X

Você sabia que é possível montar e participar de uma estratégia para vencer em Ashran? Alguns grupos gringos têm se organizado para fazer Ashran, usando programas de voz (como TS, Ventrilo, etc) e com algumas estratégias estão conseguindo monopolizar as vitórias na zona JxJ.

Confira nesse guia, enviado pela nossa leitora Likaa – Azralon, como participar de um grupo pre-montado para Ashran, e as estratégias para vencer nesse Campo de Batalha!

A maioria dos grupos gringos de Ashran usam o Ventrilo, que você pode acessar por:

 hostmane/IP     wow.publicvent.org
port number     4135
Ashran_ x           o “X” é substituído pelo canal do grupo que está invitando jogadores. 

Como é feita a organização desses grupos?

Um grupo de pessoas se reune no Ventrilo e são escolhidos os Party Leaders

O que um Party Leader faz?

São pessoas responsáveis para listar o seu grupo no localizador de grupos prontos.

Mas pra que isso é preciso?

Para obter um controle maior. Cada PL pode fazer um Ready Check no seu grupo pedindo no Ventrilo para que os jogadores marquem “não estou pronto” para saber quantos pugs eles tem no grupo e também para ter certeza de que será recrutado o jogador com a classe necessária em Ashran.

E depois de ter os Party Leaders o que acontece?

Cada grupo entra em Ashran, e então eles observam o número de jogadores e se já existe algum grupo do Vent que esteja ali. Quando eles acham uma Ashran com poucos jogadores, cada Party já feita vai tentando entrar na mesma Ashran. E é aqui que as Partys se tornam muito úteis, ao sair de Ashran você sai do grupo de raide e como você pode não ser do mesmo servidor que os outros jogadores do seu grupo, você vai ficar entrando em Ashran e indo para uma Ashran diferente do resto do pessoal. Portanto se você estiver no mesmo grupo e esperar a call no PL pra entrar em Ashran a chance de entrar na mesma Ashran que o resto do seu grupo é bem maior.

Qualquer pessoa pode participar desses grupos?

Sim e não. É escolhida uma senha para cada grupo de Ashran no Ventrilo. Alguns RL escrevem a senha do lado do nick, outros dizem a senha apenas quando estão precisando de mais jogadores e outros apenas falam a senha quando alguém pergunta por ela no Ventrilo. Então se você sabe qual é a senha do dia, você pode participar se tiver vaga, se não tiver a senha não pode.

Ahhh mas eu não sei falar inglês, tenho vergonha ou prefiro jogar com pessoas onde eu possa rir e me comunicar em Português.

Então partiu entrar no Ventrilo e usar uma das salas livres para fazer a nossa Ashran, ou criar um grupo no RaidCall aberto com várias salas de Ashran ou usar qualquer programa de comunicação por voz para organizar os nossos grupos de Ashran. Caso decida fazer isso, conte nos comentários pra chamar o pessoal pra participar!

A arte da guerra

Pelo número absurdo de grupos ruins em Ashran, decidi criar um pequeno guia para ajudar as pessoas a pelo menos obterem melhores resultados – lembrando que são apenas ideias vindas dos grupos gringos da Hydra com os quais joguei nos últimos dias.

Como vencer uma guerra?

Antecipação: Antecipar-se ao movimento do inimigo.
Surpreender: Inovar as táticas.
Ativar o modo Furtivo: Hã? Como assim, só os ladinos possuem essa habilidade!
Quando digo modo Furtivo, estou me referindo a não indicar o local onde o grupo de raide está, ou seja, acima de tudo, não usar a Encruzilhada (Xroads) como caminho para se locomover.

  • Reúna o seu grupo antes de ir até um evento, capturar a bandeira ou wipar os inimigos
  • Espere a call do líder. Mas eu quero… Independente do que seja…Espere a call do líder!
  • Respeite o(s) tank(s) do grupo agrarem o(s) mob(s): Isso evita wipes e mortes desnecessárias
  • Fique atento para roubar o Artefato Antigo (AA) ou encontrá-lo: Quando o seu grupo estiver com o AA, passe o artefato preferencialmente para um ranged bem equipado.
  • Mova-se exatamente até a marca ou local selecionado pelo líder: Não fique afobado, saindo do esconderijo expondo o seu grupo. Você pode estragar uma raide inteira de Ashran por que seu grupo vai ser localizado, pessoas vão morrer e quando isso acontece muito jogadores quitam.

Comunicação: A maioria dos grupos gringos de Ashran usam o Ventrilo, mas você pode montar seu próprio grupo no TS/RaidCall ou qualquer outro programa para comunicação por voz.

Seguem as imagens de lugares onde você pode reunir o seu grupo, mas antes disso tenha em mente o objetivo de não expor a localização do grupo ou para onde estão indo, portanto lembre-se de não utilizar os caminhos principais para chegar até o lugar selecionado.

