X
Este é o 4º artigo de 11 posts da série Mudanças nas classes - Patch 6.0.2.

Você logou na terça-feira e encontrou mil botões vazios na sua barra? Não sabe o que será da sua vida sem as habilidades que foram embora, nem como lidar com as que ficaram? Seus problemas acabaram!

O pessoal do Icy-veins compilou uma lista de mudanças em todas as classes e especializações nos fóruns deles, e trazemos as mudanças pra vocês, com algumas sugestões de rotações e uso das habilidades em sua nova configuração. Note que não é um guia da classe – os guias completos e lindos voltam assim que Warlords of Draenor chegar – mas sim, uma lista de mudanças e dicas de como sobreviver esse mês.

Faremos um post para cada classe, e aqui você confere as mudanças nos Druidas. Você pode conferir o post original aqui.

Lembre-se que você pode mudar o idioma das habilidades linkadas neste guia! Para isso basta escolher na caixinha no canto superior direito qual a língua do Wowhead que você prefere, inglês ou português.

Geral

  • Se você quer manter sua forma de voo separada das outras, use o Glifo do Cervo. Ele separa a sua forma de voo das outras formas de viagem, e permite que outro jogador ‘monte’ na sua forma de viagem. Caso não se importe com o botão único para as formas de viagem, use o Glyph of Travel, que dá um bônus de 60% na sua velocidade de movimento na forma de viagem terrestre, mas você não pode levar nenhum amiguinho com você.
  • Simbiose, como a conhecíamos, foi removida do jogo. (Insira choro aqui)

Patch-6-Druidas-Equilibrio

Pegue tudo o que você sabe sobre essa especialização, faça uma bolinha, taque fogo e jogue longe. Apague da sua mente, é melhor que você sofre menos. Agora, vamos aprender do zero como jogar com nossas amadas corujas gôdas <3

Mudanças na Rotação

Mudanças na energia do Eclipse 

  • A sua energia do Eclipse muda sozinha agora. Quanto mais próximo de 0 você estiver, mais rápido ela anda, ficando mais lenta ao chegar perto de 100 energia Lunar ou Solar, e pausando em 100 por alguns segundos.
  • O tempo para ir de 0 a 100 de energia Solar/Lunar e retornar a 0 é de 20 segundos. O ciclo total, de um lado a outro da barra, é de 40 segundos.
  • Seu bônus de maestria para o dano em Eclipse (base de 30%) agora é dado baseado em quanta energia você tem. Com 0 de energia você recebe metade do seu bônus de Eclipse (base de 15%) aplicados a seus feitiços lunares e solares. Com 100 de energia Lunar, você tem o bônus completo para o Fogo Lunar e Fogo Estrelar e zero de bônus para Fogo Solar e Ira e vice-versa.

Básico de rotação

  • Agora você pode castar Fogo Estrelar enquanto estiver na metade Lunar da sua barra de Eclipse, e Ira enquanto estiver na metade Solar. Não existe mais preocupação em relação a qual direção a energia está indo e usar feitiços que a façam andar.
  • Surto Estrelar agora dá um buff baseado na energia que você tem no momento do final do cast. Se você está na metade Lunar, ele vai dar um buff nos seus dois próximos Fogo Estrelar lançados. Se você estiver na metade solar, ele vai dar um buff nos seus três próximos Ira lançados. Cada buff é de 30% (45% com um talento). O Surto Estrelar agora funciona em um sistema de cargas, e você recebe uma nova carga a cada 30 segundos ou em cada proc de Estrelas Cadentes, se você tiver gasto alguma carga. Você deve usar o Surto Estrelar uma vez por ciclo Lunar e Solar. Tente começar a lançar ele por volta de 75-80 energia, para que os seus feitiços com o buff sejam os lançados mais perto de 100 de energia – e assim, ficarem mais poderosos.
  • Os DoTs ainda precisam ser mantidos no alvo o tempo todo. Fogo Lunar agora tem uma duração de 40 segundos, então você só precisa renovar ele uma vez por ciclo – ou assim que você entrar na fase Lunar ou logo antes de deixar essa fase. Fogo Solar agora dura 24 segundos, então você precisa renovar ele duas vezes por ciclo – assim que você entrar na fase Solar e logo antes de chegar em 0 para sair dela. Lembrando que essas duas hablidades, na verdade, são a mesma – elas mudam o ícone/nome/efeito assim que a sua energia muda, mas os dois efeitos são mantidos no alvo ao mesmo tempo.
  • Alinhamento Celestial agora congela a energia do seu Eclipse onde ela estiver na hora, te dando os bônus máximos de Eclipse para feitiços Solares e Lunares, e aumentando todo o seu DPS em 20% por 15 segundos. Você deve evitar usar o Alinhamento durante a fase Solar, porque ele dá mais resultado combinado com Surto Estrelar e Fogo Estrelar Aprimorado.

