X

Continuando a rodada de perguntas e respostas com desenvolvedores sobre Legion, hoje foi dia de live com o Senior Game Designer Paul Kubit, que respondeu perguntas específicas sobre profissões!

O WoWHead compilou as perguntas e respostas, e trazemos a tradução para vocês! Confiram:


Sangue de Sargeras: Que utilidade ele vai ter para personagens com duas profissões de coleta? Porque não são vinculados à conta para serem enviados a outros personagens?

  • O Sangue de Sargeras é um modo de medir quanto você está jogando WoW.
  • Todas as fontes de Sangue de Sargeras não foram adicionadas ao mesmo tempo. Ele foi adicionado às profissões de coleta primeiro, mas eles vão ser obtidos de várias fontes diferentes. Passamos a impressão errada a princípio, e poderia ter sido divulgado de uma forma melhor.
  • Problemas atuais: para pessoas que não tem muito Sangue, e gostariam de mais (personagens com duas profissões de criação), mais fontes serão adicionadas. Os Criadores vão receber mais missões de continente específicas para eles, e recompensas de missões de profissões de coleta foram ajustadas também. O Sangue também foi adicionado no saque de chefes de masmorra, e o encantamento de ombro que vai dar Sangue como recompensa teve seu requerimento de compra diminuido de Exaltado para Reverenciado.
  • Lembrando que em Legion a restrição de uso de equipamento criado por profissões foi removido, e você pode usar um set completo de equipamento de profissões.
  • Como você pode melhorar seu equipamento com Obliterum, que custa Sangue de Sargeras, o Sangue não pode ser Vinculado ao Equipar pois dessa forma as pessoas poderiam “comprar” poder com ouro. E como ouro hoje pode ser comprado com dinheiro via token, não é um caminho que os desenvolvedores querem seguir.
  • Motivo para que o Sangue não seja vinculado à conta: “Nós não queremos que você tenha um grupo enorme de alts para jogar o jogo da maneira mais eficiente possível”. A Blizzard ama alts e alts de profissão, mas os jogadores não devem se sentir obrigados a ter vários deles para montar uma fábrica de Sangue de Sargeras (como aconteceu com várias guarnições e várias fazendinhas). Se o Sangue fosse BoA, você se sentiria obrigado a fazer missões de continente com todos os seus alts quando elas aparecerem, ou completar as quests finais de zonas que tem o Sangue como recompensa.
  • E mudanças ainda estão sendo feitas!

Porque personagens com duas profissões de criação estão em desvantagem para conseguir Sangue de Sargeras?

  • Os coletores devem ter algo como um bônus. É uma forma de manter as coisas justas – os coletores tem mais Sangue e podem fazer uma quantidade menor de itens, enquanto os criadores tem menos Sangue mas podem fazer um numero maior de itens.

Existe alguma forma de ‘gastar’ o Sangue de Sargeras como um NPC de troca ou algo do tipo?

  • Um NPC para troca pode ser viável, como acontecia com os Espírito da Harmonia.

O que está sendo feito em Legion sobre a fantasia das profissões? 

  • Muito está sendo feito, como missões mais imersivas para dar a sensação de que você realmente está criando os itens. Algumas missões replicam os passos que são necessários, no mundo real, para se criar uma peça de armadura, como colocar minérios no fogo e resfria-los em seguida.

Os engenheiros terão uma montaria para fazer nessa expansão? Aparentemente eles não tem nada para vender nessa expansão. 

  • Failure Detection Pylon (Pilar de Detecção de falha) é um item muito legal! Ele vai dar ressureição em massa, muito útil em wipes de raides.
  • Existem também itens-brinquedo, como Gunshoes. Parte de ser um Engenheiro é conseguir fazer coisas legais exclusivamente pra você.
  • Reeves é uma versão atualizada do Jeeves, e ele pode fazer muitas coisas como o Pilar de Detecção de Falha, se você adicionar mais módulos a ele.

As receitas removidas do jogo (como as de Naxx 40) vão ser adicionadas na BMAH (Casa de Leilões do Mercado Negro)? 

  • A Casa de Leilões do Mercado Negro inclui itens únicos, ligados à época que foram lançados, então talvez seja interessante que algo único apareça por lá, como uma receita para itens com aparência exclusiva.
  • No entanto, se for uma receita de um item genérico (como recompensa de missões de nível baixo), provavelmente não vão aparecer por lá.

Os livros de recuperação de receitas funcionarão com receitas de expansões antes de Legion? Os jogadores se sentem forçados a abandonar  profissões com receitas raras devido à dificuldade de consegui-las.

  • Em Legion, uma grande quantidade de receitas serão adquiridas através de missões – anteriormente, a maioria das receitas era aprendida através de vendedores e saques. Vale ressaltar que não há nenhuma maneira do jogador refazer alguma missão caso queira reaprender as profissões posteriormente. Dessa forma, os livros são uma solução para o jogador adquirir as recompensas de missões já completadas anteriormente.
  • Se há algo legal e desejável que os jogadores querem de expansões anteriores, métodos alternativos como a Feira de Negraluna ou BMAH podem ser discutidos.

