X
Este é o 11º artigo de 11 posts da série Mudanças nas classes - Patch 6.0.2.

Olá, amigos do lado negro da força. O Patch 6.0.2 finalmente chegou, e com ele algumas mudanças nas classes e ‘cortes’ de habilidades já foram aplicados. Se você está perdido sobre o que mudou no seu querido bruxo, nós vamos te ajudar!

O pessoal do Icy-veins compilou uma lista de mudanças em todas as classes e especializações nos fóruns deles, e trazemos as mudanças pra vocês, com algumas sugestões de rotações e uso das habilidades em sua nova configuração. Note que não é um guia da classe – os guias completos e lindos voltam assim que Warlords of Draenor chegar – mas sim, uma lista de mudanças e dicas de como sobreviver esse mês.

A princípio pode parecer muito estranho jogar como bruxo pós patch, mas apesar de terem cortado nossas pernas removido a funcionalidade anterior de Astúcia de Kil’jaeden e podado um dos nossos mindinhos removido o Fogo Vil, um dia voltaremos de novo ao topo!

Confira aqui o guia original publicado pelo Icy Veins.

Lembre-se que você pode mudar o idioma das habilidades linkadas neste guia! Para isso basta escolher na caixinha no canto superior direito qual a língua do Wowhead que você prefere, inglês ou português.

Mudanças Gerais

Em um resumo: esqueça tudo o que estudou alguma vez na vida para jogar como Bruxo, independente da escolha de especialização. Tudo o que aprendemos de gerar recurso, aproveitar todos os bônus de berloques e outras fontes para melhorar o dano vai embora com a remoção do snapshoting (manter seus dots por toda a duração com os mesmos bônus de quando aplicados). Addons como Affdots no entanto ainda podem ser úteis para visualizar o tempo das habilidades em um inimigo e outras informações úteis como quantidades de Estilhaços de Alma e Brasas Ardentes, tempo de duração da Chuva de Fogo, dentre outras informações úteis.

Outro aspecto seriamente modificado foi o talento Astúcia de Kil’jaeden. Ao invés de conceder um bônus passivo que permite que uma habilidade em cada especialização possa ser lançada em movimento, o bônus é ativável e dura por 8 segundos, com um tempo de recarga de um minuto. Existem poucas situações no jogo onde este talento será realmente útil o suficiente para abrir mão das Trevas de Arquimonde.

Patch-6-Bruxo-Destruição

  • A Maldição dos Elementos se foi. Não é preciso mais se preocupar em aplicá-la.
  • O bônus de duas peças ainda vale pouco do que valia antes, mas ainda é bom por causa do bônus de Devastação conceder 5% a mais de crítico. Na discussão aceleração vs crítico, crítico pode ganhar um pouco mais do que aceleração neste quesito, porém possívelmente será irrelevante e a diferença será mínima.
  • O bônus de quatro peças perdeu muito do seu valor, uma vez que o snapshoting não existe mais, fazendo com que fosse possível Imolação ter chances mais altas de crítico quando aplicadas com o bônus, gerando mais brasas ardentes. Isso não vai ter tanto impacto para os bruxos em geral, mas para aqueles que acompanhavam o bônus de 4p para se beneficiar disso sentirão toda a diferença.
  • Com a mudança da Astúcia de Kil’jaeden para um bônus temporário que permite o movimento e lançamento de magias por 8 segundos, mover-se como um bruxo Destruição foi significantemente nerfado. A mudança do gameplay geral fará com que use Conflagrar de forma mais situacional enquanto se move, e não sempre que possível. É possível que a Astúcia de Kil’jaeden ainda seja viável em poucas situações, fazendo com que na maioria das vezes o bruxo escolha as Trevas de Arquimonde como talento principal de nível 90.
  • Em termos de equilíbrio, Destruição teve uma alteração até baixa em relação a antes, uma vez que boa parte das classes possuem talentos de nível 90 que consistem em danos diretos. Com isso bruxos não foram tão afetados.
  • A duração da Pandemia (que agora é um “efeito pandêmico” base) foi reduzida de 50% do tempo de duração para 30%. Com isso ao reaplicar Imolação, ao invés de ganhar 7.5 segundos de dot, você ganhará 4.5 segundos, o que aumenta a quantidade de vezes que precisará renovar a Imolação durante uma luta.

