X

Aposto que muita gente já se perguntou como seriam, se existissem no WoW, alguns feriados que só temos no Brasil. Obviamente por ser um jogo norte-americano, o World of Warcraft foi feito com base na cultura do norte do nosso continente, e isso inclui feriados e comemorações que talvez não tenhamos no Brasil. Mas qual comemoração brasileira você gostaria que o WoW tivesse, se pudesse escolher?

Eu particularmente não gosto de pular carnaval, de ir na rua e festejar, mas sei que tem gente que deixou de jogar no feriado que passou pra poder aproveitar um pouco das festividades. O carnaval não é essencialmente brasileiro, apesar de ser muito comemorado aqui no Brasil. Ele nasceu através de cultos e festividades associados à deuses da fertilidade e da colheita, e também marca o início do período do jejum da carne, iniciado no na Quaresma a partir da quarta-feira de Cinzas. O feriado é bastante comemorado na Europa também, mas o nosso é o melhor do mundo, e por mais que tenha a superexposição do corpo da mulher, esteja infestado de estereótipos, que o governo gaste (e roube) horrores nisso, que as cidades fiquem imundas depois do desrespeito dos foliões ao espaço público, é algo impregnado na nossa cultura, é um espetáculo belíssimo e mostra diversos aspectos da nossa cultura através dos carros alegóricos, blocos de rua, enredos, marchinhas, fantasias, e outros elementos tão bem feitos.

Imagina se tivesse Carnaval no WoW? Imagino que teriam blocos das cidades, muito confete pra jogar nos amiguinhos, algumas fantasias legais para usar por aí, itens transmogrificáveis, buzinas, festinhas, e muito mais. No WoW temos algumas comemorações que fazem preferência a uma cultura mundial, às vezes muito ou quase nada comemorados no Brasil. É como o Natal (“Véu de Inverno”), o dia dos Namorados (que na verdade é comemorado em Fevereiro nos Estados Unidos, e por isso “O Amor está no Ar” é bem fora de época pra gente…), a October Fest (que é um evento mais global, comemorado em poucos lugares no Brasil, e aparece como “Cervafest” no jogo), o dia de Ação de Graças (que no game é “Festa da Fartura” e representa um feriado que é quase um segundo Natal para os norte-americanos, mas é muito pouco comemorado no Brasil), a “Semana das Crianças”, o Halloween (“Nortunália”) e o Dia dos Mortos, entre outros eventos in game que possuem relação com eventos reais, que são feriados conhecidos por nós brasileiros, alguns muito comemorados e outros nem tanto, mas que nos lembram um pouquinho de situações culturais nossas.

A minha festa cultural favorita, depois do Natal, é a festa Junina. Se ela tivesse no jogo, acredito que seria algo parecido com a festa do Solstício e a da Colheita. Teria uma grande fogueira, bastante comidinhas nos vendedores, vinho quente, quentão, bolinho caipira (que poucos conhecem porque é algo bem regional de São Paulo), bandeirinhas, podíamos lançar balões e fogos de artifício, ia ter barraquinhas, dança, e tudo aquilo que normalmente tem de bonitinho nos eventos do WoW. Acho que seria ótimo se tivesse no jogo também.

São tantos eventos quem poderiam existir, qual você acha que poderia ser legal de ter no jogo?

Muito obrigada e até mais o/