Será que veremos o retorno dos buffs de profissões, como soquetes extras?

  • Coureiros poderão produzir o item Stonehide Leather Barding, que previne que a montaria fique sob efeito de atordoamento. Todos os jogadores poderão utilizar este item, porém, a duração do buff para Coureiros será quadruplicada. Haverá pequenos ajustes como esse, mas nada “dramático” ou que afete os atributos dos personagens.  
  • Não haverá buffs específicos de profissões para que os jogadores não se sintam forçados a escolher uma profissão específica. Os mesmos devem escolher profissões que se adequem à sua jogabilidade e interesse no personagem.

Haverão profissões capazes de criar conjuntos de transmogrificação? 

  • Sim! Mas não para o patch 7.0, justamente porque haverão toneladas de maneiras para se obter itens de transmogrificação através do novo sistema. Os adicionais das profissões poderiam ficar esquecidos, já que em Legion será tudo novo. Em um futuro próximo, no entanto, as profissões podem virar uma maneira de introduzir novos conjuntos.

Qual a visão a longo prazo para as profissões em Legion?

  • A princípio, os jogadores poderão ter o seu nível de item em 815 e aumentá-lo para 850 através do item Obliterum. Este será um grande negócio no início de Legion. Com o tempo, os materiais ficarão mais acessíveis e fáceis de obter para aumentar o nível de item do personagem.
  • A cada expansão, o time de desenvolvedores reavalia a força motriz que as profissões devem ter. O item Obliterum se encaixa no tema demoníaco de Legion. Assim, o patch 8.0 terá itens e componentes de profissões que refletirão a temática da expansão. 
  • Semelhante a Warlords, a grande maioria dos itens e equipamentos poderão ser criados mesmo se o personagem tiver a habilidade no nível 1. Assim, o jogador poderá se sentir livre para trocar de profissões e participar de conteúdos específicos até o final da expansão. Entretanto, alguns itens exigirão que o personagem tenha a profissão no máximo, como itens de prestígio.

Os níveis dos itens e melhorias produzidos com profissões serão equiparados aos conjuntos das raides?

  • No momento, os desenvolvedores querem que esses itens sejam capazes de se manterem viáveis fora do ciclo do 7.0. Neste momento, a forja poderá aumentar o nível de item do personagem até 850. Em um futuro, poderá aumentar mais.

Haverá alguma recompensa/mecânica para as profissões Pesca e Arqueologia?

  • Não temos nada planejado até o momento. Os jogadores poderão trabalhar em ambas as profissões no nível 1 de habilidade em Legion.

Gemas produzidas poderão ser transformadas em Obliterum. O Obliterum poderá ser utilizado para melhorar gemas produzidas?

  • Qualquer item ou equipamento produzido poderá ser colocado na forja, incluindo frascos e encantamentos.
  • O jogador não poderá usar Obliterum para melhorar jóias, apenas armaduras.
  • Em um patch futuro, as gemas produzidas em Legion (como Terrorspike, por exemplo) terão seu nível de item elevado de 750 para 805.

Vamos ter pétalas de plantas ou pedaços de minério para mineradores ou herboristas de nível mais baixo?

  • Não. Esses itens iriam tomar muito espaço nas bolsas.
  • Mas ainda existe um processo de melhoria na forma de 3 ranques de coleta para cada tipo de reagente.
  • Cada ranque de coleta vai ter mais benefícios, incluindo encontrar Sangue de Sargeras enquanto coleta.

Porque existe mais fator randômico em coisas como item de nível em equipamentos criados por profissão, quando os status randômicos não podem ser trocados? 

  • Os status randômicos são matidos, e os itens de troca de status foi removido porque os jogadores provavelmente criarão mais itens em Legion que em Warlords. Então você pode pegar as 20 peças de equipamento que criou e escolher a que mais te beneficia.
  • Em Warlords, você cria um anel e vários itens para reroll de status. Em Legion, você vai criar vários aneis até você conseguir a distribuição de status que você quer, e transformar os outros aneis em Obliterum para aumentar o nível de item de seu anel.

Existirão encantamentos de arma em Legion? Se não, porque os Cavaleiros da Morte mantem a Forja Rúnica? 

  • Não haverá encantamentos de arma em Legion. A arma que você vai usar por toda expansão é o Artefato, que já vem com 34 opções de modificação, o que torna o encantamento menos interessante.
  • Os encantamentos com efeitos baseados em proc foram movidos para os itens de pescoço. Esses encantamentos de pescoço influenciam diferentes procs e efeitos em seus anéis e capas.

Algum plano para criação de um banco único de reagentes para todos os seus personagens em um mesmos servidor? Ficar mandando reagentes entre alts não é divertido.

  • Sem planos pra isso no momento, mas reconhecem que não é divertido mesmo.

Artefato de Pescaria – Parece que é melhor ter uma versão mais fraca que você a melhora enquanto aumenta o nível dela?

