X
Este é o 3º artigo de 4 posts da série Dormir não da Reputação (O insano).

Hoje nosso terceiro guia da série sobre o título O Insano falará de 4 reputações necessárias para a conquista Dormir não dá reputação numa tacada só: Angra do Butim (Booty Bay), Visteterna (Everlook), Geringontzan (Gadgetzan) e Vila Catraca (Ratchet), que juntos formam o Cartel Bondebico (Steamwheedle Cartel). Como na maioria dos casos você ganha reputação com todos ao mesmo tempo, não vale muito a pena separar cada parte do Cartel em um artigo, portanto prepare-se para recuperar todo o amor dos Goblins por você de uma só vez <3.

Para esta parte da conquista Dormir não dá reputação é necessário conseguir reputação Exaltado com cada uma das quatro facções. Ao longo do farm você percebe que dependendo do local onde escolher farmar sua reputação, você ganhará mais reputação com uma cidade e metade com as três outras. Isso acontece porque cada ponto de farm concede primariamente a reputação com uma cidade, e a reputação com as demais podem ser chamadas de “respingos”, e cada ponto de farm está ligado a uma cidade diferente.

Com o artigo de hoje mostrarei todos os métodos para ganhar reputação com esta facção, de Odiado 0/36000 até Exaltado 999/1000 🙂

A conquista – Dormir não dá reputação

Elevar sua reputação pelas áreas listadas a seguir.

1 – Odiado 0/36000 até Neutro

Você só precisa se preocupar com esta parte do guia em duas situações: caso você tenha começado a fazer sua conquista Dormir não dá reputação partindo primeiro da reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta; ou você pode usar esta parte do guia se você cansou de tomar tapas cada vez que passa em uma cidade Goblin do Cartel e quer recuperar o suficiente para entrar lá tranquilamente de novo.

Caso você esteja começando a farmar a conquista Dormir não dá reputação começando primeiro pelos Goblins, você não precisa se preocupar com esta parte… por enquanto :P. Vá até o tópico 2 deste guia para começar a farmar sua reputação com o Cartel Bondebico a partir de Neutro.

Existem duas alternativas para farmar sua reputação de Odiado até Neutro com o Cartel: em uma você não perde reputação com os Bucaneiros, porém vai precisar matar muitos, mas MUITOS mais piratas para isso; com a outra opção você recupera sua reputação de 0/36000 Odiado até 0/6000 Neutro, ao custo de perder praticamente toda reputação conseguida anteriormente com os Bucaneiros.

1.1 – Farm com piratas diversos (sem perder reputação com Bucaneiros)

Recomendo não optar pelo modo mais prático (farm com missões) apenas se por acaso você virou Pirata V1d4l0k4 de vez e farmou sua reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta até Exaltado. Tem gente que chega a este ponto e quem sou eu pra questionar :P, portanto se este é seu caso o tópico 2 deste guia, que mostra o farm de reputação de Neutro a Exaltado, também serve para você que está começando de Odiado, exceto pelo Farm no Sul de Tanaris, onde é necessário entrar em guerra com os Bucaneiros e para cada PNJ morto você perde uma quantidade considerável de reputação.

1.2 – Farm com missões (perdendo reputação com Bucaneiros)

Em cada uma das cidades do Cartel Bondebico existe um PNJ que faz a troca de alguns itens por reputação com a respectiva cidade mais um pouco de reputação com as outras através de uma missão repetitiva. Desta forma é possível recuperar toda a reputação necessária para ficar com status Neutro com as cidades do Cartel. Cada cidade pede um tipo diferente de tecido (que pode ser facilmente farmado ou encontrado nas Casas de Leilão) mais algum material que pode ser comprado em qualquer vendedor de mercadorias.

Com este método, você perde 500 de reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta para cada missão entregue, portanto não use este método caso não planeje perder reputação com os Bucaneiros.

Atenção: antes de comprar ou farmar todos os materiais necessários abaixo, leia o tópico 1.2.5 deste guia – Brincando de Matemática – onde menciono um cálculo prático e barato de conseguir todas estas reputações, levando em conta os preços de cada item na Casa de Leilões.