Lança da Guerra (Base)

1

A base nunca é indicada como ponto de encontro para agrupar e ir até um evento ou capturar a bandeira. Aqui só é indicado quando:

  • Seu grupo está disperso;
  • Quando seu grupo não possui a quantidade compatível para bater de frente com o grupo adversário.

Tirando esses motivos, você pode e deve escolher um outro local para reunir o grupo.

Dark Woods – Mata Sombria

2

Aqui é um ótimo ponto para reunir o grupo que está iniciando a preparação para a guerra, adquirindo buffs principalmente a Flor da Canção.

  • Flor da Canção: Aumenta em 15% todos os atributos. Este efeito persiste depois da morte;
  • Flasks, Banquetes, Buffs de classes e o buff da Tenda que se você passar 10 segundos descansando (ou seja, parado e fora da montaria) você ganha um aumento de 10% de todos os seus atributos.

Ogre King (Ogre) – Repouso do Rei

3

Aqui é um ótimo lugar para esperar o início de uma guerra na Encruzilhada (Xroads), pois entre a bandeira e essa parte de cima entre os pilares existe uma troca de zona, e cada vez que trocamos de zona demora um pouco até todos os dados serem devidamente processados entre a sua máquina e o servidor do jogo. Daí podemos usar isso ao nosso favor em Ashran, já que existem muitas dessas áreas.

Você pode chegar aqui pelas entradas laterais de Mata Sombria ou pela entrada próxima a cachoeira.

4

Esta entrada é ótima quando a facção inimiga já está atacando o Ogre.

Fica a Dica: Quando você for atacar o Ogre da facção oposta, tanque ele junto ao ogre da sua facção, para que caso sejam atacados pelos inimidos o cleave acabará acertando o Ogre e será uma mão na roda na luta. 

Vanguarda da Trêmula – TV

5

Este morro, em cima da cachoeira pode ser usado para realizar um ataque surpresa nos inimigos que estão tentando capturar a bandeira. Já este outro local abaixo, fica próximo ao Portal do Mago da Horda.

6

Invasões

Invadindo MQ: Evento de coletar minério

Suba este morro que fica próximo a cachoeira, evitando sair da área marcada para não serem descobertos

7 8

Este outro morro também possibilita uma chegada inesperada ao evento:

9

Podendo atacar de cima desta pedra:

10

Ou escalar mais um pouco o morro:

11

E atacar por aqui (seta vermelha):

12

Observe também o morro ao fundo com o círculo amarelo. Se você der a volta por trás desde morro:

13 14

Você vai entrar no evento pela parte “superior” e quando todo o grupo estiver aqui poderá ser iniciado o massacre:

15

Invadindo o Evento das Fogueiras dos Ogros – BR

Em Dark Woods existe um caminho pelo fundo evitando aquele confronto pela frente, tornando mais rápido a tomada das fogueiras.

Fica a Dica: Ao chegar mais perto do topo, use existir algum ladino no grupo peça para ele usar a habilidade Mortalha da Ocultação, assim todo o seu grupo poderá aparecer nas escadas ou atrás, no ponto de defesa das fogueiras.

16 17

Outra maneira e também divertida de invadir o evento das fogueiras é subindo pelas correntes (seta vermelha) e esperar no círculo vermelho para atacar:

18

Invadindo o Evento da Corrida – AoA

Evite as entradas principais e inclusive  evite passar perto delas expondo o seu grupo. Mova-se por fora da área onde acontece o evento, contornando o local literalmente com o pé na água. Em cima desses morros que ficam ao redor da área de evento também podemos aproveitar a troca de zona para surpreender os inimigos.

Lembre-se: Reúna o grupo antes de chegar ao topo, e quando for dada a call todos os jogadores devem passar pelo topo e invadir o evento. A troca de zona é feita a partir dos pilares. Outro ponto muito utilizado é a “praia” em frente ao portal da Aliança, conforme indicado pela seta vermelha:

19 20

Evite passar dentro da área amarela, mova-se pelos cantos, passe por trás da árvore e reúna o grupo em cima das pedras:

21

Ring of Conquest (Círculo da Conquista) – ROC

Aqui é onde você leva o seu grupo, quando a facção inimiga está dominando a Encruzilhada (Xroad) e a diferença entre as facções é muito grande, precisando assim de uma ajudinha ou quando a sua facção está indo muito bem e está esperando uma nova batalha ou evento começar.

