X

Nós já fizemos um post por aqui sobre algumas novidades de lore no Legion, e uma delas é o grande destaque que Sylvana terá na próxima expansão. Um dos primeiros detalhes notados logo que a expansão foi divulgada, além da sua aparição poderosíssima na cinematic, foi o fato da Rainha dos Renegados ter ganhado um novo modelo, que veio com detalhes novos em sua armadura, que parece muito mais fortalecida.

Sylvanas

Para conferir alguns posts sobre a lore de Legion e Sylvana, dê uma olhada:

No começo de fevereiro, um tópico no fórum norte-americano chamou bastante atenção de vários fansites no mundo todo e também da equipe Blizzard por tocar num assunto que, em pleno 2016, é difícil acreditar que ainda seja necessário discutir sobre: a mudança do visual da Sylvana Correventos [Sylvanas Winrunner] em Legion. A mensagem do tópico diz o seguinte (em tradução livre e adaptada):

Por que censuraram a Sylvana?

O que há de errado em mostrar alguma pele? As pessoas amam a Sylvana do jeito que ela era quando ela tinha sua barriga exposta. Quem é a próxima da lista? Alextrasza?

Isso é porque a filha mais nova do Metzen lhe perguntou porque a Sylvana tinha a barriga exposta? Digo, porque não tentaram censurar sua barriga quando desenvolveram Heroes of the Storm? Quando isso aconteceu?
“Ouvimos nossas funcionárias” ele disse, “E minha filha conversou comigo sobre. Ela viu uma cinematic dos Aspectos Dragônicos, e minha filha disse ‘Porque todas estão em trajes de banho?’ E eu respondi ‘Não sei. Eu não sei mais.'”

Sério? Você explicou porque os orcs machos em Warcraft vestiam menos roupas que os Aspectos Dragônicos?

O corpo de Sylvana será “censurado” a partir de agora, porque os pais não conseguem explicar aos seus filhos o porquê dela vestir suas roupas?

deepdiveblizzcon_0071_layer-4

Fonte da imagem: HeroesNexus

A imagem acima era para ser o modelo de Sylvana para Heroes of the Storm durante o desenvolvimento, mas as pessoas se queixaram nos fóruns e eles reverteram para o modelo atual. Mas o pensamento deles colocando tempo nisso, e tentando fazer isso ser oficial apenas me faz pensar que eles são contra a armadura escassa (o que explica por que 99% da armadura desde Vanilla foi cabeça aos pés como se todo mundo concordasse. Eu me pergunto por que eles decidiram cobrir a barriga de Sylvana em Legion… Hmmm.

Não traga suas meninas em um jogo para 13 anos+ [T rated] e não as faça assistir cinematics se você não pode explicar por que uma mulher está vestindo uma armadura que se parece com um biquíni. Há uma razão pela qual temos ESRB [Entertainment Software Rating Board, a organização que analisa e classifica a faixa etária indicativa para jogos eletrônicos], os pais que não entendem que são os culpados, e não os desenvolvedores ou artistas.

Agora você quer mudar a forma como todas as mulheres se vestem em seus jogos porque você quer mais “menininhas” para jogá-los? Parece que o fato de que você se transformou em pai mudou sua perspectiva sobre tudo.

O link original do tópico você pode ver clicando aqui.

Então, vamos lá.

Eu estudei muitas formas de fazer esse post e tentar discutir o quão importante é a figura da mulher dentro de um jogo eletrônico, desde que essa figura seja usada da forma correta e igualitária. E o que podemos falar da Sylvana? Personagem forte, importante, inspiradora, linda, terrivelmente atraente (tanto pelo poder que possui, tanto quanto por ser bela). Pouquíssimos jogadores de Warcraft não se sensibilizaram com sua história, e encontrá-la em World of Warcraft, Heroes of the Storm e até mesmo em Hearthstone é algo emocionante. E sim, ela veste um top, uma capa rasgada e uma calça legging. Se você procurar no Google imagens nesse exato momento por fanarts dela, você vai encontrar imagens e mais imagens de Sylvana com cada vez menos roupas, totalmente sexualizada, dignas do título Rainha de Bateria Banshee do Carnaval de 2016 . E não é só isso, a evolução do personagem dentro do jogo ao longo do tempo retirou roupas dela, deixando-a cada vez mais descoberta.

Sylvanas_Windrunner_character_design

Fonte: Wikipedia

A nova versão de roupas da Sylvana talvez não tenha contentado os fãs, e eu não tenho críticas quanto a isso desde que seja limitando-se unicamente à estética da roupa. A fala do colega acima entra em outro debate: em meter o dedo em o que as personagens femininas nos jogos devem ou não devem vestir. Segundo o que ele mesmo disse, se for pra que alguma menina se incomode com o fato de alguém estar vestindo um biquíni dentro de um jogo online enquanto os personagens masculinos se vestem normalmente, “a incomodada que se mude”. E não é por aí, por vários motivos.

