X
Tankar é um dos papéis mais estressantes no jogo, especialmente no Localizador de Raides – você não pode (ou não deveria) simplesmente entrar lá e bater nas coisas ou sair curando randomicamente e tudo vai ficar bem; você deve, de fato, saber as lutas, ou pelo menos sua mecânica básica. Não que os DPS e curadores não precisem saber, mas pra eles, é mais fácil dar aquela enrolada básica – o que não funciona tanto assim com os tanks. Ainda por cima, o fato de cada grupo geralmente ter apenas 2 tanks e eles precisarem se coorrdenar em muitas lutas faz com que a performance deles seja vigiada bem de perto pelo grupo todo – e existem grupos legais, outros nem tanto.

O mesmo se aplica em masmorras, onde os tanks geralmente são os líderes do grupo – claro que existem excessões, mas geralmente, se espera do tank que ele guie e estabeleça o ritmo do grupo todo. Tudo isso faz com que muita gente tenha receio de começar a tankar, e ache tudo muito complicado – por isso, o pessoal do WoWInsider reuniu algumas dicas que trazemos também pra vocês:

Puxando (Pulling)

“Pull” é o termo que se usa para o ato de fazer com que um mostro ou grupo de monstros ataquem você, e não aquele sacerdote com armadura fraquinha de tecido. Na maioria das masmorras iniciais, e em muitas das finais também, o pull é metade da batalha; enquanto você mantiver os monstros todos grudados em você, tá tudo certo. Mas como se faz isso?
Depende bastante da classe com que você joga, claro – já que cada uma tem habilidades específicas pra chamar atenção dos monstros e mante-los com você, mas existem alguns tipos diferentes de pull:

Pull com apenas um alvo: Geralmente são os mais fáceis. Todos os tanks vão receber, em algum ponto do treinamento, uma habilidade para taunt de alvo único – e se ela ainda não estiver disponível, vai ter um golpe forte que vai gerar muita ameaça, e manter o monstro perto de você. Ameaça (threat) e a palavra pros tanks: é isso que você precisa gerar pra que os monstros não te larguem. Aí existem algumas opções disponíveis pra que isso seja feito. A primeira é andar, dar charge ou correr pra cima do alvo e bater na cabeça deles, pra que eles te deem atenção, e guarde sua habilidade de taunt pro caso de um de seus DPS estar super equipado e puxar o alvo de você, gerando muita ameaça. A segunda opção é usar sua habilidade de taunt pra que ele venha até você. O taunt vai fazer com que o alvo fique fixo em você por um tempinho –  e só um tempinho, então não dê taunt e vá tomar um café. Taunte, depois continue batendo pra gerar ameaça, ou como é geralmente chamado, ‘aggro‘. Mas bata com vontade!

Pull com vários alvos:  Esses são um pouco mais complicados, simplesmente porque existem mais alvos pra considerar. Geralmente esses grupos são de trash mobs (monstros mais fracos), e o primeiro passo nesses grupos é descobrir se um deles é caster (lançador de feitiços ou curador).

Geralmente os casters são bem óbvios, por causa dos nomes. Se um dos monstros do grupo tiver ‘Sacerdote’, ‘Curandeiro’, ‘Bruxo’, ou qualquer coisa que pareça mágico, ele provavelmente é um caster. E porque você precisa saber qual é o caster? Porque quando você dá dano nele, ele não vem correndo pra cima de você pra te espancar, ele fica batendo de longe. O problema disso é que se todos os outros monstros estiverem juntos e o grupo começar a dar dano em área, o caster pode ficar #chatiado pela falta de atenção e começar a jogar bolas de fogo no seu curador.

O que pode ser feito em relação a isso? Você pode trazer o caster pra perto de você, puxando eles se você for um Cavaleiro da Morte, ou interrompendo eles. Um caster interrompido ou silenciado vai correr pra cima de quem eles tiverem como alvo. Os interrupts a distância são perfeitos pra isso. Sua outra opção é pegar todo o grupo de melees e levar ele para cima do caster – pedir pra que quem for DPS à distância bata no caster também ajuda bastante.

