X

É de conhecimento geral que os campos de batalha de nível baixo são absurdamente desbalanceados. Mas, segundo Bashiok, a Blizzard fará o possível para diminuir ao máximo esse desbalanceamento em Warlords of Draenor – com a conjunção da remoção de habilidades de classes (e consequente redistribuição delas pelo processo de leveling) e do squish (esmagamento, ou o fato de que os números de itens, vida, dano e cura serão menores na nova expansão, visualmente falando) numérico, a tendência é que o danos das habilidades fiquem mais equivalentes. Confira o blue post completo:

Originalmente postado por Bashiok (Forum Oficial)

Eu tinha escrito aqui como World of Warcraft é um jogo realmente enorme, e enquanto nós sabemos que existem vários tipos de atividades além do conteúdo de nível máximo que as pessoas aproveitam, nós não vamos conseguir focar em cada uma delas o tempo todo. Mas não estava bem escrito, e eu acho que meus argumentos estavam provavelmente óbvios para todo mundo 🙂

De qualquer forma, em resumo: nós vamos providenciar algum balanceamento no PvP de nível baixo em Warlords.

Pra começar, é importante notar o squish de itens, Enquanto os grupos individuais não devem ver grandes mudanças, com certeza a curva de poder entre os níveis vai ser mais suave. Vai ter um impactio maior no PvP mundial, que será mais parecido com o que era no vanilla, e o poder relativo entre os personagens não vai variar muito absurdamente. Antigamente, mesmo que você fosse 10, 2o ou 30 níveis abaixo de alguém, você ainda tinha chances de sair vivo, se não de matar o oponente. Claro que, conforme as pessoas começarem a se equipar  essa disparidade vai voltar a acontecer no mundo aberto, mas deve ser divertido voltar para uma curva de poder dos personagens mais suave, e isso sempre vai ser assim para todas as tentativas de gank de personagens abaixo do nível 100.

Nós reconhecemos que o balanceamento no PvP de nível baixo não recebeu a atenção que precisava, e a culpa disso é o fato de termos que focar nossa atenção no conteúdo que a maior parte dos jogadores dão atenção (o nível máximo). Em Warlords nós vamos fazer algumas mudanças nas habilidades (leia: excluir), que vai resultar na necessidade de ajustar o ritmo de aquisição de habilidades (quando você recebe alguma nova habilidade e em que nível), e nós vamos cuidar, ao mesmo tempo, do balanceamento de nível baixo. É difícil por causa da variedade de pessoas nos vários níveis, e de ter que garantir que cada habildade de cada especialização versus outro personagem/nível/especialização sejam pareados. Os grupos de nível baixo costumam ter uma disparidade inerente devido à possível diferença de níveis, o que é necessário existir para garantir que haja jogadores suficientes na batalha. Nosso principal objetivo é suavizar as habilidades periféricas – e isso está intimamente ligado ao squish de itens – para garantir que o dano base de todas as habilidades antes do escalonamento é apropriado. Existem alguns problemas óbvios de ajuste agora que vamos cuidar, e depois, providenciaremos o máximo de ajuste fino que pudermos. Aguardamos o feedback de vocês durante o beta. 

Tudo indica que a intenção deles é fazer com que o jogo fique ainda mais democrático – tanto dando espaço para quem quer simplesmente pular o processo de up, quanto balanceando e ajustando as condições do jogo em níveis baixos. Porque, no fim das contas, o objetivo no WoW não é ser o mais forte, o mais top de equipamentos ou seja la a ideia deturpada que muita gente tem de que se você não faz x ou y dentro do jogo você joga erradoo objetivo da existência do jogo é ser divertido da forma que cada jogador quiser se divertir, seja no nível máximo, nos níveis intermediários, no processo de up, na fazendinha, na batalha de mascotes, correndo atras de conquistas….