Nana Chacabum

Para recuperar sua reputação de Odiado a Neutro com a Vila Catraca, você precisa fazer a missão repetitiva Curando Velhas Feridas, oferecida por Nana Chacabum [65,72] em Vila Catraca.

Para Chegar lá:

  • Aliança: no Santuário das Sete Estrelas, em Pandaria, você pode falar com o PNJ Kima Traca que te teleporta diretamente para Vila Catraca por 10 de ouro.
  • Horda: basta voar de Orgrimmar em direção ao sudeste, direto para os Sertões Setentrionais.

Para cada missão é necessário entregar 40x Linho e 4x Ampola de Cristal. A missão Curando Velhas Feridas concede 500 de reputação base* com Vila Catraca e 250 de reputação base com Visteterna, Geringontizan e Angra do Butim. Além disso você perde 500 de reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta.

Bronn Frisachave

Para recuperar sua reputação de Odiado a Neutro com Visteterna, você precisa fazer a missão repetitiva Fazendo as Pazes, oferecida por Bronn Frisachave [58,52] em Visteterna.

Para Chegar lá:

  • Aliança: pegue o portal para o Monte Hyjal em Ventobravo e voe para o Norte indo, para baixo.
  • Horda: pegue o portal para o Monte Hyjal em Orgrimmar e voe para o Norte indo, para baixo.
  • Engenheiros: caso tenha o Estripador Dimensional – Visteterna use-o com cuidado para não morrer chegando lá 😛
  • Druidas: uma outra opção é a habilidade Teleporte: Clareira da Lua. Use-o e voe para Leste.

Para cada missão é necessário entregar 40x Runatrama e 4x Carvão. A missão Fazendo as Pazes concede 500 de reputação base* com Visteterna e 250 de reputação base com Vila Catraca, Geringontizan e Angra do Butim. Além disso você perde 500 de reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta.

Rusmanin Xabudega

Para recuperar sua reputação de Odiado a Neutro com Geringontzan, você precisa fazer a missão repetitiva Guerra no Mar, oferecida por Rusmanim Xabudega [50,27] em Geringontzan.

Para Chegar lá:

  • AliançaHorda: pegue o portal para Cavernas do Tempo na Citadela Violeta em Dalaran. O portal te levará para as Cavernas do Tempo e, saindo de lá, voe para o Norte em direção a Geringontzan.

Para cada missão é necessário entregar 40x Magitrama e 4x Catalisador Forte. A missão Guerra no Mar concede 500 de reputação base* com Geringontizan e 250 de reputação base com Vila Catraca, Visteterna e Angra do Butim. Além disso você perde 500 de reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta.

Traidor Vela Sangrenta

Para recuperar sua reputação de Odiado a Neutro com a Angra do Butim, você precisa fazer a missão repetitiva Um duas-caras na Vela Sangrenta, oferecida pelo Traidor Vela Sangrenta [48,63] em Cabo do Espinhaço.

Para Chegar lá:

  • Aliança: no Santuário das Sete Luas, em Pandaria, você pode falar com o PNJ Kima Traca que te teleporta diretamente para Vila Catraca por 10 de ouro. De lá, você pode pegar o navio, que vai direto para Angra do Butim. Ao chegar lá, voe para o Norte, em direção ao Vale da Névoa.
  • Horda: Pegue o Zepelim para os Sertões Setentrionais. De lá, voe para o Vale da Névoa em direção ao sul.

Para cada missão é necessário entregar 40x Seda  e 4x Pigmento Vermelho. A missão Um duas-caras na Vela Sangrenta concede 500 de reputação base* com Angra do Butim e 250 de reputação base com Visteterna, Geringontizan e Vila Catraca. Além disso você perde 500 de reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta.

  • 1.2.5 – Brincando de Matemática =D

Como mencionado nos tópicos acima, ao entregar qualquer uma das quatro missões você ganha 500 de reputação com a cidade na qual está concluindo a missão + 250 de reputação com as outras facções Goblins. Não é preciso muito para notar que a partir do momento que concluir a reputação Neutra com uma das cidades, a quantidade de materiais necessários para as outras diminui de acordo com a quantidade de cidades com a qual precisa pegar as reputações até Neutro.