Dicas Avançadas

  • Você deve mudar seus casts de Ira /Fogo Estrelar antes de chegar em 0 de energia. Se você começa a lançar um Ira com 10 de energia Solar, você vai estar com pelo menos 30 de energia Lunar quando ele sair. Na fase Solar, se seu próximo cast começar em ou após 35 de energia rumo ao Lunar, você já deve trocar para Fogo Estrelar. No Lunar, se seu próximo cast começar em ou depois de 45 de energia rumo ao Solar, é melhor lançar um Ira que saia logo antes de 0 de energia e começar outro do que lançar um Fogo Estrelar  que saia após o 0.
  • Chegar a 100 de energia Lunar ou Solar te dá um buff de 5 segundos que dobra o dano inicial do DoT correspondente. Esse buff dura  aproximadamente 1 segundo a mais que o tempo que a barra fica parada em 100, o que te dá tempo de lançar seu Fogo Estrelar/Ira aprimorado e então renovar o DoT (Fogo Lunar ou Fogo Solar). Só evite renovar o Fogo Estrelar só pra conseguir esse dano extra do primeiro hit se ele não estiver perto de terminar. Com o novo efeito de  “Pandemia” (inclusão do tempo de ~restinho~ do DoT ao novo lançamento se for feito com 30% ou menos tempo para o fim de sua duração) você pode renovar seus DoTs antes para evitar desperdiçar seus lançamentos mais poderosos com a energia em 100.
  • Evite ficar com todas as cargas de Surto Estrelar disponíveis. Ao invés de se limitar a um lançamento por ciclo, garanta que você sempre gaste o suficiente para nunca chegar a 3 cargas disponíveis. Tente se manter com duas cargas, e só chegue a 3 em uma preparação para o Alinhamento Celestial.
  • Se você chegar a ficar com 3 cargas de Surto Estrelar por causa de um eventual proc duplo de Estrelas Cadentes no lançamento de algum feitiço, você pode terminar seu cast atual e lançar um Surto Estrelar. Mesmo se você estiver perto de zero, buff de aprimoramento dura 30 segundos, e ainda estará disponível quando você fechar novamente o ciclo.
  • Use suas cargas extras de Surto Estrelar quando os berloques procarem e o Alinhamento Celestial ainda estiver longe de sair da recarga.
  • Se você tem o berloque Ataduras Purificadas de Immerseus, em lutas com pelo menos 4:30 minutos, mas ainda menores que 6 minutos, você deve usar a mesma tática de atrasar seu segundo Alinhamento Celestial  até seu berloque procar.

Mudanças no Dano em Área (Sim, agora AoE é possível pra gente! E tá lindo!)

  • Chuva Estrelar agora acerta todos os alvos de um grupo, ao invés de apenas dois. Ele divide as cargas com o Surto Estrelar, então você deve escolher entre aprimorar seus feitiços de alvo único ou usar AoE.
  • Furacão agora não come mais metade da sua mana e te impede de fazer qualquer outra coisa, e pode ser usado pra contribuir decentemente no AoE.
  • Fogo Solar aplica DoTs em todos os inimigos que estejam a 5 metros do seu alvo principal – muito amor na vida.
  • Glifo de Solstício transforma a sua Chuva Estrelar em Chuva SolarFuracão em Tempestade Astral. Isso não muda o dano deles, só muda a o tipo de energia correspondente a cada feitiço.

