X

É normal vermos direto grandes nomes dos jogos competitivos (eSports) se destacando por aí. E quem nunca pensou “podia ser eu, né?“. A maioria das pessoas cria um grande abismo entre ser um jogador bom e ser um jogador profissional, impecável, o melhor. O que poucos sabem é que em meio a esse abismo, dá pra fazer uma ponte segura que pode te colocar no mesmo patamar dos grandes campeões.

É bastante clichê dizer que para ser um dos melhores jogadores de qualquer jogo que você escolher exige tempo e dedicação, e poucos têm alguma noção do que é realmente isso. Se formos pensar nos jogos que possuem campeonatos de eSports mais fortes e algumas vezes por ano, como Hearthstone, Starcraft II e Heroes of the Storm, os times e jogadores que participam das competições em nível profissional exigem muito de si e demandam de muito auxílio externo.

Primeiramente, se você já tem mais de vinte anos, provavelmente está estudando ou trabalhando (ou os dois), e dedicar-se mais de seis horas diárias em jogo para treino e estudo de mecânicas pode ser impossível. Você necessitará de um computador bom que rode o jogo sem travamentos e uma internet que não atrapalhe sua jogabilidade com lag e lentidão, e isso exige um bom investimento inicial. Se for um jogo que exija time, você ainda precisará de mais quatro ou cinco amigos que tenham as mesmas condições que você em se dedicar a ser um jogador profissional. Resumindo então:

  • Tempo hábil para jogar;
  • Computador decente;
  • Internet com uma boa velocidade;
  • Um time.

E o que difere ser um jogador bom de um jogador profissional? Além do kit de sobrevivência ali em cima, tem que ter a parte do profissionalismo também. Se você é um jogador bom que estuda theorycraft, sabe as mecânicas de todos os bosses que você enfrenta, sabe as habilidades de todas as classes que você pode enfrentar no PvP, sabe quais turnos deve jogar cada carta em Hearthstone, sabe lidar com todos os heróis de Heroes of the Storm, sabe bolar estratégias em Starcraft II, ainda assim não é suficiente. É necessário estar antenado em toda mínima modificação do jogo todos os dias, é necessário diminuir a taxa de erros para praticamente zero, é preciso prestar a mínima atenção em todos os detalhes do jogo sem perder o foco. É necessário muita, muita disciplina.

E claro, quando você começa a se destacar no ramo e atrair atenção, é bom começar a correr atrás de profissionalizar seu esforço. O mercado para jogos online no Brasil está crescendo, e temos certeza que isso só tratá bons frutos aos jogadores que buscam se profissionalizar no ramo. Várias empresas já começaram a ver com olhos mais interessados alguns jogadores promissores, mas ainda temos muito a fazer pelo preconceito que os jogos online possuem em âmbito nacional. Quem sabe com maior cobertura desses eventos e grandes nomes aparecendo no cenário nacional, nossa realidade não mude, não é?

Para terminar, gostaria de deixar algumas entrevistas feitas pela nossa equipe com alguns jogadores profissionais brasileiros dos jogos Blizzard:

Jogos competitivos não faltam! Além de PvP em World of Warcraft, temos Hearthstone, Heroes of the Storm, Starcraft II e num futuro não muito distante, Overwatch!

Alguém aí já pensou em se profissionalizar? E quem segue esse caminho, tem alguma dica pra nos dar?

Muito obrigada, e até mais! o/