Por exemplo: Você pode ter certeza que o erro de script nos peitos 150% maiores de Lara Croft em Tomb Raider não teria sido levado a sério e existido se a equipe não fosse majoritariamente masculina, ainda mais numa época onde cada pixel contava e os jogos eram jogados por homens em sua maioria. Também é preciso ter em mente a cultura de cada região global: o sexo no ocidente é hoje banalizado (vide Playboy falindo por não conseguir competir com a internet), mas no Oriente e países como Japão, Coréia e China, o mercado da sexualização de mulheres virtuais é bastante vendável. Jogos que apresentam personagens com pouquíssima roupa, seios grandes e muitas curvas são bastante atraentes por lá, então desenvolvedores de jogos dessas nacionalidades tendem a propagar essa sexualização da mulher porque isso vende. E algumas das maiores produtoras de jogos ainda são orientais.

Mas e quando é provado estatisticamente que as mulheres dominaram o mercado de games, sendo 52% das jogadoras ativas no mundo todo? Você não viu o rei Varyan desfilando por aí sem camisa, Illidan de tanga e os conjuntos que ficam OK nos personagens femininos virarem biquínis nos personagens masculinos, viu? Claro que não, porque os jogos ainda são feitos para homens jogarem, mesmo as mulheres estando no páreo dessas estatísticas há pelo menos sete anos. Felizmente, alguns desenvolvedores estão percebendo a mudança de público e se adaptando a ela rapidamente.

comparação tiers copy

Esse é o conjunto de transmog Placas Cloudkeeper, que você pode conferir o guia completo aqui. Perceba a diferença de um MESMO SET para diferentes sexos

Uma questão levantada importante: porque as mulheres não se questionam ou se incomodam com o fato de alguns dos personagens masculinos andarem sem camisa por aí? Illidan mesmo é um dos poucos personagens que anda parcialmente “nu”, assim como alguns personagens usam poucos adereços no torso. Porque as jogadoras também não pedem pela “censura” desses trajes nos personagens masculinos? Porque é simples: o homem andar de torso nu por aí é habitual, é livre de preconceitos, é livre de assédio. Uma mulher que saia de top de ginástica quando está indo para academia já atrai olhares e comentários indesejados. O jeito como o corpo da mulher e o corpo do homem é exposto dentro dos jogos hoje em dia, não importa o que digam, não é comparável. Músculos de costas, braços, abdômen e peitoral não é equiparável com a sexualização que as personagens femininas passam em diversos jogos, e se você quiser um dia comparar, é só começar a contar quantos heróis você encontra com roupas coladas, partes do corpo hiper expostas e roupas beeem pequenas pra partes do corpo largas, e depois fazer o mesmo pra personagens femininas.

lorthemar_kaelthas_illidan_garrosh_varian_and_velen_in_plate_bikini

Parece que o jogo virou não é mesmo? Fonte: WoWWiki

E mais: nós não desejamos a censura, mas sim o respeito. Desejamos que a Sylvana tenha a opção de vestir-se com uma armadura melhor para se defender da Legião Ardente sem que vários jogadores se revoltem contra a falta de barriga aparente. Desejamos que Alextrasza e Ysera usem biquínis e capa transparente enquanto não estão na forma de dragão sem serem julgadas, e quando se cansarem que se vistam de burca se quiserem. Quando Thrall trocou da armadura habitual e colocou um vestido de saco de batatas com um colar de tomates, ninguém abriu a boca pra se revoltar quanto a isso, e se Illidan voltasse vestido de tanguinha de Tarzan seria total direito dele. Desejamos que nossos personagens possam andar sim de platekini ou sacos de batata pelas cidades e com nomes “femininos” sem que ninguém faça algum comentário indevido, e desejamos que as meninas que não gostem dos corpos de seus personagens expostos possam cobri-los com armaduras iguais as armaduras masculinas cobrem os corpos masculinos. Queremos também que os homens tenham mais opções de mostrar os corpos de seus personagens, porque isso também é dificílimo de conseguir. Queremos que as personagens femininas tenham opções e histórias contínuas, e não somente estejam ali para serem mais um objeto decorativo. Sylvana sempre foi uma mulher respeitada, poderosa e muito querida pelos jogadores, mas foi deixada de lado por três longas expansões enquanto grande parcela dos homens de sua facção brincavam de guerra. Jaina Proudmore passou pelo mesmo, Tyrande só é lembrada quando é necessário matá-la ou defendê-la em invasão de Darnassus, e eu nem vou entrar na discussão da enorme disparidade entre heróis e heroínas que WoW possui.

Quando Metzen diz que “ouvi minhas funcionárias e minha filha“, é um ENORME avanço pra empresa, porque finalmente estão vendo que é necessária a opinião de ambos os sexos ali para que o jogo seja atraente e feliz para todos. Gostaria de finalizar por aqui fazendo das palavras de Nethaera, a CM responsável pelo tópico, as minhas: Things change, times change (As coisas mudam, os tempos mudam). É impossível fazer um jogo que agrade a todos, mas é necessário fazer um jogo que tente alcançar a maioria, homens E mulheres. Se Sylvana terá que travar grandes batalhas e passar por maus bocados, acho justíssimo dar um upgrade no visual, assim como Thrall fez quando deixou o comando da Horda e passou a servir o equilíbrio dos elementos. World of Warcraft é um dos poucos jogos que me incomodei pouco com a vestimenta das personagens (embora sim, me incomodo), mas acho que temos que nos orgulhar de ter um jogo que está aos poucos tentando fortalecer a imagem de suas mulheres. Se Metzen está realmente disposto a isso e suas funcionárias e família o está ajudando a isso, sejamos uma comunidade coerente e apoiadora a esta causa.

Muito obrigada, e até mais! o/