X

O filme Tropa de Elite é um caso de sucesso na história do cinema brasileiro. O primeiro filme foi Tropa de Elite – Missão Dada é Missão Cumprida (2007), que apesar de a versão pirata ter sido distribuída e baixada uns dois ou três meses antes do lançamento nos cinemas, o filme conseguiu uma bilheteria gigantesca e talvez parte desse sucesso tenha sido justamente pela divulgação boca a boca que teve nos camelôs de DVDs e na web. Antes da estréia muito se comentava sobre o filme, a pirataria acabou gerando um impulso de divulgação da obra. O segundo filme Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro (2010), repetiu o sucesso do primeiro e ainda foi o responsável pelo maior público da história do cinema brasileiro para um filme nacional.

A obra é uma ficção que tem um caráter bem realista, mostra um pouco da realidade das operações policiais, os conflitos com a milícia, como tudo isso impacta na vida das pessoas e a relação da segurança pública e os interesses políticos. A história é bem interessante, foi dirigida pelo cineasta José Padilha e estrelado por Wagner Moura como Capitão Nascimento.
Tem um PNJ na Ilha Errante que tem o nome de Josefo Padilha. Eu acho que tem muita relação com o diretor Padilha, até porque em inglês essa referência é sobre Michael Bay – PNJ Makael Bay, que é um diretor de cinema norte americano.

Sobre ser um Fanfarrão…

Desde Tropa de Elite, chamar alguém de fanfarrão ficou diretamente relacionado ao bordão criado pelo Capitão Nascimento. Encontrei dois personagens com esse nome, se é uma referência direta ao filme eu não tenho certeza, mas achei muito engraçado temos no WoW um Jesse Fanfarrão e um  técnico Fanfarrão.

capitao-nascimento

 

Capitão Nascimento X Wagner Moura

Esse é um caso em que o ator consegue interpretar tão bem o papel que o personagem vira uma marca na vida profissional dele. Capitão nascimento foi imortalizado pelo ator Wagner Moura. Aparentemente o personagem foi desenvolvido a partir de fragmentos de perfis de várias pessoas no processo de elaboração do primeiro filme, não foi inspirado em um capitão em especial, apesar de algumas especulações apontarem para um dos escritores do livro Elite da Tropa (2006) Rodrigo Pimentel, mais conhecido como Capitão Pimentel, que foi membro da Polícia Militar do RJ e atuou como Capitão no BOPE na década de 90, cujo livro deu origem ao filme.

No Wow (e pra muita gente também), Wagner Moura e Capitão Nascimento são quase a mesma pessoa, então, por que não podemos ter um PNJ chamado Wagner Nascimento?
O PNJ Wagner Nascimento fica pertinho de Ventobravo, na Floresta de Elwynn.

Missão dada é missão cumprida

Um ponto de conquista e uma missão fazem referência a famosa frase: “Missão dada é missão cumprida! e a paródia dela, Missão dada é missão bebida.

Você é moleque!

Tira essa roupa preta porque você não é caveira!

Que acabou se tornando: Tira esses coxotes que tu é moleque.

https://www.youtube.com/watch?v=AFOToFNOD68&feature=youtu.be

Espada na Caveira ou Faca na Caveira?

Por fim, essa Conquista pode ter duas referências, depende de qual você conhece e em qual idioma você joga. Em inglês ela é Espada na Pedra, referência ao livro de mesmo nome de 1938 escrito por T.H.White sobre a lenda do Rei Artur.

Para quem joga em português, fica a expressão Faca na Caveira, que foi muito falada no filme Tropa de Elite, e é uma referência ao símbolo utilizado não apenas pelo BOPE mas também pelas tropas de operações especiais em todo o território brasileiro (e várias pelo mundo), inclusive pelo Exército Brasileiro.
A Conquista: Espada na Caveira uniu Espada na Pedra com Faca na Caveira, assim consegue agradar a maioria.

WoWScrnShot_042015_153815

Bem pessoal, essas foram as referências que eu conhecia sobre o filme, se você souber de mais alguma deixe pra gente nos comentários, afinal Azeroth é grande demais e possui muitas referências escondidas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Padilha
http://www.pm.to.gov.br/coe-comando-de-operacoes-especiais-da-cioe/