X

Semana passada Ion “Watcher” Hazikostas respondeu um tópico no fórum oficial sobre o funcionamento do sistema de saques e upgrade de equipamentos nas raides, masmorras e demais ambientes end-game do jogo. Com a introdução dos equipamentos Forjados por Titãs, além dos já existentes Forjados pela Guerra (que vão continuar existindo em Legion), as possibilidades de saque e níveis de item ficaram confusas para os jogadores, e é isso que foi explicado por ele!

Aqui temos um resumo do post completo, via WoWHead, e logo abaixo o post completo do Watcher, em tradução livre: 

  • Todo equipamento tem um nível de item base (de acordo com a dificuldade de obtenção; o nível de item base do LFR é diferente da base do mítico), e uma chance de receber aumentos em seu nível de item de 5 em 5 níveis. Quanto maior o aumento em relação ao nível “original” do saque, menor a chance dele acontecer.
  • Existe um máximo para o nível de item nos equipamentos – por volta de 850 no lançamento de Legion e 895 após o lançamento da raide Pesadelo Esmeralda.
  • Equipamentos com um nível de item +5 e +10 acima da base serão chamados Forjados pela Guerra, e equipamentos +15 acima da base são chamados de Forjados pelos Titãs, ao invés de Forjados pela Guerra. Os equipamentos Forjados pelos Titãs vão de +15 até o máximo de upgrade, então em teoria, um item de LFR nível 835 tem uma chance de 0.0000000001% de receber upgrade para um Forjado pelos Titãs +60, com nível de item 895.
  • Todo equipamento de nível máximo faz parte desse sistema, dando aos jogadores a chance de encontrar um upgrade não importando que tipo de conteúdo fazem. Mesmo muito pequenas, essas chances existem. 

 

Os números-base dos níveis de item em Legion, para itens que podem receber upgrades, são:  

  • Masmorras de nível máximo: Normal 805, Heróico825, Mítica 840
  • Raides: LFR 835, Normal 850, Heróico 865, Mítico 880
  • Criadas por profissão: 815, com upgrades via Obliterum até 850
  • Missões do Mundo: World Quests: 805, reward increases based on ilvl of your current gear.
  • A raide Cidadela Fogo do Inferno também vai usar esse sistema de saque, já que ele será implementado no patch 7.0  

 

Os saques abaixo não fazem parte do sistema de upgrades, pois suas tooltips não tem o “+” que caracteriza essa possibilidade:  

  • Chefes do Mundo: 860
  • Itens Lendários: 895
  • Conjunto do Salão de Classe: 810, com upgrades via token até 840  

 

Para mais detalhes, o post completo:

Originalmente postado por Watcher (Forum Oficial)

Existe uma grande confusão em relação a como funciona o nível de item das recompensas end-game em Legion – o que é compreensivel, já que nós não ainda não demos detalhes em relação a como o sistema funciona, e focamos apenas nos nossos objetivos e filosofia para essas recompensas. Deixe-me explicar tudo para corrigir essa falta de comunicação.

Nível de item estático vs com escalonamento – “Tudo pode acontecer” 

Esse tópico foi discutido no primeiro Q&A de Legion há algumas semanas, mas nas expansões passadas a estrutura de itens endgame sempre foi definida por uma série de ‘platôs’ rígidos. Em Warlords, o saque de masmorras no modo Normal era nível 615. Saque de masmorras heróicas era 630. Malho Sangrento normal era 655. E assim em diante. Assim que você tivesse conseguido os equipamentos do Localizador de Raides ou melhor que eles, as masmorras passariam a ter zero valor pra você. No patch 6.2, a Selva Tanaan só ofereceu os itens do Infortúnio, que poderiam ser melhorados até o nível 659. Se você fosse um raider de Cidadela Fogo do Inferno, fazer as missões diarias de Tanaan (pra desbloquear o voo, por exemplo), te daria zero de chance de conseguir qualquer coisa que deixasse seu personagem mais forte. E em um jogo baseado em progressão, isso é uma vergonha.

Em essência, Legion muda esses platôs fixos de nível de item para picos que podem alcançar um nível máximo potencial global.

