X

Continuando com as entrevistas de Ion “Watcher” Hazzikostas, Lead Designer de encontros no WoW, trazemos agora as perguntas do francês Mamytwink.

Aqui, ele fala de quem poderemos encontrar como chefe em masmorras e raids (Ner’Zhul e Mão Negra estão na lista), mudanças no sistema de loot (com a quantidade de itens no saque variando de acordo com a quantidade de jogadores no grupo), o futuro das Guarnições, o que virá no patch 6.0 (sim, teremos evento pré-expansão!), que por volta de 20% das habilidades de todas as classes serão removidas, as recompensas extras do modo desafio, a possibilidade da zona PvP ser cross-realm para corrigir problemas de balanceamento e sobre um possível revamp nas montarias raciais. Confiram:

Cada Warlord terá sua própria raid?  

Às vezes, haverá 2 Warlords em um único tier. Ner’zhul vai ser chefe em uma masmorra, a Shadowmoon Burial Grounds (nível 100). Não existe uma fórmula, o que é certo é que o Mão Negra será o chefe final do Patch 6.0, o último chefe de Fundição Rocha Negra.

Há um sistema de saque atualizado em Warlords of Draenor. Porque tornar ele tão flexível? É para adaptar às raides flexíveis? 
É uma mudança essencial. Era um dos maiores desafios pra gente ao adaptar as raides flexíveis às outras dificuldades (normal e heróico). O Saque Pessoal é uma ótima opção para o LFR ou para pugs, mas não funciona tão bem quando você joga com amigos e guilda – é essencial poder dar o saque para o membro do grupo que precisa dele. É um aspeco social do jogo que nós não queremos ignorar.

O único problema era o número de saque. Se nós tivessemos escolhido um número fixo de itens, nós teríamos problemas com o número de jogadores. Ao invés disso, nós concordamos em um sistema que a quantidade de itens depende do tamanho da raid e dos jogadores elegíveis para o saque. Por exemplo, uma raid de 10 jogadores vai receber 2 itens no saque, enquanto uma raid de 20 jogadores vai receber 4 itens no saque. Se 18 desses jogadores já receberam um item desse chefe mais cedo naquela semana, o que quer dizer que apenas duas pessoas seriam elegíveis, você poderia não ter saque.

24

As Guarnições foram planejadas para serem permanentes, ou é uma funcionalidade específica de Warlords of Draenor? 
As Guarnições estão ligadas a Warlords of Draenor, elas são bases que cada jogador constrói para ajudar na luta contra a Horda de Ferro – o objetivo é fazer com que os jogadores criem um exército. Entretanto, a tecnologia que usamos para criar as Guarnições provavelmente serão usadas novamente no futuro.

Vocês planejam aumentar a dificuldade das masmorras Heroicas em Warlords of Draenor. Vai ser algo similar à WotLK/MoP ou mais como Cataclysm?
No meio. Provavelmente a dificuldade será mais como as Heróicas fáceis do Cataclysm, como Pináculo do Vórtice e Cidade Perdida dos Tol’Vir. Por outro lado, Litocerne ou Grim Batol eram masmorras heróicas muito difíceis para a maior parte dos jogadores, em pugs.  A maior difereça em Warlords of Draenor é que nós também vamos ter masmorras de dificuldade normal no nível 100, que devem ser mais fáceis para quem quer só entrar em uma masmorra pelo localizador de grupos.
Os jogadores só precisarão do saque das masmorras normais para entrar na fila do Localizador de Raides. As masmorras heróicas vão ajudar a quem quiser se equipar para o modo normal das raides.

O LFR vai ter um impacto negativo nas masmoras heróicas, se os equipamentos dele forem melhores?
No início da expansão o LFR não vai estar disponível, e vai ser disponibilizado aos poucos, ala por ala. As masmorras heróicas estarão disponíveis imediatamente, e vão ser a melhor opção para se equipar para raides. Além disso, vamos adicionar recompesas interessantes para as missões diárias do modo desafio: um item épico de qualidade do LFR. Independente da medalha que você conseguir (desde que seja pelo menos bronze), a missão diária vai te dar um saque épico! At the beginning of the expansion, LFR won’t be available and will only open wing after wing. Heroic dungeons will be available immediately and will offer the best way to gear up for raids.