Falando de maneira geral, para aqueles bruxos já habituados a jogar como Destruição muita coisa se mantem como antes: mantenha Imolação no alvo sempre, use Incinerar como filler e Seta do Caos sempre que tiver procs importantes de berloques. O dano no geral cai consideravelmente em relação à remoção do snapshoting, uma vez que a ausência da garantia de mais críticos vindas da Imolação tem um impacto direto na geração de brasas ardentes e consequentemente na quantidade de Seta do Caos que um bruxo está acostumado a lançar.

Um conselho é sempre usar as Trevas de Arquimonde na maioria das situações, e Astúcia de Kil’jaeden em lutas onde o movimento é realmente importante (Garrosh, por exemplo), e em algumas situações onde há muitos inimigos durante bastante tempo, use a Fúria de Mannoroth. O estilo de jogo para o Bruxo Destruição foi totalmente modificado devido à mudança na Astúcia de Kil’jaeden e remoção de snapshoting, mas ainda é possível jogar com a especialização sem muitos problemas.

Patch-6-Bruxo-Demonologia

  • A Maldição dos Elementos se foi. Não é preciso mais se preocupar em aplicá-la.
  • O dano da Seta Sombria foi reduzido.
  • O dano do Fogo d’Alma foi reduzido.
  • O dano do Toque do Caos foi bastante reduzido a ponto de ser uma péssima escolha de uso em Metamorfose do que Fogo d’Alma. Todas as cargas concedidas pelo Núcleo Derretido devem ser gastas com Fogo d’Alma ainda durante Metamorfose, e o Toque do Caos deve ser usado apenas em movimento.
  • O snapshoting para Ruína também foi removido. Com isso tentar usar esta habilidade com 10 stacks do bônus concedido pelo Sangue Negro de Y’Shaarj possivelmente não afetará em nada o dano. Basta manter Ruína e Corrupção durante todo o tempo possível no alvo (e torcer para cada vez que causarem dano, que um berloque ou outro bônus esteja ativo).
  • O dano da Mão de Gul’dan foi levemente aumentado, bem como o dano de Chama Sombria aplicado por ele. No entanto o snapshoting de Mão de Gul’dan, normalmente feito por bruxos ao lança-lo e seguida entrar em Metamorfose, não mais é possível.
  • Maestria foi levemente modificada. Ao invés de ganhar uma porcentagem x de Maestria em Metamorfose, o bruxo tem um aumento de Maestria em habilidades específicas, fazendo com que a Mão de Gul’dan não seja afetada pelo bônus ao entrar em Meta logo em seguida. O jogador também ganha 5% a mais de Maestria de seus atributos no geral.
  • O Grimório de Sacrificar foi modificado para o Grimório da Sinergia. O Grimório da Sinergia é basicamente o bônus de duas peças do Tier 16 em forma de talento. Nosso atual bônus de duas peças garante uma chance de 20% de aumento do dano do bruxo ou do lacaio por 10 segundos. O Grimório da Sinergia concede 15% de aumento de dano. Durante o Patch 6.0, com o bônus de duas peças do Tier 16, existe a possibilidade de ter os dois bônus ao mesmo tempo, aumentando em alguns momentos o dano total para 35%.
  • Com a remoção do Fogo Vil, a Metamorfose será seu recurso primário de movimento quando não há necessidade do uso da Conversão de Vida.
  • A duração da Pandemia (que agora é um “efeito pandêmico” base) foi reduzida de 50% do tempo de duração para 30%. Com isso o tempo máximo possível para manter Ruína e Corrupção em um alvo foi reduzido. A duração máxima da Ruína era de 90 segundos com uma janela de reaplicação de 30 segundos. Estes valores foram reduzidos para 78 e 18 segundos, respectivamente.

