X

Guardando a Cidadela do Senhor do Trovão nas Montanhas da Lâmina Afiada,  está o caçador Rexxar – o Campeão da Horda, metade ogro e metade orc. Esse personagem possui uma grande historia que contribui para importantes conquistas em Warcraft.  Rexxar é sempre visto com seu fiel companheiro, o urso Misha.  Mas a referência de hoje não será sobre o caçador e sim sobre esse  companheiro que está sempre ao seu lado. O nome do urso Misha pode ser uma referência ao ursinho Misha que foi o mascote das olimpíadas de Moscou em 1980.

WoWScrnShot_030914_094146

Misha talvez seja o mascote mais famoso das olimpíadas, ele tinha até nome e sobrenome. Misha em russo é o apelido de Mikhail, seu nome completo é Mikhail Potapych Toptygin153433-0994-ga

Os Jogos de Moscou, da antiga União Soviética, que ocorreram em 1980, foram marcados pelo maior boicote da história olímpica. Foi quando a influência política interferiu no esporte.

Vários países participaram do boicote imposto pelos Estados Unidos, estima-se que foram aproximadamente 69 nações. O ato foi comandado pelo presidente Americano Jimmy Carter em resposta à invasão militar soviética do Afeganistão no ano anterior. No contexto da Guerra Fria, o clima entre os países era de muita pressão e temor.

O uso da imagem do ursinho Misha nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos olímpicos, sensibilizou o mundo.  Misha ganhava movimentos através de um mosaico movimentado por pessoas nas arquibancadas que carregavam as placas. Com uma coreografia ensaiada eles levantavam e abaixavam essas placas gerando movimentos sincronizados, que geravam os movimentos do urso.

Um momento marcante que entrou para a história e transformou o urso Misha em um personagem tão importante, ocorreu durante a cerimônia de encerramento, quando uma coreografia simulou a queda de uma lágrima do olho do ursinho, fazendo Misha chorar.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NJNpci-l06c]

Essa famosa cena do choro pode ter sido uma mensagem que mostrava que o país lamentava a ausência das delegações que participavam do boicote e de certa maneira mostrar que a União Soviética também era humana. A verdade é que o criador da coreografia nunca informou o motivo da lágrima do Misha, o que gera ate hoje várias especulações e interpretações.

Créditos das imagens:
Capa: Portal WoW
Misha: BBC Brasil