Portanto um meio prático de fazer isso é começar pela cidade cujo o tipo de tecido seja mais barato e/ou fácil de farmar. Temos 4 opções: LinhoSedaMagitrama e Runatrama. Neste guia considerarei como mais fácil o método ‘comprar na Casa de Leilões’, porque né, preguiça de farmar hahah. Para consultar os preços usarei como base os preços da seção Custo Alfaiataria, do site Zotwee (recomendo muito!), usando como exemplo o servidor Nemesis, do Lado da Aliança:

Zotwee - Custos de Alfaiataria

Esta página mostra informações úteis sobre o quanto de cada material precisará para nivelar Alfaiataria e seu custo na Casa de Leilões (atualizados constantemente), mas para este artigo precisaremos apenas do preço de cada item (Market) dos quatro tecidos que vamos usar nas missões. Neste momento, o item mais barato dos quatro é o Linho, enquanto o mais caro é a Runatrama. Se eu fosse fazer estas quatro missões no momento que escrevo o artigo na Aliança do Nemesis, provavelmente eu começaria farmando as reputações com Vila Catraca (onde precisamos de Linho para a missão) por ter um custo mais baixo na Casa de Leilões – começando do mais barato até o mais caro.

Para completar toda a reputação com Vila Catraca, precisarei de um total de 3360x Linho (168 stacks) + 336x Ampola de Cristal. Com este número chego em Neutro com Vila Catraca e ganho alguma reputação com as três outras cidades.

Em seguida eu partiria para Geringontzan. Como eu já ganhei alguma reputação farmando Vila Catraca na outra missão, não precisarei mais da mesma quantidade “base” de itens caso estivesse farmando de 0/36000 odiado. Então precisarei de 1680x Magitrama (84 stacks) + 168x Catalisador Forte. Com isso já estarei neutra também com Geringontzan.

Seguindo em frente, o terceiro item que custa menos é a Seda, portanto irei farmar agora a reputação com Angra do Butim. Como farmei duas outras cidades antes, para conseguir chegar a Neutro com Angra do Butim precisarei de 800x Seda (40 stacks) + 80x Pigmento Vermelho. Feito isso, chegarei a 0/6000 Neutro com Angra do Butim.

E por último, farei a missão que pede Runatrama, que é o item mais caro desta lista, então irei para Visteterna. Por esta ser a última reputação que preciso das quatro, precisarei para chegar até Neutro 0/36000 exatamente 440x Runatrama (22 stacks) e 44x Carvão. Assim termino de farmar todas as reputações do Cartel Bondebico.

Basta seguir esta lógica se preferir comprar todos os materiais ao invés de farmá-los. Eu demorei bastante tempo pensando em uma maneira de fazer isso de modo mais barato, até encontrar o comentário do usuário Slicerace nos comentários sobre a missão Traidor Vela Sangrenta no Wowhead, onde ele compartilha este método que descrevi para calcular as informações. Pessoalmente estou seguindo este cálculo e fazendo agora as reputações com estas cidades o suficiente para poder entrar nas cidades Goblins de novo de forma segura, então vale o esforço 🙂

Nota: para os valores totais de cada item estou considerando os valores de reputação base*, o que significa que a quantidade de materiais vai diminuir um pouco com o perk de Guilda Queridinho, a racial humana Diplomacia e outros bônus de eventos.

2 – Neutro a Exaltado

Esta parte do guia serve para você que está começando agora a sua conquista Dormir não dá reputação e nunca teve nenhum contato com os Bucaneiros da Vela Sangrenta na vida. Todo personagem ao começar no WoW tem a reputação Tolerado com todas as cidades do Cartel Bondebico. Existem diversas missões espalhadas por toda Azeroth que inclusive dão reputação com cada uma delas, porém algumas normalmente dão mais reputação com alguma cidade específica. Confira nos links abaixo as missões que dão reputação com cada uma das cidades:

Cada link contém um filtro que mostra as missões que dão reputação com cada cidade. No link é possível ver também outras informações úteis sobre missões exclusivas de facção, cada mapa e nível onde as missões são encontradas, recompensas e usando o recurso de importar o personagem para o Wowhead, você pode inclusive ver quais missões já completou ou não.