Quando você recebe um item de qualquer atividade endgame (masmorra, raide, missão de mundo, PvP, caixas-fortes, missões, etc), existe uma chance de que ele venha com a qualidade aumentada. Quando você olhar as informações de recompensas em fontes como o Almanaque de masmorras ou o display de Missões de Mundo, você verá esses itens com um “+” do lado de seu nível de item, indicando a chance de upgrade (por exemplo, o Almanaque para as masmorras heroicas de Legion monstram “Nível de Item 825+”).

Enquanto existe muita matemática por trás disso, uma forma boa de se explicar o sistema é o seguinte: Quando o item é gerado, eles tem uma chance de dar ‘roll’ para um bônus de +5 níveis. Se esse roll for bem sucedido, acontece uma nova rolagem para +5 de bônus. Se der certo de novo, há um novo roll. Esse processo continua até que um roll para upgrade falhe ou o máximo global para o nível e item seja atingido. É isso.

Então, em Legion, mesmo se você for um raider, se seu amigo estiver procurando alguém para fazer masmorras Heroicas com ele, você tem uma motivação a mais para se voluntariar além de puro altruismo. Provavelmente você não vai conseguir um upgrade. Mas você pode. Tudo pode acontecer.

“Forjado pelos Titãs” – O que é isso?

Forjado pelos Titãs é como um rótulo aplicado quando um item recebe, com sucesso, upgrades de +15 ou mais níveis de item. Não é realmente uma parte do sistema em sim, mas algo que adicionamos durante o desenvolvimento para deixar claro quando você tiver sido muito sortudo no roll dos status.

RNG, Progressão e Prestígio

Uma preocupação frequente com o sistema de itens em Legion é a possibilidade de um item de qualidade de raide Mítica vindo de uma missão ou um chefe de masmorra dê a sensação de que esses itens não tenham tanto valor. Mas existe uma diferença enorme entre um único item com qualidade mítica e um set completo de equipamentos dessa qualidade. Um jogador que tenha como atividade principal no jogo fazer Localizador de Masmorras e de Raides pode acabar tendo um par te itens de raide de qualidade maior, mas ficará a uma distância enorme de alguem quem de fato faça raides de dificuldades mais altas. O mesmo vale para quem faz campos de batalha randômicos casualmente comparado a jogadores de arena com rating alto. No fim, são necessários bem menos surtos de sorte para que um item do Pesadelo Mítico chegue ao nível 895 do que seriam necessários para um item azul de masmorra heroica, a margem de diferença é enorme. Seu equipamento geral ainda vai refletir o tipo e dificuldade de conteudo que você vaz, mas uma quantidade maior de atividades vão parecer recompensadoras, e uma quantidade maior de jogadores poderá ter momentos de surpresa e felicidade pelo caminho.

Outra preocupação levantada nesse tópico está relacionada ao impacto do elemento randômico na progressão competitiva. Primeiro, a explicação acima faz referencia a um “teto máximo global de nível de item” – isso é simplesmente um “cap” de quanto o item pode receber melhorias, e é um valor que será definido de acordo com o maior nível de item-base do conteúdo mais difícil disponível no momento. Uma vez que as masmorras Míticas+ e a raide Pesadelo estiverem acessíveis, esse valor será 895 (e esse é o valor para o qual o cap está definido atualmente no beta). Mas para as primeiras semanas após o lançamento, nós planejamos ter um cap menor, por volta de 850, já que não existirá nada disponível acima desse nível de item base. No futuro, conforme novos conteúdos forem introduzidos, o teto será aumentado de acordo. Mesmo a pessoa mais sortuda do mundo não vai entrar nas raides e conseguir todos os equipamentos de nível mais alto no primeiro dia.

Finalmente, nós estamos lidando com chances de upgrade de itens individuais dentre 16 espaços para itens, que pertencem a um personagem entre 10 a 30 personagens de um grupo de raide. Um único item não vai fazer ou acabar com seu sucesso. A lei das médias sugere que os grupos de raide que completarem mais ou menos a mesma quantidade de conteúdo terão mais ou menos o mesmo nível de item médio. Nós sentimos que esse sistema será uma melhora significativa na experiência individual de se equipar, sem quebrar a competição entre as guildas.  

Lembrando que esse sistema de upgrades de nível de item vale tanto para itens PvE quanto para itens PvP.

E aí, o que acharam? Preferem gastar a sorte com upgrade de nível de item ou de item lendário?