X

A gente está familiarizado com as brigas e atritos entre Horda e Aliança, e também já viu muitas vezes as desavenças virarem acordos supérfluos e temporários para derrotar o mal que assolava Azeroth. Aconteceu isso no WoW Vanilla, no Burning Crusade, no Wrath of the Lich King, no Cataclism e no Mists of Pandaria, e apesar de todo o conflito entre as facções, uni-las pareceu a decisão mais sábia a ser tomada no momento para resolver o problema. Será que daqui pra frente teremos que manter assim?

A Aliança têm enfrentado más decisões da Horda há um bom tempo, e desde o começo de Pandária tem carregado o fardo de limpar a bagunça que um Chefe Guerreiro mal colocado fez. A própria Horda teve que se reestruturar minimamente para conceber um golpe, que só foi possível com o auxílio da Aliança através dos acordos de Thrall e Chen com a facção azul, nós acompanhamos de perto esse evento com a Rebelião dos Lançanegra. Mais uma vez, a Horda se depara com decisões erradas de Garrosh em Warlords of Draenor, e mais uma vez a Aliança é quem sofrerá as consequências maiores. Afinal, por mais que Garrosh queira criar a nova Horda com somente os orcs com a ajuda de seu pai Grommash, e irá levar essa galera do mal toda para Azeroth através do Portal Negro, a Aliança sabe que mais cedo ou mais tarde a briga sobrará para eles. De uma coisa temos certeza: Garrosh odeia a Horda atual e fará tudo para desmanchá-la e criar sua nova Horda: a Horda de Ferro. Mas tem uma coisa que ele odeia mais do que a Horda de Vol’Jin e de Thrall: A Aliança.

Lendo o post do WoWInsider sobre um assunto parecido com esse, me veio a dúvida: Então porque Varian simplesmente não destruiu a Horda, como Jaina sugeriu no vídeo do fim de Cerco a Orgrimmar? A Horda está destruída, está com as estruturas internas balançadas, uma cidade transformada em raide… seria a hora perfeita, não?

Acho que tudo gira em torno de manter a honra de cada uma das facções mesmo. Afinal, são facções fortes, em guerra há tanto tempo, serão cada vez mais mortes e lutas sem fim, que levarão à vitória uma facção que provavelmente estará tão fraca e desestruturada no fim, que um mero ataque de murlocs poderá derrubá-la (lembrem-se que os trolls Lançanegra sucumbiram bastante por causa de murlocs… não os subestimem :P). E ainda tem bastante gente ruim para aparecer nas outras expansões, não é?

E aí no primeiro episódio de Senhores da Guerra, vemos um Varian absorto em conhecer os tais senhores da guerra que vêm assolar Azeroth, e que conheceremos e enfrentaremos em Draenor. Nota-se que ele está preocupado, e sabe que é mais um desafio e tanto. Mais um problema que não teria acontecido se a Horda tivesse sido destruída de vez… ou será que não?  Não duvido que Vol’Jin e os outros chefes das raças também não estão preocupados com esse ataque tão recente. Mas então: será que veremos novamente um acordo entre Horda e Aliança para derrotarem juntos mais esse desafio?

Horda e Aliança são duas facções que se detestam, mas que ainda necessitam uma da outra pra sobreviverem. Ainda há muito mal nesse mundo pra que uma delas aguente sozinha toda a destruição que pode ocorrer. São fortes separadas, mas invencíveis juntas. E apesar dos pesares, acho que essa é a proposta do jogo, não? Que no fim, o trabalho em equipe e a tolerância sejam maiores que as desavenças entre nós. 🙂

E vocês, o que acham que vai acontecer no Warlords? Como vocês acham que a Aliança vai lidar com mais esse problema que a Horda traz à Azeroth? E a Horda, vai limpar a bagunça e mudar sua postura para evitar problemas no futuro?

Muito obrigada, e até mais o/

Acho que muitas dessas suposições serão respondidas no livro que está por vir: Crimes de Guerra, de Christie Golden. Já dá pra ficar bastante ansioso para saber o que vai acontecer, não é mesmo?