Independente destas missões, você não conseguirá chegar a Exaltado apenas com elas. Em algum ponto do seu farm de reputação, você precisará matar piratas… MUITOS piratas, e é aqui que o farm pode ficar intenso.

Nos tópicos abaixo coloco todas as localizações relevantes para se farmar reputação com cada cidade do Cartel e outras notas importantes.

  • 2.1 – Enseada do Armador Perdido – Tanaris, Kalimdor

Enseada do Armador Perdido

Tanaris na verdade tem dois pontos de farm de reputação com o Cartel Bondebico: o primeiro fica nas Ruínas de Lunaleste, a oeste da Fenda Hazzali. Não vou me aprofundar em informações sobre este ponto pois o seu limite de reputação é muito baixo com  Gerigontzan e o spawn de PNJs por lá não é tao efetivo quanto no nosso ponto principal deste mapa.

O ponto principal é a Enseada do Armador Perdido, que fica logo atrás das Cavernas do Tempo. Neste ponto existem muitos piratas, e provavelmente este vai ser o ponto principal de farm de todas as reputações até chegar em Exaltado com todas as cidades do Cartel. Neste local, você encontrará diversos piratas e PNJs amigáveis com sua facção e outros da facção oposta. Não tem nenhum problema em matar estes PNJs extras da outra facção, mas você deve focar sempre em matar os membros dos Mares do Sul, como o Mosqueteiro dos Mares do Sul e Pirata dos Mares do Sul,

Mapa

Enseada do Armador Perdido Mapa

Tabela de informações

Cidade Rep/PNJ Para de conceder rep em:
Angra do Butim 3 Exaltado
Vila Catraca 3 Exaltado
Visteterna 3 Exaltado
Geringontzan 5 Reverenciado

Neste local é possível ficar Exaltado com todas as cidades do Cartel exceto por Geringontzan. Ao alcançar 20999/21000 Reverenciado, os PNJs concedem reputação apenas com as três demais cidades. Matando estes piratas, você não perde reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta.

  • 2.2 – Ilha da Peleja (Fray Island) – Sertões Setentrionais, Kalimdor

Ilha da Peleja

Este ponto de farm fica a leste de Vila Catraca, em uma pequena Ilha. Aqui praticamente todos os PNJs concedem reputação, como o Degolador dos Mares do Sul, Canhoneiro dos Mares do Sul, o Mestre Cuca Dentinho e o Capitão Garvão (este PNJ, diferente dos demais, concede 25 de reputação base* com Vila Catraca e 14 de reputação base* com as demais cidades do Cartel Bondebico, e respawna a cada dois minutos).

Mapa

Ilha da Peleja - Mapa

Tabela de informações

Cidade Rep/PNJ Para de conceder rep em:
Angra do Butim 3 Exaltado
Vila Catraca 5 Honrado
Visteterna 3 Exaltado
Geringontzan 3 Exaltado

Neste local é possível ficar Exaltado com todas as cidades do Cartel exceto por Vila Catraca. Ao alcançar 11999/12000 Honrado, os PNJs concedem reputação apenas com as três demais cidades. Matando estes piratas, você não perde reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta.

  • 2.3 – Baía dos Empreendimentos (Venture Bay) – Serra Gris, Nortúndria

Venture Bay

Este ponto de farm fica em Serra Gris, em Nortúndria. Existem três navios no local: o de velas vermelhas com preto pertence à Horda; o que tem o ‘bico’ de águia é da Aliança; e o que fica entre os dois é o Navio da Empreendimentos S.A. Neste local, o único tipo de PNJ que concede reputação com o Cartel é o Trabalhador Evacuado da Empreendimentos S/A. PNJs da Facção oposta ou que estejam na costa não dão reputação.

Mapa

Venture Bay - Mapa

Tabela de informações

Cidade Rep/PNJ Para de conceder rep em:
Angra do Butim 5 Honrado
Vila Catraca 3 Exaltado
Visteterna 3 Exaltado
Geringontzan 3 Exaltado

Neste local é possível ficar Exaltado com todas as cidades do Cartel exceto por Angra do Butim. Ao alcançar 11999/12000 Honrado, os PNJs concedem reputação apenas com as três demais cidades. Matando estes piratas, você não perde reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta.