Claro que as medalhas de Prata e Ouro ainda darão como recompensa os itens estéticos.

Ashran (a zona PvP) vai ser cross-realm? Cross-battle.net?

O plano atual é que cada servidor tenha essa zona individualmente, mas podemos torna-la cross-realm para corrigir problemas de balanceamento entre facções. Nós não queremos uma nova Invérnia com o buff de Tenacidade.

Ashran é uma zona de nível 100?
Sim, é uma zona de PvP “end game”.

Existe algo que você possa contar pra gente sobre o Patch 6.0? Vai ter um cenário ou um evento mundial?  
Como sempre, o Patch 6.0 vai introduzir praticamente todas as novas funcionalidades de Warlords of Draenor: novos modelos, item squish, novos modos de raid. Só Draenor ainda não estará disponível. O patch também inclui um evento no jogo, mas não posso falar nada sobre ele ainda.

gnomaflex
Os novos modelos das raças são realmente incríveis, mas as montarias raciais estão começando a parecer velhas ao lado deles. Existem planos de atualizar elas também? 
Nós sempre tentamos melhorar todos os aspectos do jogo, como por exemplo, as melhoras nos feitiços que fizemos. A Bola de Fogo de um mago tem uma aparência muito melhor do que tinha há 7 anos, mas não conseguimos fazer tudo de uma vez.

As novas montarias, lançadas ao longo do tempo são muito mais detalhadas, e entendemos que vai ser estranho usar as montarias raciais/de facção com os novos modelos. Isso é algo que a gente pode trabalhar no futuro.

Vocês tem planos de adicionar chefes “bonus” ao modo Mítico das raides como fizeram com Ra-Den em Trono do Trovão? 
Potencialmente. Como fizemos no passado com chefes Heróicos, alguns deles podem ter fases extras, como por exemplo, Garrosh iem Ventobravo. Nós também gostamos de ter chefes opcionais como Algalon, Sinestra ou Ra-Den, mas só quando parece apropriado.  Obviamente nós estamos abertos a continuar fazendo isso no modo Mítico, e posso te contar que os chefes das raides disponíveis no Patch 6.0 terão uma diferença importante no modo Mítico. Uma boa surpresa espera por vocês.

Vários jogadores reclamam da redução de feitiços e habilidades para as classes. Vocês pretendem continuar reduzindo eles? 
Nós removemos sim habilidades que nós não achávamos essenciais para o jogo – inclusive, muitos DPS costumavam juntar elas em uma macro para lançar ao mesmo tempo. Um Guerreiro, por exemplo, criava uma macro com Temeridade e Estandarte da Caveira, e esse é o motivo pelo qual Estandarte da Caveira foi removida e alguns de seus efeitos foram acrescentados a Temeridade. Nós removemos por volta de 20% das habilidades e feitiços de todas as classes, mesmo que a gente tenha que acrecentar mais alguns para balanceamento. Os jogadores provavelmente vão pedir durante o beta.

No fim das contas, nós queremos reduzir a quantidade de botões necessários para jogar, e tornar o jogo mais fácil para jogadores que estão retornando. O objetivo é tornar o jogo entendível para todo jogador, e cada botão deve ter um objetivo claro.

Nagrand_Landscape
Os desenvolvedores se divertiram com Karazhan nas útimas builds do PTR. Vocês planejam usar ela novamente na expansão?  
Karazhan é um lugar cheio de nostalgia e memórias divertidas. Nós com certeza poderíamos revisitar Karazhan em algum ponto.

Originalmente nós tínhamos planejado um papel para Karazhan no evento que precede o lançamento de Warlords of Draenor. Pensamos em um cenário faseado, acontecendo lá. O lugar tem uma ligação com a destruição do Portal Negro, e você seria mandado lá para investigar o assunto. Finalmente, nós decidimos contra essa ideia, e os desenvolvedores se divertiram com os dataminadores do MMO-Champion.

Desculpa, mas preciso perguntar… quando começa o beta de Warlords of Draenor?
Soon™.  Você precisava me fazer essa pergunta, e eu preciso te dar essa resposta.