Note que na imagem abaixo existem duas setas: A seta laranja (direita) indica uma passagem para o evento da corrida e a seta verde (esquerda) indica a maneira mais divertida de invadir o evento dos Espíritos Revividos:

22

Invadindo o evento dos Espíritos Revividos  – ABG

Vá próximo a entrada de RoC e pegue o caminho da água (não esqueça de pedir a um DK para dar o buff de andar sobre a água ou utilize alguma montaria que ande sobre a água). Subindo pelos escombros você não leva nenhuma vantagem se a facção inimiga já estiver dominando o local do evento.

Siga o caminho indicado e note que o lugar com a seta azul possui uma troca de zona bem menor que o local com a sera roxa, você pode utilizar qualquer uma das duas entradas, mas a mais segura e efetiva é sem dúvida a  da seta roxa.

23 24

Evite ultrapassar a área indicada para não ser visto, peça para um ladino usa a Mortalha da Ocultação e tcharammm! Todo o seu grupo aparecerá dentro do evento no meio da equipe inimiga.

Você também pode andar por cima do muro e escolher um local para entrar no evento, mas este modo só é indicado quando você está sozinho tentando dar uma de herói solitário.

25

Outras dicas e pontos de encontro (reagrupar): Em cima da ponte/passagem você pode ficar esperando para capturar o cemitério (quando não está bugado) ou evitar confrontos desnecessários enquanto se locomove por Ashran.

26

Outro local muito bom de manter o seu grupo enquanto espera um evento ou bandeira, é atrás dessas torres próximo ao muro, pois assim você poderá ver pelo ícone indicador de Ashran onde a bandeira está.

27 28

Avanço de Volrath

Este local fica próximo ao portal do Mago da Aliança e confesso que acho muito divertido pular no meio dos inimigos utilizando o planador Goblinico junto com  /y UHUUUUULLL!

29

Do outro lado também existe um morro, você pode subir nele pela Dark Woods:

30 31

Defendendo a bandeira para que a base não seja invadida

As torres não servem apenas para você subir, pedir comida ao NPC ou se jogar lá de cima. Elas servem também como esconderijo do ataque/defesa mais legal/triste que eu já passei.

Esconda todo o grupo no penúltimo lance de escadas, evitando os primeiros e os últimos degraus onde as setas estão indicando na imagem abaixo.

Quando a equipe inimiga chegar na bandeira você pode mandar alguns jogadores irem para a porta para chamar atenção e quando os inimigos seguirem este(s) jogador(es) todo mundo faz a festa dentro da torre ou simplesmente conte “1, 2, 3” e saia da torre para matar os inimigos.

32

Invadindo a Base Inimiga pela porta dos fundos/lado

Invadindo a Base da Aliança

Após capturar a última bandeira, avise o seu grupo, desça, e vá por de baixo da ponte para subir pelo caminho indicado:

33 34

Peça para um ladino usa a habilidade Mortalha da Ocultação mais ou menos onde está marcado com um círculo cinza e pronto! Você estará atacando a líder da facção que estará localizado da seta vermelha sem passar pelo confronto na ponte, e o melhor de tudo: evitando os guardas da entrada que tanto atrasam o ataque.

35

Invadindo a Base da Horda

Passe perto do teleporte da Horda e siga o caminho indicado ou vá pela água se o seu grupo tiver o buff de andar sobre a água:

363738 39

Pronto! Você estará dentro da base da Horda!

Confesso que pelo caminho convencional é bem mais fácil, já que a Aliança não tem dificuldade em invadir a base da Horda, mas de qualquer forma o caminho está ai.

Dica para o Evento das Minas

Entrar nas minas pelo lado da facção oposta é a melhor forma de surpreender o inimigo. Assim que entrar nas minas domine o centro/meio (indicado pelo círculo amarelo).
A equipe que dominar o centro da plataforma, dificilmente perderá o evento.

40

As marcas deste evento são adquiridas ao matar os Arakkoas cobertos com glitter. Ao matar um Arakkoa você recebe uma marca e ganha um ligeiro aumento na velocidade de movimento (aumenta conforme o número de marcas obtidas).
Os rumores são que existem 10 marcas no lado da Horda, 10 marcas embaixo da plataforma central e 10 marcas no lado da Aliança.
Colete as marcas e leve até o passarinho Mor (Bolinha cinza no mapa)

Fica a Dica: Lembre-se de sempre manter a porta da sala do passarinho Mor fechada, confundindo os novatos no evento.

Ignore a parte que possui um X no mapa, aquela área até onde sei só serve para fazer o objetivo bônus das minas.


Esse foi o guia de Ashran feito pela Likaa – Azralon. Se você gostou, compartilhe por aí e contribua no guia com seus comentários e dicas!

Se você quiser nos enviar um post ou guia como convidado, escreva para site@wowgirl.com.br e nos conte sua ideia! Os créditos serão todos seus, e adoraremos contribuir para mais informação ser divulgada aos demais jogadores.

Imagem em destaque: WoW Wiki