Mudanças na Versatilidade

  • Os talentos de nível 90 (tier 6) não afetam mais o DPS de nenhuma forma, e oferecem uma opção de off-heal. Coração das Selvas simplesmente te dá 45 segundos para curar praticamente como um healer, enquanto Vigília da Natureza transfere parte do dano dos seus feitiços de alvo único em cura para amiguinhos próximos. Sonho de Cenarius te dá uma cura constante mas pequena, e não é recomendável nesse caso.
  • Com a remoção do Tranquilidade de todas as especializações que não sejam Restauração (todos chora), o Coração das Selvas deve ser escolhido para aplicar Rejuvenescer por toda a raide ou curar um alvo individual com Toque de Cura. Isso resulta em uma parada geral no dano em troca de muita cura em torno de uma vez por luta (considerando o tempo de recarga de 6 minutos do talento), enquanto o Vigília da Natureza oferece pouca cura com zero de perda no dano a cada 90 segundos.
  • Luniscantes não podem mais ser responsáveis por lançar Fogo Feérico, pois essa habilidade não está mais disponível para nós.
  • Ao invés de ser uma fonte de dano negligenciada e usada apenas para forçar procs de berloques, os Cogumelo Selvagem agora são simplesmente um cogumelo que não dá dano, mas desacelera todos os inimigos em seu raio por 20 segundos.

Talentos and Glifos

  • Os talentos de nível 90 (tier 6) não afetam mais o DPS de nenhuma forma. Dessa forma, geralmente vai ser mais vantajoso escolher Vigília da Natureza, a não ser que exista uma parte específica da luta em que seja necessário aumentar muito a cura em detrimento do DPS para usar o Coração das Selvas e lançar Rejuvenescer/Toque de Cura nos amiguinhos da raid.
  • Os talentos de Tier 4 (nível 60) ainda afetam seu DPS, assim como os novos talentos de nível 100, de Warlords of Draenor. Para essa fase de transição, vamos nos preocupar apenas com os talentos do Tier 4.
  • Força da Natureza ainda é a mesma coisa. Seus Arvorosos se beneficiam do seu bônus de Eclipse mais forte, para que a Ira deles nunca tenha menos que metade de sua carga de Eclipse. No entanto, se eles forem convocados durante o Alinhamento Celestial eles não se beneficiam do aumento de 20% do dano – só do bônus máximo de Eclipse fixo. Se você usar o Força da Natureza, use apenas nos procs de berloques ou para evitar juntar as 3 cargas.
  • Alma da Floresta agora aumenta a força dos buffs Potencialização Lunar e Potencialização Solar em 45% ao invés de 30%.
  • Encarnação agora aumenta todo o dano feito em 15% por 30 segundos, independente de em qual estado de Eclipse você está.
  • No nível 90 praticamente não existe diferença entre os talentos do Tier 4 em termos de DPS. Lutas com muita movimentação desvalorizam Alma da Floresta e potencializam o Força da Natureza, embora a diferença ainda seja mínima.

Ferramentas úteis

  • Baixe Aqui as auras do Weak Auras fornecidas pelo pessoal do Icy-veins para rastear a Energia do Eclipse enquanto os desenvolvedores de Addons trabalham em novas versões. Note que toda Aura envolvendo a nossas energia deve ser personalizada, já que os indicadores de energia do Eclipse não atualizam com uma frequência adequada pras auras gerais funcionarem.

Patch-6-Druidas-Feral

Pontos principais:

  • Não é mais possível se beneficiar de snapshotting de berloques (manter o poder do proc até o fim da duração da habilidade; agora o poder acaba com o fim do proc)
  • Reforja não existe mais, logo não conte com isso para escolher os equipamentos.
  • Tente se equipar com o máximo de equipamentos com crítico/maestria ou crítico/aceleração.
  • O berloque Runa da Recriação não e mais viável.
  • Para alvos únicos, a prioridade de status é Critico > Aceleração > Maestria
  • Para alvos múltiplos, a prioridade de status é Crítico > Maestria=Aceleração
  • Os talentos de Nível 90 agora são todos relativos a Versatilidade e não influenciam mais em seu dano.
  • Fúria do Tigre e Rugido Selvagem ainda terão efeito snapshot
  • Use o Glifo de Rugido Selvagem, que faz com que seu Estraçalhar e seu Despedaçar, quando usados com o Espreitar  tenham a força que teriam com 5 pontos de combo ativos.
  • Seus buffs e sangramentos são afetados pelo efeito de Pandemia, que agora está ativo em todas as classes. Você pode renovar seus DoTs/buffs com menos de 30% do tempo de duração ativo e não perder o efeito dele por todo o período.
  • Sequência de abertura sugerida: Espreitar – Pré-pot – Estraçalhar (até 5 pontos de combo) – Unhas e DentesRasgarEstraçalhar. Mas tenha em mente que isso vai mudar assim que os talentos de nível 100 estiverem disponíveis.

