X

Eu sou uma grande entusiasta de upar fazendo CBs e não tem como descrever a minha felicidade quando eles passaram a dar XP. Mesmo sendo um tanto quanto desequilibrados comparado com os CBs no nível máximo, eu ainda assim adoro.  Algumas semanas atras eu fiz um post comentando sobre o que ia mudar nos CBs de nível baixo no patch 5.2, mudanças que me deixaram esperançosas, por que há muito essa modalidade parecia esquecida pela Blizzard. O post dessa semana é sobre CBs de nível baixo e como eles ficaram no 5.2 (em várias faixas de níveis).

O maior problema desses CBs é a falta de equilíbrio, e isso não é fácil de alcançar visto que não é somente um ponto que teria que ser alterado, mas vários, como: 

  • Equipamentos: Personagem ‘twinkados’ conseguem facilmente carregar o time para a vitória, chegando a matar os adversários com uma única habilidade.
  • Classes: Algumas classes se mostram equilibradas no 90, mas durante o up ela pode se mostrar mais poderosa que as outras. Como foi o caso do ladino no início do Cata, do Paladino sagrado no fim do Cata e do Caçador (desde sempre).
  • Nível: Personagem na última nível da faixa tem vantagem sobre personagem na primeira. 

O patch veio e eu fui correndo conferir os resultados das mudanças. Infelizmente não temos um equilíbrio (ou algo parecido com isso) em todas as faixas de CBs – algumas faixas foram mais afetadas que outras, eu falarei disso adiante, mas tivemos uma suavização do problema de diferença de nível e um sentimento dúbio para a diferença de equipamentos. Dúbio? Como assim? Pois é, os equipamentos de herança também escalam para o último nível da faixa, o que é ótimo para quem tem esses equipamentos, mas ruim para quem não tem, pois acaba aumentando ainda mais a diferença entre os equipamentos em um CB. Classes não foi um problema abrangido pelas mudanças, até por ser de longe o mais complicado deles, por afetar todos os níveis, inclusive o 90.

Eu fui a CBs com alguns personagens meus, de níveis diferentes, a fim de testar como as mudanças afetaram as faixas e se algumas foram mais beneficiadas que outras. E como se desconfiava, elas foram sim afetadas de forma diferente. Para ilustrar isso tenho SS dos status personagem fora e dentro do CB, seguidos de uma pequena explicação da diferença que eu senti.

Personagem: Darci@Nemesis – Guerreira Proteção nível 22. Faixa 20-24.

Antes / Depois do CB

Não senti muita diferença nessa faixa, o ‘buff’ não mudou em nada praticamente, ainda da para matar/morrer com uma habilidade.

Personagem: Murasaki@Nemesis – Xamã Elemental nível 66. Faixa 65-69.

Nessa faixa deu para sentir a diferença, principalmente em relação aos erros em habilidades usadas em personagens inimigos de nível mais alto, que diminuíram.  Notei um CB um pouco mais equilibrado. (E sim eu estou usando tecido :B )

Personagem: Lanfan@Nemesis – Druida Restauração nível 85. Faixa 85-89.

Antes / Depois

Wow. Esse definitivamente deu para notar a diferença, olhem a quantidade de mana e vida que eu ganhei @_@. De curandeiro isso vez uma baita diferença, conseguia sobreviver bem mais que nos CBs antes do patch 5.2. O bônus de inteligencia (intellect) e poder mágico  (spell power) foram bem consideráveis. Em geral essa faixa ficou BEM mais equilibrada, apesar de que quem tem os equipamentos de PvP do Cataclisma ainda levou um pouco de vantagem por causa Poder JxJ/Resiliencia JxJ desses itens, mesmo que um pouco desvalorizados por causa do aumento do nível (eu já explico isso).

Resumindo:

As mudanças em CBs de nível baixo causaram sim um efeito positivo e ajudou no equilíbrio. Esse efeito é melhor notado em faixas onde a diferença entre os níveis altera significativamente os atributos do personagem, que é o caso de CBs nível 60+.

Para quem se assustou que os atributos como aceleração (haste) e chance de acerto (hit chance) diminuírem nos CBs, sem pânico! O que acontece é que personagens de níveis mais baixos são mais afetados pelos atributos. Por exemplo, 2 de chance de acerto para um personagem de nível 10 representa uma porcentagem de chance maior que para um personagem de nível 20. E como os itens, com exceção dos itens de herança, não evoluem ao entrar no CB, isso acaba acontecendo  🙂 Mas vale lembrar que para chance de acerto o nível influencia bastante.

____

Antes de encerrar o post gostaria de deixar um parabéns para todos os que conseguiram os títulos da temporada 12 de PvP. E lembrando que todos os que conseguiram os títulos NÃO participaram dos bugs que ocorreram durante a temporada. Antes de da-los aos jogadores, a Blizzard futrica os mínimos detalhes do histórico do time e dos personagens. Então eles realmente merecem! Parabéns pessoal \o/

E deixo um abração da tia Ilowen para todo mundo o/

Ps: Estou pensando em fazer guias de Twink. O que vocês acham?

Ps2: Para quem não sabe Twink é um personagem muito bem equipado para o nível, geralmente eles travam a experiencia para aproveitar mais e farmar itens/pontos de honra/conquistas.