X

Que o PvP no World of Warcraft precisava de mudanças, ninguém negava. A equipe de desenvolvimento da Blizzard inclusive foi aos fóruns americanos pedindo sugestões de mudanças, e nesse patch, elas finalmente chegaram.

Vamos ter mudanças no sistema de rating, nos equipamentos, um bônus de ganho de pontos para jogadores que começam o PvP no meio da temporada, e muito mais. O post completo com as mudanças pode ser lido no blog oficial da Blizzard.

A ideia básica é acabar com a “muralha” que é o rating 2200, e possibilitar que todos os jogadores tenham possibilidades iguais de melhorar seus equipamentos e ranques, independente do seu rating na temporada anterior.

  • O sistema de rating vai mudar de forma que, grupos que joguem mais jogos subam de ranking, passando os times com rating altíssimo, mas que param de jogar no início da temporada porque já alcançaram o rating que queriam. A ideia é que os ganhadores da temporada sejam decididos no final e não no começo da temporada, como acontece agora – já que os times de rating alto (e equipamentos melhores) da temporada anterior sempre saem na frente (e ficam na frente).
  • Vamos ter 4 tiers de equipamento PvP, ao invés de apenas 2: (os ilvls foram dataminados, e podem mudar)
    • Gladiador Terrível (Dreadful) — item level 458 – feito por artesãos (coureiros, ferreiros e alfaiates);
    • Gladiador Malévolo (Malevolent) — ilvl 483, inclusive a arma, comprado com Honra – é a gear atual de pontos de Dominação;
    • Gladiador Tirânico (Tyrannical) — Novo set de equipamento, ilvl 493, comprado com pontos de Dominação no patch 5.2, e com Honra no patch 5.3 se você conseguir 27.000 pontos de Dominação na temporada (melhor explicado abaixo);
    • Gladiador Tirânico de Elite (Elite Tyrannical) — ilvl 515, comprado com pontos de DOminação depois que você alcançar 27.000 pontos de dominação na temporada.
  • Não vai mais existir restrição de rating para compra de nenhum equipamento; a única restrição ao equipamento ‘elite’ será a conquista dos 27.000 pontos na temporada, independente do rating. Os jogadores de rating maior vão continuar conseguindo os equipamentos antes, mas não vai mais existir uma ‘parede invisível’ no rating 2200.
  • Os jogadores que tenham o rating maior vão continuar tendo um cap de pontos maior;
  • Vai ser implementando um sistema de ‘ajuda’ para jogadores que inciarem as atividades de PvP no meio da temporada, dando um bônus no cap semanal de pontos deles, para que alcancem os jogadores que começaram no início da temporada, se quiserem. A fórmula para esse cálculo está descrita no post do blog oficial.
  • Em patches que não marquem início de temporada, como o 5.3, a restrição do cap de pontos de Dominação não será aplicada para a compra das armas – a compra dela será ‘livre’.
  • No 5.3, quando você alcançar os 27.000 pontos de Dominação, os equipamentos Gladiador Tirânico poderão ser comprados com Honra, para que seus pontos de Dominação fiquem livres para a compra do Gladiador Tirânico Elite.

No geral, acredito que essas mudanças contribuem para um cenário mais competitivo na área Jogador x Jogador, e podem estimular muitas pessoas que desanimaram do PvP – e até do WoW – pelo fato de nunca alcançar os malditos 2200 de rating. E vocês, o que acham?