X
Este é o 7º artigo de 11 posts da série Mitos.

Sobre o centro da Nascente da Eternidade, a Alma Demoníaca deflagrava brilhante. Dentro do abismo formado pelo feitiço de Sargeras, as forças ativas por ambas a Alma e a Nascente se agitavam, criando lentamente um portal estável. Deste domínio monstruoso, o Lorde da Legião se preparava para sua entrada em seu último prêmio. Em breve, muito breve, ele iria erradicar toda a vida, toda a existência, deste mundo… e depois ele continuaria sua viagem para o próximo mundo maduro.

Mas haviam outros esperando em grande expectativa, outros com medonhos sonhos muitos mais velhos que o lorde demoníaco. Eles esperaram por tanto tempo por algum modo de escapar, modos de reclamar algo que fora deles uma vez. Cada passo do sucesso de Sargeras em relação ao reforço do portal era um passo de sucesso para eles. Com a Nascente, com a Alma Demoníaca, e com o lorde da força da Legião, eles iriam abrir uma janela de sua prisão eterna.

E uma vez aberta, não teria mais como fechá-la.

Os Deuses Antigos esperaram. Eles o haviam feito por tanto tempo, eles podiam esperar mais um pouco.

Mas só um pouco…

– War of the Ancients 03, the Sundering. Richard A. Knaak.

Capa do ultimo livro da Trilogia.

Um pouco sobre A Grande Cisão [The Great Sundering]

É importante notar que este livro do Lore não está disponível ingame, mas pode ser acessado aqui. 🙂

Serei breve e não darei maiores detalhes do livro War of the Ancients 3 – the Sundering, escrito por Richard A. Knaak, porque isso foge um pouco da proposta do texto do Mythos.

Então vamos lá. A Grande Cisão, ou The Great Sundering, no original, foi um fenômeno que aconteceu 10 mil anos antes dos orcs entrarem em Azeroth pelo Portal de Medivh. Este evento remodelou não apenas Kalimdor, mas toda Azeroth, no final da Guerra dos Antigos.

A Grande cisão se deu de uma tentativa de criar um portal na Nascente da Eternidade, pela Rainha Kaldorei Azshara. Seu objetivo era trazer o grande líder da Legião Ardente, Sargeras, para Azeroth. O feitiço gerou um turbilhão sob a Nascente e sua instabilidade foi o principal motivo da catástrofe que se deu.

A implosão da Nascente da Eternidade fez com que o único continente de Kalimdor se dividisse em quatro partes e diversas ilhas, entre elas estão os nomes conehcidos por vocês: reinos do Leste [Eastern Kingdoms], Nortúndria [Northrend], Kezan, Pandaria…

O local onde estava a Nascente da eternidade se tornou um redemoinho gigantesco conhecido como Voragem [Maelstrom], e até os dias de hoje, energias caóticas se digladiam ali.

Se preparando para a chegada de Sargeras

 A Cisão do Mundo [The sundering of the World]

Sabendo que a destruição da Nascente da Eternidade o impediria de usar as energias arcanas novamente, o irmão mais novo de Malfurion, Illidan Tempesfúria, desertou a resistência Kaldorei de seu irmão num ato de egoísmo.  Mexer com a energia arcana pura possui alguns efeitos colaterais, e bem, isso em Illidan causara um vício. Movido por essa necessidade e pelo ressentimento do relacionamento do irmão com a mulher que ele amava, Tyrande, o elfo aliou-se à Azshara. Sem remorso de ter traído a confiança do irmão, e sentindo-se o traído para falar a verdade, ele jurou lealdade aos ideias dos Altaneiros e protegeria a Nascente da Eternidade.

Mesmo chateado com a partida de Illidan, Malfurion liderou suas tropas para dentro do templo de Azshara. Enquanto isso, dentro dos aposentos de Azshara, Illidan e a Rainha conversam sentados em seu sofá. Ela diz que ele é favorecido de Sargeras e então é favorecido dela também. Essa cena se passa no livro “the Sundering”, Varo’then entra no local e se mostra enciumado. O relacionamento de Illidan com os demais personagens será melhor analisada no artigo próprio do até então Elfo Noturno.

