X

Quem fez raid na época da Burning Crusade com certeza carrega alguma lembrança de Karazhan. Seja pelos wipes, pelos itens que nunca caíam ou pela diversão da Ópera, todo mundo lembra de algo. Afinal, apesar da longa série de missões necessária para obter a chave de lá (o tão falado “atunamento”), Kara foi a primeira raid realmente acessível, pensada para 10 jogadores, com estrutura modular, teleportes e atalhos para encurtar caminhos de acordo com os chefes mortos. Lutas com mecânicas e ambientações totalmente novas, como o Evento da Ópera (Opera Event) e o Evento do Xadrez (Chess Event) evitavam o tédio dos grupos que iam semana após semana atrás de itens épicos e peças do Tier 4. Isso sem contar a ambientação e trilha sonora sensacionais. Não dá para esconder que é minha raid favorita, né? 🙂

Como vou falar do Tier 4 no post da próxima semana, este guia vai falar mais das armas e dicas de como passar sozinho por alguns dos chefes.

Karazhan

Onde fica: Trilha do Vento Morto (Deadwind Pass)

Dica: O caminho mais rápido para chegar lá é pegar o portal para Terras Devastadas na cidade principal da sua facção e voar até lá.

Nível mínimo para entrar: 68

Configuração mínima: um jogador de nível 85. Precisa estar em grupo de raid.

Chefes: 11 (5 obrigatórios, 6 opcionais)

Dica: Os obrigatórios são Moroes, Evento da Ópera, Curador, Evento do Xadrez e Príncipe Malchezaar. É recomendado matar também o Vulto de Aran para abrir um teleporte de atalho. Para fazer o Nocturno (Nightbane), é preciso fazer a série de missões que começa com O Diário de Medivh, que fica disponível no NPC do lado de fora. É preciso completar a raide uma vez para que ela seja habilitada.

Tempo necessário para matar e saquear todos os monstros: 1h45.

Dica: Com a implantação do saque em área, deve diminuir consideravalmente, pois a maior parte do tempo gasto é pegando o loot.

Gold obtido com os saques e venda de itens indesejados diretamente para o vendedor: 400g

Outros motivos para ir lá: reputação com O Olho Violeta; receitas raras de encantamento como Encantamento de Mangusto – Arma  e Encantamento de congelar Alma- Arma; a montaria do primeiro chefe, as Rédeas do Cavalo de Guerra Fogoso, com aproximadamente 1% de chance de cair.

O que cai lá

O Tier 4 foi o primeiro a usar o sistema de moedas (tokens) compartilhadas por diversas classes. Antes, as peças caíam diretamente dos chefes, e eram restritas a uma única classe. A partir de Karazhan, começaram a cair estas moedas, que podiam ser trocadas pelos itens em vendedores dos Aldor ou Áugures (Scryers) em Shatrath. Eles também podem ser trocados por itens de PvP com uma vendedora na Ilha de Quel’Danas.

Aqui, você vai poder pegar as moedas das luvas (no Curador) e elmos (no Príncipe). As outras peças caem no Covil de Gruul (pernas e ombros) e Covil de Magtheridon (torso). Falaremos mais deles no próximo post.

Alguns itens para ficar de olho

Arco Solfúria da Fênix (arco)

Besta Açofalco (besta)

Chapéu da Bruxa Má (tecido) – Evento da Ópera, Mágico de oz

Rifle matador de lobos (arma de fogo) – Evento da Ópera, Chapeuzinho Vermelho

Pata do Lobo Mau (arma de punho) – Evento da Ópera, Chapeuzinho Vermelho

Desespero (espada 2 mãos) – Evento da Ópera, Romulo e Julianne

Escudo da Escuridão Impenetrável (escudo)

Cajado Estrangulador de Terestian (cajado)

Lâmina Rancorosa (espada de 1 mão)

O Decapitador (machado de 1 mão)

Lâmina da Mente Nathrezim (adaga)

Uivo Sangrento (machado 2 mãos) – o bom e velho Gorehowl 🙂

 

Evento da Ópera

Esta é uma das partes mais legais: um teatrinho onde as lutas imitam peças reais. Dependendo da luta, os itens serão diferentes. São 3 opções: O Mágico de Oz, Romulo e Julianne e Chapeuzinho Vermelho. A escolha da peça é randômica, você pode ver apenas uma por semana. Para começar o evento, é só falar com o produtor da peça Barnes.

Fuja, garotinha, fuja! Repita a raid diversas semanas até ver pessoalmente todas as lutas. Dica: na Chapeuzinho Vermelho, não bata muito no lobo. Deixe-o fazer seu truque e divirta-se 🙂

Evento do Xadrez

O grande pesadelo do raider solitário. Saiba que é possível passar por ele com pouco sofrimento, apenas gastando alguns minutos. É uma luta que depende um pouco de sorte, pois a trapaça de Medivh (aquele fogo que ele solta no chão de tempos em tempos) é totalmente aleatória. Mas veja pelo lado bom – você não morre mesmo se perder.

Apesar do nome, o jogo não tem muitas semelhanças com xadrez de verdade – apenas os movimentos das peças. Cada uma delas é na verdade um NPC que tem habilidades defensivas e ofensivas como qualquer outro.

O objetivo é matar o rei inimigo. Para começar o jogo, converse com o rei da sua facção. Ao liberar uma peça, você fica com um tempo de recarga de aproximadamente 8 segundos e não pode controlar outra peça. É o bastante para você escolher e chegar à próxima unidade a ser controlada.

Imagem do site Dummies. Não vou usar notação de xadrez, a referência é apenas para a localização das peças.
 

Considere que você está jogando com as peças das linhas 1 e 2. A melhor ordem seria:

– Controle o rei (e1) apenas o tempo necessário para começar a luta.

– Avance o peão (e2) que fica na frente do rei. Uma casa só basta (leve-o para a casa e3). Caso o fogo de Medivh atinja-o, abandone a peça que você estiver controlando, pegue o rei e mova-o para a casa da frente (e2). Ele não pode ficar tomando este dano, ainda mais no começo da luta.

– Avance um dos peões das torres (a2 ou h2) para deixar o caminho livre. A única peça que pula as outras é o cavalo (b1 ou g1), e não usaremos ele agora.

– Leve a torre (a1 ou h1) livre para o centro do tabuleiro (c3 ou c4, ou f3 ou f4). Ela tem uma magia em área que atinge até 2 casas ao seu redor. A ideia é deixá-la batendo passivamente em tudo que passar perto, incluindo o rei inimigo.

– Controle um dos bispos (c1 ou f1) – Necrólito Orc para a Horda, Clérigo Humano para a Aliança – e cure a torre que avançou.

– Faça o mesmo com a outra torre, se possível. A intenção é matar os bispos e o máximo de unidades inimigas com o ataque em área.

– Quando os bispos inimigos morrerem, comece a curar seu rei.

– Repita quantas vezes for necessário 🙂

Essa é a estratégia que funcionou melhor para mim. Você também faz o xadrez sozinho? Conte nos comentários como você faz. Atualizarei o post contando as estratégias de vocês também.

 

E o que mais?

Não deixe de visitar todos os cantos de Karazhan. Surpresas se escondem em diversos lugares. Você sabe onde encontrar estes “segredinhos”?