X

Olá pessoal! Depois de muita polêmica e muitos posts sobre esse assunto nos forums, a Blizzard finalmente nos deu uma resposta!

Caso alguém não esteja totalmente por dentro do assunto, recentemente um servidor privado de WoW chamado Nostalrius que estava na versão 1.12 (final do vanilla) foi fechado. Muitas pessoas estavam jogando lá, tinham suas guildas, progressões em personagem, e por isso ficaram muito tristes de ter todo esse trabalho perdido. Além disso, muitos estavam pedindo que a própria Blizzard disponibilizasse um servidor oficial deste tipo.

Então vamos à tradução do texto, que foi postado pela Nethaera (Community Manager), mas o texto em si foi escrito por J. Allen Brack, produtor executivo e vice-presidente de World of Warcraft:

Originalmente postado por J. Allen Brack (Forum Oficial)

Nós queremos que vocês saibam que temos acompanhado de perto a discussão sobre o Nostalrius e agradecemos seus pensamentos e sugestões construtivas.

Nosso silêncio sobre este assunto definitivamente não reflete nosso nível de envolvimento e paixão em torno deste tema. Nós ouvimos vocês. Muitos de nós em toda a Blizzard e na equipe de desenvolvimento de WoW  somos jogadores apaixonados desde o WoW clássico. Na verdade, eu pessoalmente trabalho na Blizzard por causa do meu amor pelo WoW clássico.

Temos discutido sobre servidores clássicos por anos – é um tópico em toda BlizzCon – e especialmente ao longo das últimas semanas. Desde discussões internas nas equipes até reuniões com a liderança após o expediente, este assunto tem sido muito debatido. Alguns dos nossos pensamentos atuais:

Por que não deixar o Nostalrius continuar do jeito que estava? A resposta honesta é, a incapacidade de proteção contra violação de propriedade intelectual (PI) iria prejudicar os direitos da Blizzard. Isso se aplica a qualquer coisa que use a PI do WoW, incluindo servidores não oficiais. E enquanto nós cogitamos a possibilidade – não há um caminho legal claro para proteger a PI da Blizzard e conceder uma licença de operação para um servidor pirata.

Nós exploramos opções para o desenvolvimento de servidores clássicos e nenhum poderia ser executado sem grande dificuldade. Se pudéssemos apertar um botão para criar tudo isso, nós o faríamos. No entanto, há enormes desafios operacionais para integrar servidores clássicos, para não mencionar o suporte contínuo de múltiplas versões para todos os aspectos do WoW.

Então o que podemos fazer para capturar essa nostalgia de quando o WoW foi lançado pela primeira vez? Ao longo dos anos, temos falado sobre um “reino intocado”. Essencialmente seria remover toda a aceleração no leveling, incluindo transferências de personagens, equipamentos de herança, boost de personagem, bônus de Recrute um Amigo, WoW token, acesso a zonas cross-realm, bem como o localizador de grupos. Não temos certeza se esta versão é algo que teria apelo para a comunidade e ainda é um tema aberto de discussão.

Uma observação – nós estivemos recentemente em contato com algumas das pessoas que operavam o Nostalrius. Eles obviamente se preocupam profundamente com o jogo, e estamos ansiosos para mais conversas com eles nas próximas semanas.

Vocês, a comunidade da Blizzard, são os jogadores mais dedicados e apaixonados por aí. Agradecemos por seus pensamentos e sugestões construtivas. Estamos ouvindo.

J. Allen Brack

Eu ache a ideia de “reinos intocados” bem interessante, para dar a possibilidade do leveling voltar a ser uma aventura por si só para quem tem vontade de fazer isso! Eu ainda adicionaria mais uma coisa neste reino intocado: os mapas e missões em suas versões originais pré-cata (como alguém que começou a jogar no cata, tenho muita curiosidade para explorar o velho mundo). Mas dificilmente eu passaria muito tempo em um servidor assim… seria mais para conhecer mesmo, mas para end-game ainda prefiro o jogo normal!

E vocês, jogariam em um reino desse tipo? Qual a opinião de vocês nessa história toda?