X

A Copa América terminou nesse último final de semana, mas o que ela trouxe pra gente, como comunidade, está bem longe de acabar. E  nesse post quero falar sobre a Copa América como quem ajudou na divulgação, correu atrás de trazer o maior número de gente possível, jogou, assitiu, torceu e até fez uma participação especial na final <3

Não é segredo pra ninguém que PvP nunca foi meu forte – não exatamente por não saber jogar ou por ~não ter dedo, mas porque eu tenho um certo bloqueio pra jogar contra/com outras pessoas, e não só no WoW. Mas isso não impede de estudar, admirar e assistir essa que é uma das várias opções que o WoW nos oferece como jogadores.

Há algum tempo eu decidi que iria mudar isso (tanto tentar melhorar meu pânico quanto aprender mais sobre PvP), e fui pedir a ajuda do Neves nisso. Bastou uma ‘aula’ pra que eu me apaixonasse perdidamente pela mecânica das arenas, pela forma como as classes são exploradas ao máximo, como cada recurso, cada segundo e reflexo contam. Comecei a assistir loucamente os campeonatos do GCDTV, estudar classes, comps e correr atrás de conhecer cada vez mais esse universo. Isso aconteceu alguns meses antes da Copa América.

Quando a Copa América foi anunciada, eu surtei junto com o Neves e o Jiraya: era a oportunidade que a gente estava esperando há tempos pra mostrar pra Blizzard o quanto a gente aqui no Brasil ama o WoW, e como o investimento deles na gente pode ter retorno – porque não vamos ser hipócritas: nenhuma empresa, de qualquer ramo, faz nada por bondade. Investimentos requerem retorno, e nesse caso, ele vem em forma de números. Quantidade de inscritos, quantidade de viewers, força nas redes sociais. Então, além de correr atrás de fazer a Copa América da melhor forma possível em todos os aspectos, nosso esforço maior era o de mostrar pras pessoas o quanto a presença delas era importante, o tamanho da diferença que fazia cada jogador acompanhando ou jogando.11202449_1026186754060273_1225893457220902657_n

Eu acredito que o resultado supreendeu iniciamente, mas tenho certeza que a gente pode mais. Nosso jogo é lindo, nossa comunidade é mais linda ainda, e nos próximos campeonatos a gente pode fazer um show ainda maior, e não só na Arena – dentro do WoW existem várias formas de se competir, e cabe a nós brigar pra que elas apareçam e tenham espaço. Mais do que dizer que ‘WoW não é um jogo competitivo‘, nos cabe correr atrás de mostrar que pode ser, sim. Porque pode.

E como podemos mostrar isso?

A Copa América não foi o último campeonato de arena por aí – vem muita, mas muita coisa pela frente. Acho que conseguimos mostrar o quanto pode ser divertido jogar nesse modo, e que apesar de ganhar ser lindo, não é o mais importante. Muita gente sempre viu a arena como algo elitista e impossível, quando na verdade não é bem assim. Elas estão ali disponíveis, depende só de cada um montar seu time e treinar.

Então, nos próximos campeonatos, contamos com seu time lá – e sem essa de ‘ai, não vou ganhar mesmo então não vou’, porque o ponto não é esse. E convenhamos: se você pensar assim pra sempre, nunca, NUNCA vai ganhar mesmo. Você só vai ter uma performance alta com treino, e eu vi como isso é lidamente possível durante a Copa América, com as lindas Larih, Nanda, Celle e Vivi do Powerpuff Girls, que participaram de todas as etapas, treinando todos os dias, e jogaram absurdamente melhor nas etapas finais (e me matando de orgulho). Não tem mágica, mas nem por isso é um processo penoso; se lembra que acima de tudo, você deve estar se divertindo.

Ah, e pra quem não ficou sabendo, eu passei vergonha joguei na Copa América sim. Na quinta etapa, quase surtando de nervoso, mas… ta aí, divirtam-se 😛

Ai, não quero jogar mais amei assistir! Como eu ajudo?

Assistindo! Divulgando! Chamando a galera pra ver a transmissão, mostrando como entender o que está acontecendo na partida (pode ser confuso, eu sei – e como sei!), interagindo no chat, nas redes sociais, movimentando o cenário de WoW.

Durante as transmissões ouvi várias vezes que o cenário competitivo de WoW era pequeno, quase insignificante, com um tom de ‘isso não vai a lugar algum’. Eu já penso o seguinte: nossa comunidade passou tanto tempo sendo deixada de lado, sem eventos, sem campeonatos, sem amor e sem divulgação que a gente se acostumou a não ter nada. E quando a Copa América chegou, muita gente não viu o potencial que ela tinha pra trazer pra gente tudo o que admiramos no cenário e na comunidade de outros jogos com a cena competitiva forte, quando TEM SIM. E depende principalmente da gente fazer isso acontecer.

No que depender de mim, do Neves, do Jiraya e de muita gente querida por aí, estamos só no começo. Quem vem com a gente? <3

P.S.: Parabéns ao Rynd, Shap, Murkymindz e Xad pelo primeiro lugar, pelo patrocínio do Santos.Dex e por inspirar uma galera no PvP. Parabéns aos times Sem Nome e Keep Calm and Send Nudes pelo segundo e terceiro lugares, foi lindo ver todos vocês jogando!