  • 2.4 – Sul da Praia Selvagem – Cabo do Espinhaço, Reinos do Leste

Navios: Sorte da Donzela, Véu Carmesim e O Rasgamar

Atenção: não use este ponto de farm caso não queira perder reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta

Este ponto de farm é o mesmo onde completamos missões relacionadas aos Bucaneiros da Vela Sangrenta, bem como algumas missões da própria Angra do Butim. Neste local ficam três navios: Sorte da Donzela, Véu Carmesim e O Rasgamar. Nestes navios é possível encontrar diversos Bucaneiros e, ao matá-los, você ganha a reputação principal com Angra do Butim e reputação adicional com as outras cidades do Cartel. É importante notar que ao farmar reputação neste ponto, você tem uma chance pequena (bem pequena meeesmo, mas é uma chance oras :P) de conseguir saquear um Raptinho Razzashi ou até mesmo um Poleiro de Papagaio (Arara-jacinto).

Mapa

Localização navios Sorte da Donzela, Véu Carmesim e O Rasgamar -Cabo do Espinhaço/Reinos do Leste

Tabela de informações

Cidade Rep/PNJ Para de conceder rep em:
Angra do Butim 5 Honrado
Vila Catraca 3 Exaltado
Visteterna 3 Exaltado
Geringontzan 3 Exaltado

Neste local é possível ficar Exaltado com todas as cidades do Cartel exceto por Angra do Butim. Ao alcançar 11999/12000 Honrado, os PNJs concedem reputação apenas com as três demais cidades. Matando estes piratas, você perde 25 de reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta. Use este ponto apenas se você já farmou reputação com os Bucaneiros antes e não se importa de perdê-la. Você pode farmar aqui também caso esteja começando a reputação dos Goblins antes de Bucaneiros, mas o nível de Odiado será maior quando resolver farmar reputação com os Piratas.

  • 2.5 – Ok, entendi. São muitos pontos de farm. Qual eu uso afinal?

Você pode escolher qualquer um que achar melhor ou mais prático para ir, mas pessoalmente recomendo a primeira opção, Enseada do Armador Perdido, pela quantidade de PNJs no local e pelo limite de reputação com a Facção Goblin próxima (Geringontzan, Reverenciado). Lá você pode farmar Visteterna, Vila Catraca e Angra do Butim até 999/1000 Exaltado e Geringontzan até 20999/21000 Reverenciado. Quando chegar neste ponto, você pode ir até qualquer um dos outros pontos de Farm e matar seu último pirata para ser Exaltado e novamente amado pelos queridos Goblins do Cartel Bondebico 🙂

Considerações Finais

Nesta etapa dos guias sobre a conquista Dormir não dá reputação nem teve vídeo, mimimimi. Mas não se preocupem, toda informação que é necessária para se exaltar com os Goblins está minuciosamente detalhada no guia, assim como cada parte contém resumos e mini guias de como prosseguir. Não havia mesmo a necessidade de um vídeo para mostrar a Arganthe matando piratas ou entregando centenas de missões 🙂

Nesta parte do guia eu consegui desmistificar muita informação oculta até mesmo pra mim que pesquisei por meses a fio antes de tomar uma decisão sobre esta conquista. Particularmente aprendi muito e vou terminar de farmar meu título “, o Insano“ bem mais tranquila do que eu estava quando comecei a escrever a série. 

Na próxima semana teremos uma bela colher de chá falando em detalhes todas as informações necessárias para farmar sua reputação com a última das facções que resta para a conclusão do guia: a reputação com a Feira de Negraluna. Se não quiser esperar até lá, você pode visitar nosso guia geral sobre a feira (que começa no próximo fim de semana), com informações sobre prêmios, missões, pets dentre várias outras coisas :). Enquanto isso voltarei para a Bastilha de Stromgarde e continuarei a farmar o que é a minha última reputação remanescente: Corvoforte 🙂

Boa semana!