  • Nós deixamos vago de propósito, deixar coisas escondidas pelo mundo é divertido (nota minha: lembra do Murloc em Borean Tundra?). Não acredite em todos os datamines; você não precisa completar a conquista Wish Remover (conquista de moedas na fonte em Dalaran da Legion). Isso (artefato) é direcionado pra pessoas que amam pescar.

Algum plano para tornar Arqueologia menos entediante? Como encontrar artefatos raros de expansões passadas. 

  • A jogabilidade é a mesma, mas você recebe um aviso quando você estiver em cima do item que você precisa escavar. Uma pá aparecerá acima de sua cabeça.
  • Em Legion existem alguns projetos aleatórios, 5 comuns por raça.
  • Itens raros vêm de missões da história em curso. A cada duas semanas, uma missão aparecerá no treinador de arqueologia no nível 110.
  • Nenhuma mudança planejada no momento para itens raros antigos.

As Lascas de Gema terão um uso maior? Atualmente elas são usadas apenas para uma receita. Elas terão algum uso dentro de Joalheria uma vez que elas são obtidas ao prospectar minérios?

  • A cor das suas lascas muda, o que dá uma informação da cor da próxima gema que você prospectar, que vai ser a mesma. Então se você quer um tipo específico de gema, você pode prospectar um minério barato. Quando você ver a cor que aparecer, prospecte um minério melhor para obter sua gema.
  • Caso contrário, elas são lixo.

Humanoides deixarão tecidos? Como um alfaiate sem Celeiro, esse item é bem tedioso de se obter no WoD.

  • Sim, pode acontecer um ajuste na quantidade, mas eles atualmente deixam no beta.
  • Como um alfaiate, você deve obter tecidos farmando em áreas com humanoides em Legion.

Por que não há uma bolsa maior de Alfaiataria nesta expansão? 

  • Esse foi uma escolha deliberada para ver quais outros itens podem ser dados à alfaiates. A bolsa de Legion é de 24 espaços, e barata de se fazer. Tentando algo diferente agora.

Por que esfoladores tem uma desvantagem em relação à nodes pessoais e multi-tap de inimigos, enquanto mineiros e herbalistas compartilham nodes?

  • Esfolamento não segue esta premissa pois foi implementado de forma diferente. Sempre foi um pouco diferente, uma vez que você mesmo pode fazer seus “nodes” ao matar PNJs. Outra vantagem é que esfoladores podem esfolar corpos deixados por outros jogadores.
  • Existirão provavelmente maneiras onde isso possa ser melhor, não para o 7.0, mas talvez para um Patch futuro. Existem alguns desafios para tornar o multi-tap de inimigos para esfoladores efetivamente.

Algum plano para crafters mais experientes criarem itens melhores que os mais novos, ao invés apenas de fazer mais itens?

  • Ao melhorar na criação de um item, você irá precisar de menos reagentes, ou não precisará viajar a um determinado lugar para criar um item.
  • Os ranques servem para conceder ganhos em eficiência.
  • Crafters mais novos não devem sentir que os itens que eles criam estejam abaixo do ideal.

Joalheria vai ser relevante novamente na Legion? Quantos engastes teremos em média?

  • O número de engastes deve ser mais ou menos o mesmo que temos em Draenor, ou talvez um pouco mais. Por exemplo, anéis e colares criados pela profissão terão engastes garantidos.

Vocês consideraram transformar profissões de coleta em profissões secundárias? (tipo pescaria, arqueologia, etc.)

  • Nós temos essa discussão toda expansão. O foco nessa expansão foi transformar profissões em conteúdo, com novas missões associadas.
  • Uma preocupação que temos no futuro é mudar a fantasia relacionada a ser um minerador ou um herborista. Tentamos algo similar com as Guarnições durante o Warlords, e tivemos um feedback bem misto em relação a todo mundo poder conseguir minérios e ervas.

Vocês vão adicionar novas receitas e missões nos patches futuros de Legion?

  • Sim! Escribas, por exemplo, poderão fazer Vantus Runes (sem tradução no momento), que irão aumentar a sua capacidade contra um chefe em particular de raide por uma semana. Então, na medida em que formos adicionando novos chefes, novas runas serão adicionadas.
  • Também teremos novas oportunidades com novas masmorras e conteúdo mundial, para adicionar novas missões e itens criados por profissões.

Vocês tem algum plano de introduzir novas profissões no futuro?

  • Não por agora, mas é sempre um tópico discutido entre nós. Sempre avaliaremos novas profissões como uma boa oportunidade.

Com a remoção do sistema de glifos, qual será a função de Escrivania na Legion?

  • Glifos ainda existirão, mas não aumentarão mais o poder do jogador. Apenas glifos cosméticos continuarão existindo no jogo, e você aplicará o glifo diretamente na habilidade desejada.
  • Escribas também terão as runas de raides, além de Tomos da Mente Limpa para trocar talentos enquanto estiver se aventurando pelo mundo.
  • Escribas também poderão fazer novos livros de Romance Apimentado!