X

Ah Blizzard, sempre a Blizzard… Oh wait!

Sim, a Blizzard nem sempre foi a Blizzard, ela nasceu como Silicon & Synapse, uma empresa como tantas da área de informática, hardware e jogos, a partir dos sonhos e devaneios de um grupo de jovens universitários ou recém formados, que não sabiam seus limites. Ainda bem que eles não sabiam os limites mesmo, pois esta ousadia nos deu várias maravilhas tecnológicas que temos hoje, bem como jogos, muitos jogos.

Mas não estou aqui hoje para contar esta maravilhosa história, quem sabe um dia né? Por hora, pode ficar com os próprios protagonistas contado-a nesse vídeo.

Quero falar, sim de um fruto desta empresa que nascia The Lost Vikings.

Em uma vila de vikings, temos três bravos guerreiros, vivendo em harmonia, com suas famílias, felizes a caçar. Cada qual com suas habilidades específicas.

Erik, o ruivo que podia correr mais rápido que qualquer um da vila e acertava todos os inimigos e obstáculos com seu capacete indestrutível. Baleog, o feroz guerreiro que destruía a tudo e a todos com sua potente espada e o arco para ataques a distância e finalmente Olaf, o robusto e poderoso homem do escudo, que bloqueava ataques a distância, bem como a passagem de qualquer ameaça.

Juntos, eles eram implacáveis e cada qual com sua habilidade, complementava a dos demais. Um dia, contudo, eles fora sequestrados por… ETs??? Sim, nossos bravos guerreiros foram abduzidos enquanto dormiam e colocados a bordo de uma nave, cheia de monstros alienígenas, robôs e armadilhas.

Este é o plot deste jogo, que é um side-scrolling, ou aqueles joguinhos onde a câmera fica de lado e vamos andando de um lado para o outro, ou para cima e para baixo, de acordo com os caminhos disponíveis. Mario Bros é um dos representantes mais famosos deste tipo de game.

Recheado de quebra-cabeças, o jogo abusa das situações onde você tem que usar o equilíbrio existente entre os personagens para superar barreiras. Bem ao estilho “pedra-papel-tesoura”, cada qual é exigido dentro de suas habilidades. Perder um deles poderia significar o fracasso na fase.

Este jogo foi finalizado e lançado entre 1991 e 1992, marcando uma época para a empresa que mais tarde viria a ser a Blizzard, tratado de forma muito carinhosa por seus criadores, tão carinhosa que está sempre presente como easter egg em outros jogos. Podemos citar o Olaf como piloto de carro no jogo Rock n’ Roll Racer e como referências na série Warcraft.

Porém este blog é sobre WoW e apresento a vocês, os simpáticos anões. Eles que até o Cataclisma estavam na masmorra de Uldaman, agora fazem parte da paisagem de Ermos, num acampamento da Aliança.

 

Fazer missões em Ermos é obrigatório para quem gosta do folclore do WoW, referências e mesmo de boa diversão. O Cataclisma, pode ter sido uma expansão questionável em alguns pontos, mas a reformulação das missões em áreas de nível mais baixo ficou espetacular. Quem conhece há muito tempo, como no meu caso desde o Burning Crusade, pode ver a diferença na elaboração. Vide a missão do Anão, do Gnomo e do Orc contando suas “histórias de pescador” do dia que o Asa da Morte chegou em Azeroth.

É neste contexto que surgem os nosso companheiros, dentro de uma cadeia de missão de uma goblina, que não é bem uma globina [não vou dar spoiler]. Temos que realizar várias missões para investigar um ovo de dragão e os bravos heróis nos auxiliam a realizar esta tarefa, utilizando seus poderes para derrotar os inimigos. Os poderes foram um pouco adaptados, para chegar um pouco mais perto da “santíssima trindade” dos MMOs, um tanque, um causador de dano e um curador. Não são classes puras, mas apresentam características das mesmas. O jogo é você selecionar o poder de cada um deles alternadamente para ir vencendo os desafios. A diversão é garantida e é uma das alternativas das missões repetitivas do tipo “mate x bichinhos” ou “colete y itens”.

Na minha opinião faltou apenas a Blizzard colocar um pouco de quebra-cabeça feita para serem feitas com os Vikings, pois existem missões quebra-cabeças, mas não estamos na companhia dos “três irmãos”

Por fim, pesquisei no site da Blizzard, mas infelizmente não tem mais este jogo, ou qualquer um outro que rode no DOS, disponíveis para venda, mas existem sites de entusiastas de jogos antigos que oferecem o mesmo para jogar em emuladores como DosBOX. Apenas pesquise sobre a legalidade de se baixar os jogos, bem como segurança para evitar vírus. E caso localize algum que esteja OK, boa diversão! Pois mesmo que seja um jogo ultrapassado do ponto de vista tecnológico, seus desafios permanecem muito atuais e garantem bons momentos de diversão.

Então, vamos localizar os Vikings Perdidos?