Como foi comentado até mesmo pelo criador deste artigo no Icy Veins, parece que falta alguma coisa na especialização de Demonologia, e de fato o que falta é o Demonbolt, novo talento de nível 100. Este talento trará para os Bruxos Demonologia o equilíbrio que falta na especialização. Mas até lá, hoje temos apenas quatro habilidades para nos preocupar: Seta Sombria/Toque do CaosCorrupção/RuínaMão de Gul’dan/Onda de Caos e Fogo d’Alma. Com a ausência do snapshoting, a complexidade da especialização foi reduzida substancialmente. Certifique-se sempre de manter Ruína em todos os alvos sem a preocupação de reaplicá-los sem que estejam próximos de expirar. O mesmo vale para a Corrupção, Priorize a Seta Sombria fora de Metamorfoses e use Fogo d’Alma fora de Meta apenas quando tiver próximo ou atingido 10 stacks de Núcleo Derretido. Em outras ocasiões use Fogo d’Alma apenas em Meta para tirar o máximo de proveito do dano.

Patch-6-Bruxo-Suplicio

  • A Maldição dos Elementos se foi. Não é preciso mais se preocupar em aplicá-la.
  • A mudança na Pandemia afeta os Bruxos Suplício mais do que qualquer outra especialização. Todos os dots agora podem ser reaplicados em uma versão de tempo inferior aos do Patch 5.4. A janela de renovação da Agonia Instável cai de 7 segundos para 4.2 segundos; a de Corrupção cai de 8 segundos para 4.8 segundos; e o de Agonia cai de 12 segundos para 7.2 segundos. Isso significa que um Bruxo Suplício deverá renovar seus dots aproximadamente 20% mais rápido, e Agonia Instável dá a impressão de acabar muito rápido.
  • Com a remoção do snapshoting, Suplício deixa de ser uma das melhores especializações de classe no jogo para ser a pior. Sem o snapshoting, aplicar todos os dots ao mesmo tempo enquanto ainda tem vários bônus de berloques e outras fontes é inútil. Apenas certifique-se de mantê-los sempre no alvo.
  • Drenar Alma teve sua regeneração de Estilhaços de Alma reduzido consideravelmente. Após matar um alvo utilizando Drenar Alma, você recebe um Estilhaços de Alma ao invés de quatro.
  • Bruxos suplício recebem 5% mais aceleração de seus atributos com Erradicação.
  • O efeito do Martelo do Ocaso foi reduzido para acomodar os futuros Perks ganhos enquanto se nivela do nível 90 para o 100. Os Estilhaços de Alma serão coisas raras daqui pra frente. Caso jogue de Suplício, é preciso gerenciá-los com cuidado.
  • Trocar Almas agora custa um Estilhaço da Alma. Para aplicar todos os dots no alvo com Queimadura Anímica, serão necessários dois Estilhaços. A partir do 6.0 é altamente recomendado evitar o uso de Queimadura Anímica+Trocar Almas, tanto durante este patch quanto durante Warlords of Draenor.
  • O bônus de 4 peças do tier 16 para Suplício é altamente recomendado, uma vez que a regeneração de Estilhaços de Alma é escassa e qualquer alternativa é bem-vinda.

Sem o snapshoting, todos os conceitos que aprendemos sobre Bruxo Suplício vão por água abaixo, e isso se agrava com o nerf considerável na regeneração de Estilhaços de Alma. Pessoalmente eu gostaria de dizer que existe uma alternativa para se jogar como Suplício, mas honestamente não encontrei nenhuma. Recomendo, assim como o autor do guia original, evitar Suplício durante o 6.0 até nivelar e ganhar alguns Perks de Draenor para compensar o nerf atual.