Além dos casters, você precisa de algo que faça com que todos os monstros batam em você. Os danos em área, ou qualquer habilidade que atinja mais de um mostro por vez sempre vai ser ótimo nisso, assim como DoTs (danos em tempo). Tente guardar seu taunt pra qualquer monstro que escape, pois tauntar um único alvo em um grupo maior vai fazer com que todos corram pra cima de você, mas você não vai ter muito aggro.

Pulls de linha de visão: Esses já se encaixam em uma seção avançada, e podem ser uma ótima forma de juntar vários monstros em um grupo fácil de gerenciar. Você precisa de duas coisas: uma parede ou outro obstáculo que quebre a linha de visão, por exemplo, que você não consiga atingir mostros que estão atrás dela, e um grupo que coopere. Deixe seu grupo do lado livre de monstros do obstáculo, corra pro outro lado, acerte um monstro e corra de volta. Quando você vir os monstros chegando no seu alcance, dê um dano em área e atinja todos eles! Você precisa de um grupo que coopera porque eles todos precisam esperar você pegar aggro suficiente, senão o pull não vai funcionar.

Cuide do seu grupo

druid tank

Especialmente quando você estiver passando por portais ou portas, por curvas ou descendo escadas, garanta que você tenha seu grupo, especialmente seu curador, perto de você. Se você deixar um DPS pra trás, especialmente em masmorras de nível baixo, você ficará bem, mas não vai sobreviver muito se quem ficar pra trás for um curador. Claro, você pode passar por um ou dois pulls, a não ser que seja um guerreiro, mas não muito além disso.

No mais, mantenha um olho em seu DPS e no seu curador: onde eles estão, e como eles estão. Se você pegar mais grupos de monstros do que pode lidar com, seria bom ter um DPS pra te ajudar, ou um curador te dando assistência. Isso pode ajudar, mas pode ser um dificuldade – e se for uma dificuldade, diga.

Vigie seu posicionamento

E nisso, quero dizer tanto sua posição em masmorra ou raide, e seu posicionamento relativo aos montros batendo em você. Pense no seu grupo como um navio que você está guiando: sim, cada jogador deve saber como se posicionar também, mas se você parar um grupo de monstros no meio do caminho de uma patrulha, não é um bom cenário. Além disso, quando posicionar os monstros pra fora das coisas ruins no chão, se lembre que alguns DPS precisam ir por trás dos monstros para bater neles. Saia da poça, tire os monstros da poça e ande um pouco mais. 
Isso é importante porque os ataques dos DPS melee serão mais efetivos pelas costas, evitando desvios, bloqueios e coisas do tipo. E mais: isso vale pra você também! Tente manter os monstros sempre na sua frente, pois será mais difícil mitigar o dano se ele vier por trás. (risos).

Comunique-se

Tenha em mente que não importa ser novo, não importa estar começando e aprendendo agora, porque todos nós também já fomos iniciantes; se você chegar em uma instância que nunca tankou antes, ou não lembra, fale pro seu grupo que você não tem certeza de por onde começar – existem grandes chances de alguém do grupo saber e ajudar. Não deixe de usar os mapas e o almanaque de raides também!

E o mesmo se aplica se você não está indo rápido pra esperar uma patrulha, ou tentando descobrir qual é o curador ou lançador de feitiços do grupo, ou tentando decidir pra que lado ir. Se um DPS sai correndo e puxa os monstros,  peça pra que ele não faça isso, ou só explique que você está esperando algo. Sim, você vai encontrar uns chatos te mandando andar logo, mas não se preocupe nem estresse com isso.

Por último, se você ficar perdendo o aggro para um pet, seja de um bruxo ou caçador, peça pra que o jogador retire o taunt do pet. Eles não devem se importar 😉

Não faça…

Existem algumas coisas que podem fazer com que as coisas não funcionem ou que simplesmente não ajudam em nada, e que são sinais de que algo está errado. Você pode ler todas elas (ou várias) nesse post da Lorie.

Tem alguma dúvida? Ou quer deixar mais alguma dica pros tanks iniciantes? Deixe nos comentários!