X

Com a disponibilização do client do alfa da nova expansão no último mês,  pipocaram várias informações dataminadas em sites como MMO-Champion, WoWHead, Adriacraft e outros. Mas se você não entende muito de termos técnicos, não dá pra entender direito o que exatamente é isso. A definição da Wikipedia em português (que traduz o termo pra “Mineração de Dados” é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados“. A definição do mesmo item em inglês já é um pouco mais entendível: “extrair informação de um conjunto de dados e transformar ela em uma estrutura compreesível para uso futuro”. Mas ainda que a gente entenda esse conceito, ele não explica muito bem o que é datamining no universo de World of Warcraft. 

Pra resumir o que interessa a gente: datamining é o processo de fuçar nos arquivos de dados do WoW procurando por informações como mapas, gráficos, modelos ou sons. Não é hackear ou usar exploit no jogo, é só dar uma olhada mais de perto nos arquivos do jogo – que na grande maioria das vezes estão disponíveis publicamente – para ver o que está escondido lá no meio. Esses arquivos podem estar no client atual do jogo, em um PTR ou beta, e qualquer um deles pode ter conteúdo novo, inacessível para os jogadores dentro do jogo. É algo semelhante a fotos ou imagens de bastidores: o datamining dá a oportunidade de olhar algo do conteúdo que ainda não está funcionando no jogo, e pode ser do próximo patch, ou dicas sobre a nova expansão. Muitos jogadores, doidos pra saber mais, correm pras infos dataminadas em busca de conhecimento e informações adiantadas – mas como a Blizzard pode mudar, remover ou ampliar conteúdo não lançado sem nenhum aviso (porque veja só, ele não foi lançado oficialmente), tudo que é dataminado deve ser considerado com muito, muito cuidado.

~Possível~ bebê hipopótamo de WoD - dataminado pelo MMO-Champion.

~Possível~ bebê hipopótamo de WoD – dataminado pelo MMO-Champion.

Não existe compromisso por parte da Blizzard de lançar o que foi encontrado em datamining, e como vamos ver abaixo, assim como já tivemos grandes dicas encontradas nesses arquivos, muitas coisas vistas também nunca chegaram ao live – e os devs também já se aproveitaram dessa sanha por informação pra dar uma zoada básica na galera algumas vezes. Mas no geral, o que pode ser esperado de datamining são coisas como o seguinte:  nos arquivos do patch 5.4, do meio do ano passado, estavam as primeiras dicas do que viria ser Warlords of Draenor, com a inserção de uma pasta chamada Horda de Ferro no client do jogo. 

Com o que sabemos hoje, parece que é uma informação importantíssima que foi adiatada, mas na época ela não significava absolutamente nada, porque não dava nenhuma dica do que a Horda de Ferro era. Da mesma forma, antes do lançamento de Wrath of the Lich King foram encontrados arquivos de Fiordes Uivantes – mas aí, os jogadores que conheciam a Lore do jogo já adiantaram que provavelmente a próxima expansão do jogo seria em Nortúndria. 

Por outro lado, nem sempre as informações dataminadas podem ser confiáveis. Elas podem trazer partes de trabalhos em andamento que irão sofrer mudanças antes de ir ao ar, ou conceitos que a Blizzard vai abandonar e remover dos arquivos no futuro. Por exemplo, Ion Hazzikostas, o Lead Game Designer do jogo, teve que esclarecer que existirão 8 novas masmorras no lançamento de Warlods, porque nos arquivos dataminados só apareceram 6 e o pessoal foi reclamar. Também foram dataminados arquivos de som do Grão Magíster Rommath que davam a entender que ele tinha se tornado um traidor, mas isso nunca chegou a ser implantado no jogo – e muitos jogadores ficaram confusos achando que ele tinha ficado ~dumal~, quando foi só info dataminada.  

No fim das contas, mesmo que as informações dataminadas possam sim dar dicas e mostrar itens que podem entrar no jogo, não tem como ter certeza do que vai realmente acontecer até o lançamento oficial do client. 

Então eu presto atenção nisso ou não?

Bom, isso depende de você. Tem quem ache super interessante correr atrás dessas informações pra estar à frente de todo mundo, sabendo tuto – inclusive possíveis spoilers e coisas que não vão estar no jogo – enquanto outras pessoas não se importam em esperar e só ver o resultado final, e você já deve saber em qual categoria se encaixa. Mas independente da sua escolha, sempre vai existir datamining, e quanto mais perto a gente estiver do lançamento da expansão, mais dessas informações estarão disponíveis, à medida que os jogadores forem convidados para o beta e mais arquivos de jogo sejam disponibilizados. 

Outro item importante é que as informações de datamining quase sempre tem spoilers em forma de sons ou informações de zona, então se você não quer saber de nenhuma informação importante na história do jogo antes da hora, é melhor evitar ao máximo quaquer coisa dataminada – e essas infos podem estar em todo lugar, então tome cuidado se não quiser mesmo saber de nada antes de jogar o conteúdo. Para jogadores mais casuais, ou que estão começando a jogar agora, é recomendável ignorar esses arquivos dataminados, já que eles nunca afetam o jogo atual, então você fica tranquilo pra jogar como quiser até as mudanças realmente acontecerem

Quando a Blizz anunciar as patch notes finais, você vai saber que é aquilo mesmo que vai acontecer, sem ficar se preocupando em acompanhar as mudanças que foram e voltaram até a build final. Mas se você resolver acompanhar as idas e vindas dos alfas e betas da vida, não se estresse nem tente se adaptar em relação a NADA que está lá – elas podem nunca ir ao ar de fato, e você vai ter tido trabalho à toa.

E de qualquer forma, não deixe de se divertir, porque afinal de contas, é pra isso que a gente tá aqui 😉

Fonte: WoW Insider | Imagem de destaque