Segundo Mitos, Malfurion e seus aliados entram no templo e descobrem o grupo de feiticeiros Altaneiros que estão alimentando o portal com um encantamento final. O vórtice instável se encontra nas profundezas da Nascente da Eternidade. Com a sombra de Sargeras se aproximando da superfície, Malfurion e os demais se lançam ao ataque.

Advertida por Illidan, a bela e louca Rainha Azshara já estava preparada para o que se sucederia.  A noviça de Elune é surpreendida durante a investida por guardas pessoais da rainha, e muito embora ela vença este desafio em particular, ela fica gravemente ferida.  Ao ver Tyrande caída, uma fúria toma conta de Malfurion, que engajado em combate com Azshara, reage de forma surpreendente, com o intuito de dar um fim ao reinado de loucura de Azshara, junto com sua vida.

 Essa batalha na versão do Mythos pode ser revivida por você na Masmorra “Nascente da Eternidade”. Batalhas tomavam conta do interior do templo tal como lá fora. Usando dessa distração, Illidan Tempesfúria surge às margens da Nascente da eternidade carregando frascos. O elfo noturno enche cada um desses recipientes com a água da Nascente, com esperanças de que ele guardaria a energia para si assim que os demônios esmagassem a civilização como ele conhecia.

 

Insatisfeito, Archimonde procurou por outra vítima. Como ele queria que o elfo noturno, Malfurion  Tempesfúria, estivesse entre o bando. O druida havia lhe custado muito em sua batalha prévia, mas Archimonde sentia que Malfurion era um daqueles que haviam voado em direção à Nascente. Uma vez que Sargeras chegasse, o druida sofreria um destino muito pior do que qualquer coisa que o próprio Archimonde teria preparado para ele.

– War of the Ancients 03, the Sundering. Richard A. Knaak.

Enquanto isso, Malfurion e a rainha lutavam incessavelmente. as magias que ambos desferiam eram tão poderosas, que desestabilizaram ainda mais o vórtex do portal de Sargeras. Essa instabilidade levou a Nascente à implosão, que foi se alastrando como uma reação em cadeia, destruindo primeiro o templo, depois lançou terremotos pelo continente, dividindo o mundo aos pedaços e tingindo os céus. As rachaduras na terra foram invadidas pelo mar e agora o local da Nascente da Eternidade era um grande redemoinho coberto por uma tempestade caótica incansável, essa cicatriz ficou conhecida como Voragem [Maelstrom].

No romance de Knaak, Broxigar diz adeus aos seus companheiros e pula pelo portal nas profundezas da Nascente da eternidade, lá o orc encontraria seu fim, e sua glória.

A Rainha e os membros de elite de seus Altaneiros conseguiram sobreviver de alguma forma à catástrofe, sendo arrastados para as profundezas das águas. Sua forma física se alterando para uma forma de serpente, agora eles seriam conhecidos como Naga, ficariam submersos por muitos e muitos anos, tentando reconstruir seu poder e sua civilização na forma da cidade de Nazjatar.

 

A Cidade de Nazjatar

Desafiando todas as possibilidades, a Rainha Azshara e a elite de seus Altaneiros conseguiram sobreviver à Cisão. Seus corpos deformados pelos poderes que eles liberaram, tanto Azshara quanto seus seguidores foram puxados pelo mar na implosão da Nascente. Amaldiçoados, seuas novas formas são apenas sombra do que eles já foram, adaptando-se ao novo ambiente, os Altaneiros e Azshara se transformaram nos odiósos Naga.

Mapa indicando a Localização de Nazjatar

A grande capital dos Naga foi construida próxima às ruinas de Suramar.  É onde Azshara ainda promove sua corte, em um palácio ainda maior do que o de Zin-Azshari. Demorariam milênios para se mostrar à superfície.

Neste meio tempo, buscaram reconstruir sua civilização e recuperar seu poder. Azshara se tornou cada vez mais angustiada e sua raiva aumentava com o passar dos anos, sua forma física apenas refletindo o que ela tinha escondido dentro dela, toda aquela malícia e maldade agora apareciam em sua nova forma monstruosa.

Azshara como naga. Pode ser vista assim em uma quest em Darkshore.

Fontes utilizadas para a criação deste artigo incluem:

War of the Ancients 3: The Sundering – Richard A. Knaak (2005)

http://us.battle.net/wow/pt/game/lore/story-so-far/chapter-1/7#readmode

http://www.wowwiki.com/Nazjatar