X

Hoje foi divulgado o balanço trimestral da Activision Blizzard, para os primeiros meses de 2015. Ele revelou que hoje World of Warcraft tem 7.1 milhões de assinantes – o que é 2.9 milhões a menos que no último balanço divulgado, em que o jogo tinha 10 milhões de assinantes, na expectativa de Warlords of Draenor.

grafico subs

Apesar disso, a renda do jogo se mantem estável, seja pelo aumento de serviços extras oferecidos, seja pelo aumento da assinatura em algumas regiões – e isso segura a onda pela perda das assinaturas, que aconteceram especialmente no oriente.

Ah, os assinantes referentes à Ficha de WoW não entraram nessa contagem – a diferença no número, se houver, vai aparecer no próximo relatório.

Infelizmente a queda não foi uma surpresa – ela refletiu a onda de frustração que anda se abatendo em muuitos jogadores com WoD. Acredito que é um mix da expansão não correspondendo às expectativas dos jogadores com um cansaço batendo em quem joga há muitos anos.

A questão é: o que a Blizzard pode fazer pra reverter isso? Será que o modelo ~de sempre~ ainda dá conta do recado? O que você sugeriria pra eles? E de qualquer forma, não dá pra negar: 7 milhões de assinantes ainda é MUITA gente pagando mensalmente, e antes que os cavaleiros do apocalipse cheguem, é bom lembrar que WoW tá longe, muito longe de morrer no que depender dos jogadores 😛