além disso, saiba quais são seus cooldowns pqpferroutudo – eles geralmente literalmente salvam vidas em muitas situações críticas. Também não se esqueça de colocar os feitiços que você aprende enquanto upa na barra, pra se acostumar a te-los sempre à mão – e não deixar os pobrezinhos mofando no seu grimório.

Considere addons de cura

heal 2

Tá, ta… assim como a menção dos medidores de dano no post de ontem sobre como melhorar seu DPS, muita gente vai falar “você não precisa de addons de cura, eu curo desde milnovecentosebolinha com a UI padrão do WoW e sofoda“. É lógico que você não PRECISA deles, mas em algumas situações, eles podem facilitar sua vida. Tem gente que prefere curar com healbot, com VuhDo, outros com macros, e por aí vai.

Nenhuma dessas formas é, realmente, melhor ou pior do que as outras, e você deve sempre testar todas as possibilidades para ver qual funciona melhor pra você. Todo mundo é diferente, e cada um deve jogar da forma que se sente mais confortável! Existem algumas situações em que o clicar-pra-curar, que é o básico, não funciona tão bem, como em arenas, onde o ideal seria usar seu mouse pra se movimentar. Mas ainda assim, se essa for sua forma preferida de cura em arenas, e funciona com você, não se sinta pressionada a mudar!