X

Quem me acompanha há algum tempinho sabe que eu acho World of Warcraft um jogo fantástico, e que por mais que eu talvez necessite de férias dele e dê um tempo de vez em quando, é o o jogo onde minha hearthstone está há alguns anos. E eu não me canso de falar o quanto de coisa incrível que tem nele, e o quanto podíamos passar anos inteiros jogando e ainda ter pelo quê correr atrás. Mas acontece que essa coluna também tem o objetivo de mostrar meu descontentamento sobre algumas mudanças que nem sempre são boas no meu ponto de vista, e claro que vocês leitores tem mais do que o direito de concordarem ou discordarem do tema, de opinarem sobre e apresentarem mais argumentos. Hoje é um desses dias.

Desde que as guarnições foram inseridas no jogo, a maioria dos jogadores (inclusive eu) ficou super empolgado com a novidade e com o fato de termos uma “casinha” dentro do jogo, pra onde voltar quando quisesse (falei disso nesse post aqui, lembram-se?) depois de um longo dia de raides, lutas contra outros jogadores e exploração dos mapas. Mas o que cada vez mais eu vejo, principalmente depois das atualizações de ontem, é que ao mesmo tempo em que a Blizzard tenta tirar os jogadores da Guarnição, algumas mudanças têm atraído os jogadores pra lá cada vez mais, alimentando o costume de ficarmos dentro das nossas guarnições fazendo missões de seguidor e ordens de serviço pra sempre para conseguirmos itens que poderíamos obter nos mapas externos. Tudo isso sem precisar sair do lugar.

E se formos parar pra pensar, a guarnição consumiu boa parte do conteúdo. As profissões ficaram totalmente restritas aos prédios de profissão da guarnição, o próprio farm de gold pode ser feito com missões de seguidor (que se você fizer durante um dia todo só as que dão ouro, você consegue no mínimo uns 300g), e grande parte de reagentes e benefícios podem ser comprados com recursos da guarnição (que também podem ser obtidos dentro da guarnição). Para quem joga pouco é um prato cheio, pra quem joga muito também, e aí está o problema.

Qual o objetivo de jogar um jogo com três mundos com uma infinidade de mapas e conteúdos novos (e antigos) para serem explorados, se cada vez temos que explorar menos? E com Warlords of Draenor tão fresco ainda, será mesmo que manter os jogadores dentro de suas pequenas vilas enquanto a Horda de Ferro traça seus planos é o melhor a se fazer? E a situação está tão bizarra, que mesmo as ordens de serviço que sabemos que levam tempo para serem completadas, podem ser finalizadas rapidamente com itens comprados na guarnição ou missões de seguidor. Começo a sentir falta de ter missões diárias e coletas pra fazer nos mapas, só para ter realmente algo pelo qual correr atrás que exija a exploração dos mapas.

A que tudo indica, a Blizzard quer que fiquemos parados por um tempo, já que montarias voadoras ainda estão fora de jogo e nenhum conteúdo relacionado a história ainda foi lançado, então basta esperar. Mas com o atual rumo que as coisas andam levando, começo a dar mais razão às pessoas que já não gostaram das guarnições desde que elas foram colocadas no jogo. Afinal, não dá pra ficar em casa pra sempre, a gente precisa voar de vez em quando, e no momento sinto que estamos sendo colocados numa gaiola. Se você também se sente assim, convido-o para começar a explorar mais os mapas e procurar diferentes conteúdos pelos quais vale a pena ficar longe de casa por mais tempo, e evitar que nosso jogo se limite somente às nossas guarnições.

Muito obrigada, e até mais o/

Imagem em destaque: WoWHead