Patch-6-Druidas-Guardian

  • A maioria das suas habilidades agora tem tempos de recarga longos.
  • Lacerar é a única habilidade que fará Destroçar procar – você deve manter os sangramentos e spamar essa habilidade pelos procs.
  • O tempo de recarga global das habilidades (GCD) dos ursos agora é afetado pela Aceleração, por isso você deve tentar aumentar a Aceleração/Crítico de seus equipamentos.
  • SurraPatada foram unificadas na spec de Guardião, e se chamam apenas Surra
  • Acertos Múltiplos é um status com muito potencial para ursos. Seus acertos múltiplos periódicos dos ataques automáticos, Destroçar, e Lacerar te darão o buff Ursa Maior, que aumenta sua vida máxima.
  • Tenacidade Primeva é um novo bônus de Maestria que te dá um escudo de absorção após ser atingido com um ataque físico. Você ganha o escudo de absorção por uma % de dano recebido, baseado em sua maestria.
  • Unhas e Dentes tem uma máximo de 2 cargas, e no nível 100 terá máximo de 3 cargas com .
  • Vingança foi removida, e substituida por Determinação. Determinação agora aumenta sua cura própria e absorções.
  • Poder de Ursol foi removido.
  • Pele de Árvore agora tem um tempo de recarga de 1 minuto.
  • Instintos de Sobrevivência agora tem 2 cargas.
  • Defesa Selvagem agora tem 2 cargas (ao invés de 3) e um tempo de recarga de 12 segundos (ao invés de 9). Isso quer dizer que você só pode ter 18 segundos seguidos de Defesa Selvagem ao invés de 42.
  • Regeneração Selvagem não mudou.
  • Os talentos de nível 90 não dão mais boost de dano (com exceção dos 45 segundos do Coração das Selvas). Todos eles têm foco em cura agora.

Patch-6-Druidas-Resto

  • Aceleração e Maestria estão muito próximos em valorização para essa spec. Você pode escolher qual status prefere priorizar, e ambos vão ter uma boa performance. A longo prazo, você pode testar investir nos 2 status e decidir qual é melhor pra você. Qual beneficia melhor seu estilo de jogo? Você usa muito Rejuvenescer, ou usa mais Toque de Cura / Recrescimento? Isso importa ao escolher o status. Talvez você prefira manter uma média dos dois, e ter valores próximos para cada um.
  • Ainda sobre a decisão de Aceleração x Maestria, seguem quais habilidades são mais beneficiadas por cada status:
  • Nutrir foi removido.
  • Toque de Cura será o feitiço ‘filler’ (lançado para ~rechear~ a rotação, em momentos em que outros feitiços não puderem ser lançados). Use ele sempre, especialmente com o Glifo de Rejuvenescer (reduz o tempo de cast do Toque de Cura com 3 stacks de Rejuvenescer aplicados).
  • A habilidade passiva Coração das Selvas foi excluída. Agora ela apenas dá os efeitos ~não-resto~ de antes, e um buff de 35% de cura quando usado por 45 segundos, com um tempo de recarga de 6 minutos.
  • Vigília da Natureza não mudou muito. Não há aumento direto na cura, apenas cura em procs.
  • Crescimento Silvestre custa MUITO mais mana. Use com cuidado, apenas quando necessário.
  • No momento, os Arvorosos estão curando MUITO. Ainda não é certo se vai se manter assim, então vale a pena testar.
  • Cogumelo Selvagem só vai durar 30 segundos e tem um custo de mana considerável. Tente não substituir o cogumelo antes dele acabar, ele tem uma cura significativa mas vai comer sua mana. Coloque ele, deixe sua duração acabar, e então encontre outro ponto de dano para usar novamente.
  • Gênese cria um novo HoT em seu alvo com Rejuvenescer, para que você consiga ver a cura que a habilidade faz agora.
  • Abstração só vai consumir um Recrescimento.
  • Tranquilidade não tem mais um efeito de Cura por Tempo (HoT), mas ainda cura MUITO. Nota: Você não pode mais usar Alma da Floresta para Tranquilidade.
  • Glifo de Toque de Cura e Glifo de Rejuvenescer vão ser muito úteis. 

Druidas de Azeroth, como estão lidando com tudo isso?

Amiguinhos de outras classes, não entrem em pânico! Estamos trabalhando para trazer todo o conteúdo o mais rápido possível!