X
Este é o 1º artigo de 10 posts da série Raide: Fundição Rocha Negra.

Olá Aventureiros! Bem-vindos à segunda instância de raide de Warlord of Draenor, a Fundição da Rocha Negra! O primeiro boss dessa instância é o grande Gruul. Muitos de vocês já devem tê-lo enfrentado no Covil de Gruul, raide da Burning Crusade. Agora vamos enfrentá-lo de novo, nessa linha do tempo paralela. Esse guia é orientado ao modo heróico. Exceto pelo dano e vida do boss aumentados, a mecânica é a mesma do modo normal.

Sobre Gruul

Garrosh sabia que o caminho mais rápido para dobrar os gronns consistia em subjugar Gruul, seu grande pai. Gruul, outrora conhecido como o Matador de Dragões, foi rebaixado à função de trabalhador braçal. Para escarnecer da tradição da Mão Despedaçada, sua mão foi substituída por um gancho para ele poder jogar mais combustível na fornalha.

Sério, qual o nosso problema? A gente é um bando de sem-coração por apenas cogitar em lutar contra esse cara.

Visão Geral

A luta contra Gruul é simples, que é o que se espera de um primeiro boss. Ele lembra um pouco o Açougueiro do Malho Imponente em relação ao posicionamento. A chave para dominar essa luta é saber os momentos certos de stackar e separar. O Tank também cumpre um papel importantíssimo e deve ficar atento ao timing das habilidades o tempo todo, pois quando Gruul chega a 100 de energia ele realiza um ataque poderoso no grupo e que deve ser direcionado apropriadamente.

Habilidades

As habilidades de Gruul são bem simples, basta que o grupo saiba se posicionar corretamente. Jogadores que tenham matado ele na época da Burning Crusade talvez reconheçam algumas semelhanças nessa luta.

  • Fatia do Inferno: Gruul usa um grande golpe em seu alvo primário (no caso, o Tank), causando 400k de dano físico e aplicando Golpe Inferno, um debuff que aumenta o dano das Fatias do Inferno subsequentes em 20% por stack. Essa habilidade também causa 800k de dano adicional em um golpe frontal, e esse dano é dividido entre as pessoas atingidas pelo golpe. Os inimigos atingidos recebem 20k de dano periódico de fogo a cada 3 segundos, durante 30 segundos. Essa habilidade é utilizada a cada 15 segundos.
  • Pancadas Destruidoras: Gruul soca a área à sua frente, causando 230k de dano num raio de 10 metros. Os alvos atingidos recebem um debuff que aumenta o dano das próximas Pancadas em 10% por stack, durante um minuto.
  • Pancada Aérea: O boss marca uma área à sua frente, e após algum tempo lança um golpe frontal em linha reta que causa 250k de dano aos inimigos atingidos, e os lança para cima. É fácil de desviar, inclusive para o Tank.
  • Batida Petrificante: 30 segundos após o início da luta, e depois a cada um minuto, Gruul lança 8 jogadores aleatórios para trás, e aplica Petrificar, que diminui a velocidade de movimento do jogador em 20% por stack. Os jogadores ganham um stack por segundo, e quando chegarem a 5 stacks são completamente Petrificados, ficando imobilizados.
  • Estilhaçar: Quando os jogadores são completamente petrificados, Gruul estilhaça seus alvos, causando 30k de dano aos jogadores e a todos num raio de 8 metros.
  • Desmoronamento: Gruul faz com que enormes pedras caiam do teto. A área dessas pedras fica marcada no chão, e os jogadores deverão sair de cima para não serem esmagados pelo dano massivo.

Ímpeto Destruidor

A cada aproximadamente 2 minutos, Gruul será dominado pelo Ímpeto Destruidor. Enquanto está com a aura do Ímpeto, Gruul repetidamente usará a Pancada Aérea em direções aleatórias. Enquanto está nessa fase, ele não bate nos Tanks e não usa as habilidades anteriores, então o grupo pode ser curado mais facilmente.

Estratégia

A estratégia dessa luta é bem simples. Você precisa dividir sua raide em dois grupos (de tamanho variável, conforme o número de jogadores), que deverão ficar stackados próximos do boss, em lados opostos (bem parecido com o Açougueiro, do Malho Imponente). Os Tanks não devem ficar perto um do outro para que as Pancadas Destruidoras não atinjam os dois. Quando o boss chegar a 100 de energia, ele usará a Fatia do Inferno, e o tank que não está com o boss já deve estar colado no primeiro grupo stackado. Ele deve tauntar o boss, que usará a Fatia do Inferno nesse grupo, e em seguida deve correr de volta para a posição certa para que as Pancadas Destruidoras não atinjam o resto dos jogadores. Para o próximo lançamento, posicione o tank no segundo grupo, alternando sempre entre os dois grupos stackados. O recomendado é realizar a troca de taunts com 2 ou 3 stacks de Golpe Inferno inicialmente, e depois realizar a troca sempre que o debuff das Pancadas Destruidoras expirar. Será necessário revezar cooldowns de cura conforme a luta prossegue e o dano aumenta. Os jogadores deverão tomar muito cuidado com a Pancada Aéreaé possível escapar facilmente da habilidade apenas se movendo para o lado. Periodicamente, uma Pancada Aérea acontecerá praticamente ao mesmo que a Fatia do Inferno, portanto o grupo deverá ficar bem atento para desviar da pancada e stackar logo em seguida.

Quando o grupo for afetado pela Batida Petrificante, os jogadores com o debuff devem se afastar rapidamente e ficar a pelo menos 8 metros de distância de cada um. Após o Estilhaçar ocorrer, retomem as posições de antes. As pedras de Desmoronamento cairão periodicamente no local dos jogadores, que deverão se afastar do impacto sem comprometer o stack para a Fatia do Inferno.

Logo que Gruul entrar no Ímpeto Destruidor haverá uma série de lançamentos da Pancada Aérea, e é muito importante que ninguém do grupo seja pego pela habilidade. Após o término dessa fase, retomem o posicionamento do início e prossigam da mesma forma, repetindo a mecânica.

Estratégia em Vídeo